Edifício na Rua Pau da Bandeira, n.º 24

IPA.00025702
Portugal, Lisboa, Lisboa, Estrela
 
Edifício residencial multifamiliar.
Número IPA Antigo: PT031106371285
 
Registo visualizado 1238 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial  

Descrição

Edifício de planta rectangular de volumetria paralelepipédica e de orientação vertical com cobertura a duas águas e reboco de tinta amarela clara. Composto por duas fachadas sendo a principal orientada a S Com 5 pisos, tem instalado no 1º piso garagem com uso de cave. Fachada principal: Garagem no 1º piso com pilastra larga de pedra fendida a separar o vão do portão da porta de entrada à direita da fachada. Restantes pisos com varanda contínua rectangular em betão com gradeamento ao centro com vaso rectangular para colocação de plantas. Varanda serve 3 janelas de sacada com moldura em cantaria. No 4º piso, marquise (de construção posterior) de alumínio a cobrir toda a zona de varanda. Remate, em cornija destacada de betão armado.

Acessos

Rua Pau da Bandeira, n.º 24

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção conjunta do Museu Nacional de Arte Antiga (v. IPA.00003153), da Igreja de São Francisco de Paula (v. IPA.00002621), do Convento das Trinas do Mocambo (v. IPA.00003151) e do Chafariz da Esperança (v. IPA.00004943) *1 / Incluído na Zona de Proteção do Aqueduto das Águas Livres (v. IPA.00006811)

Enquadramento

Urbano, adossado. Integra frente de quarteirão orientada a S. em terreno com declive ligeiramente acentuado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: David Lopes, João Guilherme Faria da Costa.

Cronologia

Dados Técnicos

Materiais

Betão armado, alumínio, madeira, ferro forjado, vidro, mosaico hidraulico, azulejo, tacos de madeira, parquet

Bibliografia

ACCIAIUOLLI, Margarida, Os anos 40 em Portugal, o País, o Regime e as Artes, Celebração e Restauração, Doutoramento, UNL, 1991; CML, A urbanização de Lisboa, o sítio de Alvalade, Ed. CML. Lisboa, 1948; COSTA, J. P., Bairro de Alvalade: considerações sobre o Urbanismo habitacional, tese de Mestrado, FAUTL, 1997; JANARRA, Pedro, A política urbanística e da Habitação social no Estado Novo:o caso do Bairro de Alvalade de Lisboa- entre o projecto e o concretizado, Mestrado, ISCTE, 1994; FERNANDES, José Manuel, Jornal Expresso, 22 Abril 2006, Lisboa; FERREIRA, Vítor Matias, Uma nova ordem urbana para a Capital do Império, 1938-1948 in O Estado Novo, das origens ao fim da autarcia, 1926-1951, Edições Fragmentos; Lisboa, 1988; LOBATO, Luís Guimarães, A experiência de Alvalade in Revista Técnica, revista de engenharia dos alunos do IST, Lisboa, 209-210, Fevereiro-Março 1951

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/Arquivo Pessoal de João Guilherme Faria da Costa NP11 Pt37; CML: Arquivo Municipal

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/Arquivo Pessoal de João Guilherme Faria da Costa NP11 Pt37; CML: Arquivo Municipal: Processo de obra

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 DOF: Zona Especial de Proteção conjunta aos imóveis: Museu Nacional de Arte Antiga, Igreja de São Francisco de Paula, Túmulo da rainha D. Maria Vitória, Palácio do conde de Óbidos, Chafariz das Janelas Verdes, Teatro da Casa da Comédia, Edifício da rua das Janelas Verdes n.º 78 - 78, Cinema Cinearte, Chafariz da Esperança, Convento das Trinas, Casa de António Sérgio, Palacete do viscondes e condes dos Olivais e da Penha Longa, Troço do do Aqueduto das Águas Livres, Abadia de Nossa Senhora da Nazaré do Mocambo.

Autor e Data

Luísa Castro-Caldas 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login