Pelourinho de Percelada

IPA.00002595
Portugal, Coimbra, Tábua, União das freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha
 
Pelourinho quinhentista, de pinha cónica, com soco quadrangular de quatro degraus, com fuste quadrnagular, de arestas chanfradas, encimado por capitel simples e remate em pináculo cónico. Na metade inferior do fuste, notam-se dois orifícios talvez dos ferros de sujeição.
Número IPA Antigo: PT020616040005
 
Registo visualizado 491 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Judicial  Pelourinho  Jurisdição universitária  Tipo pinha

Descrição

Estrutura em cantaria de granito, composta por soco quadrangular de quatro degraus, o último com a face superior chanfrada, de onde arranca fuste de secção quadrangular e octogonal, com as arestas chanfradas quase até às extremidades. Na metade inferior, do fuste notam-se dois orifícios talvez dos ferros de sujeição. Capitel piramidal com quatro cogulhos esboçados nas esquinas e remata-os com cruz de ferro.

Acessos

Largo do Pelourinho

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 23 122, DG, 1ª série, n.º 231, de 11 outubro 1933

Enquadramento

Urbano, isolado. Implanta-se em largo empedrado rodeado de casas de habitação de um e dois pisos. Em redor do embasamento tem cravados ferros com corrente de vedação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Judicial: pelourinho

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Autarquia local, Artº 3º, Dec. nº 23 122, 11 Outubro 1933

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época medieval - Percelada foi pequeno concelho do senhorio do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra; 1514, 15 Março - D. Manuel I concede foral novo a Lagos da Beira, pelo qual se governaca Percelada; provável construção do pelourinho; é couto da Universidade de Coimbra, tendo pertencido, anteriormente, a Santa Cruz de Coimbra; 1708 - a povoação tem 70 vizinhos; tem juiz ordinário, vereadores, procurador do concelho, escrivão da câmara, juiz dos órfãos, um tabelião e um meirinho; 1758 - nas Memórias Paroquiais, é referido que a povoação pertence à comarca de Viseu; 1788 - carta de privilégios, assinada por D. Maria I; 1836 - o concelho foi extinto e a freguesia anexada ao de Tábua.

Dados Técnicos

Sistema estrutural autónomo.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito

Bibliografia

CORREIA, Vergílio e GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Coimbra, Lisboa, 1952; COSTA, António Carvalho da (Padre), Corografia Portugueza…, vol. II, Lisboa, Valentim da Costa Deslandes, 1708; MALAFAIA, E.B. de Ataíde, Pelourinhos Portugueses - tentâmen de inventário geral, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1997; REAL, Mário Guedes, Pelourinhos da Beira-Alta. Perselada (Tábua), Beira Alta, vol. 9, fasc. 1-2, Viseu, 1950; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73754 [consultado em 23 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMC; DGARQ/TT: Memórias Paroquiais (vol. 42, n.º 318, fl. 151)

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

Autor e Data

Margarida Alçada 1984 / João Cravo 1993 / Francisco Jesus 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login