Edifício na Rua Reitor Teixeira Guedes, n.º 1

IPA.00025907
Portugal, Faro, Faro, União das freguesias de Faro (Sé e São Pedro)
 
Edifício residencial multifamiliar e comercial contemporâneo com habitação em dois pisos elevados e comércio em piso térreo, inserida em frente de rua contínua. Traçado característico da arquitectura corrente do Movimento Moderno do pós-guerra aplicada no contexto regional algarvio. A trama de prumos e traves metálicas pela qual correm painéis / reixas de madeira, aposta aos alçados sobre a via pública e muito característica da arquitectura corrente do período para este programa (com funções de ensombramento e privacidade mas também valor compositivo), encontra-se neste exemplo ainda em funcionamento e quase completa, não obstante o seu mau estado de conservação.
Número IPA Antigo: PT050805050195
 
Registo visualizado 217 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial e comercial  

Descrição

Acessos

Sé. Rua Reitor Teixeira Guedes, n.º 1; Largo dos Combatentes; Rua Almeida Garrett, n.º 4. WGS84 (graus decimais): lat.: 37,016976; long.: -7,929755

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano. Implantado no gaveto da Rua Almeida Garrett com a Rua Reitor Teixeira Guedes, o imóvel integra-se no lado norte da moldura edificada do Largo dos Combatentes, espaço urbano resultante da intersecção das duas principais vias estruturantes do quadrante nascente do centro de Faro: a Avenida Cinco de Outubro e a Rua Reitor Teixeira Guedes (antiga Estrada de Olhão, pela qual seguia a via de ligação ao sotavento algarvio, EN78, depois EN23 e mais tarde EN125) - e da artéria formada pelas ruas João de Deus e Bernardo Passos. A Rua Almeida Garrett corresponde ao prolongamento da antiga Rua do Norte através da Horta do Colégio, urbanizada a partir da década de 1920, sendo a parcela aqui registada, como a maior parte do quarteirão, resultado de um processo de substituição do edificado desenvolvido ao longo do séc. 20. Esta frente do largo caracteriza-se pela uniformidade arquitectónica, sendo partilhada com os edifícios na Rua Reitor Teixeira Guedes n.º 3 - 7 (v. IPA.00025908) e na Rua João de Deus, n.º 3 - 5 (v. IPA.00025899), de semelhante volumetria e época de construção; na envolvente a E., destaca-se o edifício do Tribunal Judicial de Faro (v. IPA.00016313).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício

Utilização Actual

Residencial: edifício

Propriedade

Privada

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 20 - construção do imóvel; 2015, 07 agosto - publicado no DR, 2.ª série, n.º 153, o Edital n.º 707/2015 relativo à abertura do procedimento de classificação como Conjunto de Interesse Municipal de "3 Edifícios em frente contínua inseridos na arquitetura civil do séc. XX, sitos na Rua Reitor Teixeira Guedes, n.º 1 e Rua Almeida Garrett, n.º 4 (1.º prédio), Rua Reitor Teixeira Guedes, n.º 3, 5 e 7 (prédio central), Rua João de Deus, n.º 5, 3, 1 e Rua Reitor Teixeira Guedes, n.º 9 (3.º prédio)".

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

CMF: Arquivo da Secção de Obras Particulares

Documentação Fotográfica

DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMF: Arquivo da Secção de Obras Particulares

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Ricardo Agarez 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login