Casa de Brás Garcia Mascarenhas

IPA.00002582
Portugal, Coimbra, Oliveira do Hospital, Avô
 
Casa manuelina. Bom exemplo de arquitectura senhorial manuelina desta região, com especial importância da zona da fachada principal, com utilização do alpendre sustentado por colunas, à semelhança de outras casas da região, com duas ou quatro colunas.
Número IPA Antigo: PT020611030030
 
Registo visualizado 312 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta composta irregular, longitudinal, com a articulação de volumes dispostos horizontalmente. Cobertura homogénea em telhado de quatro águas. A fachada principal, a E. apresenta dois registos, sendo o primeiro constituído por quatro portas de verga curva e molduração simples em granito e janela idêntica. No segundo registo abre-se uma loggia suportada por quatro colunas monolíticas, que sustentam um telhado de uma água. Para este espaço abrem duas janelas e duas portas, com emolduração em granito. Nesta fachada a silharia está estucada e pintada. No alçado oposto, a O., encontramos três registos apresentando o primeiro duas portas de verga recta, o segundo duas janelas com verga recta e avental duplo decorado com cartela. No terceiro registo rasgam-se cinco janelas, a última fora do alinhamento. Destas, uma é de sacada com varandim em ferro e apresenta verga em arco canopial. Acima, sem qualquer elemento arquitectónico definido assenta o telhado com beiral saliente e irregular. O alçado N. revela diferenças de concepção e épocas diferentes, apresentando dois registos, com silharia preparada e pintada e o restante em bruto. Uma porta de verga recta emoldurada rusticamente seguida de outra em plano inferior, constituem o primeiro registo. Acima, rasgam-se duas janelas de recorte, implantação e emolduração diferentes. O alçado S. encontra-se adossado a outra construção. Interior, ao qual se acede por escadaria, que conduz a átrio abobadado em aresta é composto por várias divisões.

Acessos

Rua Brás Garcia de Mascarenhas

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº67/97, DR, 1ª série-B, n.º 301, de 31 dezembro 1997

Enquadramento

Urbano, sobranceiro ao rio em plataforma natural, inserido num conjunto de casas dissonantes, de diferentes épocas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc.16 - época de construção do núcleo primitivo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes, estrutura mista.

Materiais

Pedra, tijolo cimento, madeira, vidro, telha.

Bibliografia

VASCONCELOS, António, Brás Garcia de Mascarenhas, Coimbra, 1922; GONÇALVES, Nogueira, A., CORREIA, Vergíiio, Inventário Artístico de Portugal, Lisboa, 1953; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71499 [consultado em 23 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Imóvel muito degradado, sobretudo a nível de coberturas e de soalhos, mas ainda conserva algumas peças de mobiliário interessantes, e ainda é ocupado pelos proprietários durante o período das férias de Verão.

Autor e Data

Maria Bonina / Femando Grilo 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login