Capela de Nossa Senhora das Neves

IPA.00000259
Portugal, Aveiro, Anadia, Avelãs de Cima
 
Capela de planta rectangular maneirista, anexando corpo circular renascentista. Azulejaria do corpo circular, do séc. 17, de fabrico lisbonense. Retábulo-mor neoclássico.
Número IPA Antigo: PT020103050006
 
Registo visualizado 451 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta por capela de planta rectangular e sacristia circular no enfiamento da parede fundeira. Coberturas diferenciadas em telhados de duas águas e cúpula, respectivamente. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, com cunhais apilastrados e remates em cornija. Fachada principal com portal axial, ladeado por dois janelões quadrangulares, constituído por estrutura adintelada com pilastras assentes em altos pedestais com base simples, fustes canelados e capitéis coríntios que suportam impostas de corpo arquitravado desenvolvendo friso decorado com dentículos e cornija. O portal é coroado por remates piramidais assentes em mísulas e frontão recurvado formado por duas aletas e fechado por bola rematando cruz de hastes simples. Cornija superior marca o arranque do coroamento em falso forntão triangular, com pináculos piramidais nas ilhargas e ao centro cruz sobre alto plinto. Fachadas laterais rasgadas por portal de verga recta simples com cimalha e três janelões rectangulares em capialço. Na cabeceira articula-se um corpo circular, mais baixo, com fresta rectangular e porta também de verga recta, com acesso através de quatro degraus semicirculares. INTERIOR de nave única com marcação da capela-mor por arco cruzeiro, com intradorso e pés direitos decorados com motivos geométricos. Abrem-se lateralmente, dois arcos de volta perfeita com escudetes no fecho. Púlpito à Epístola, com base piramidal. Na capela-mor retábulo de talha com tribuna. Coberturas em abóbada de berço. Sacristia fundeira de planta circular com aberturas de dois arcos de volta perfeita, silhares de azulo e coberta por cúpula simples.

Acessos

Lugar de Pereiro, Rua das Neves

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 5/2002, DR, 1ª Série-B, nº 42 de 19 fevereiro 2002

Enquadramento

Urbano. Isolada, em local de destaque e junto a via de comunicação, tendo ao redor arvoredo e pequenas construções habitacionais modernas, destoantes. Existência, nas imediações, de uma fonte.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveiro)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - construção do corpo circular, actual sacristia e inicialmente capela devocional; séc. 17, meados - edificação do corpo rectangular da actual capela; 1676 / 1698 - datas inscritas em fonte próxima da capela; 1875 - data do retábulo-mor : "ANNO D. 1875, JUNHO".

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria, cantarias de calcário ançanense (Coimbra), coberturas de tijolo.

Bibliografia

GONÇALVES, Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, VI, Lisboa, 1959, pp. 76 - 77; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72168 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Ainda se encontram na igreja fragmentos de retábulo do séc. 17, pertencentes à antiga capela. *2 - O restauro da capela incluirá a limpeza de cantarias e estacamento das infiltrações visíveis nas coberturas interiores.

Autor e Data

Carlos Ruão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login