Chafariz do Largo da Paz

IPA.00025994
Portugal, Lisboa, Lisboa, Ajuda
 
Arquitectura infraestrutural, oitocentista. Chafariz urbano, do tipo centralizado, composto por tanque circular pouco profundo, onde se ergue pedestal, um plinto, com uma bica em cada uma das faces e um dado de onde evolui obelisco piramidal.
Número IPA Antigo: PT031106011299
 
Registo visualizado 525 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo centralizado

Descrição

Chafariz em cantaria de calcário lioz, de planta circular, assente em plataforma circular, com um degrau no lado S., vencendo o desnível do terreno. No centro desta, surge o chafariz, composto por tanque circular, com base e bordo saliente, pouco profundo e consolidado por gatos de ferro. No interior, uma pequena base, saliente na zona superior, onde assenta plinto paralelepipédico, capeado e encimado por dado, de onde evolui um obelisco piramidal, coroado por base galbada que sustenta alcachofra. No plinto, surgem quatro chapas metálicas circulares, que tapam as primitivas bicas, mantendo, no lado N., uma torneira de inox e duas réguas de ferro para apoio do vasilhame. O dado onde assenta o obelisco, apresenta as faces almofadadas, com os ângulos côncavos, onde surgem inscrições pintadas a preto: no lado N., "CMB 1859"; no lado E., "BICA DO POVO"; no lado O., "POVO" e, no lado S., "CAMARA MUNICIPAL DE BELEM 1859". A envolver o tanque, surge um escoadouro.

Acessos

Largo da Paz

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção do Palácio Nacional da Ajuda (v. PT031106010025)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado num pequeno largo, entre o casario da Ajuda, em zona de declive pronunciado. O largo é conformado por casas de um ou dois pisos, encontrando-se totalmente pavimentado a calçada de calcário, pontuado por árvores de pequeno porte, por bancos de madeira e metal e por candeeiros de metal. No lado E., desenvolve-se uma via pública, estreita e secundária, pavimentada a calçada de basalto, estando o largo protegido por pilaretes metálicos para evitar o estacionamento de veículos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: fonte ornamental

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1859 - construção do chafariz, por iniciativa da Câmara Municipal, servindo de complemento ao deficiente fornecimento de água à Ajuda; 1942 - verificou-se que a mina que abastecia o chafariz estava inquinada, pedindo-se À Câmara Municipal a sua substituição pela água da rede pública; o mesmo sucedeu com o Chafariz do Cruzeiro da Ajuda.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em cantaria de calcário lioz; bicas com chapas metálicas; torneira em inox.

Bibliografia

PINHO, Bernardino de, Inventário das Minas, Poços, Furos e Cisternas da área da Cidade de Lisboa, in Boletim da Comissão da Fiscalização das Águas de Lisboa, II série, n.º 25, Lisboa, Ministério das Obras Públicas, 1945, pp. 37-49; FLORES, Alexandre M. e CANHÃO, Carlos, Chafarizes de Lisboa, Lisboa, Edições INAPA, 1999.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 21 - arranjo do largo envolvente, com colocação de bancos de jardim e árvores.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login