Ermida de Azambujeira dos Carros / Ermida de Nossa Senhora da Oliveira

IPA.00025674
Portugal, Leiria, Bombarral, Roliça
 
Arquitectura religiosa, setecentista. Capela de espaço único, com altar neoclássico.
Número IPA Antigo: PT031005030047
 
Registo visualizado 81 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal irregular, de volumes articulados, composta por nave única, capela-mor e sacristia lateral. Disposição horizontalista das massas e coberturas de telhados diferenciados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento saliente, tendo as laterais grandes contrafortes e remates em empena simples nas fachadas principal e posterior e em beirada simples nas laterais protegidas com caleiras e tubos de queda de água. Fachada principal rasgada por portal principal de moldura rectangular em cantaria, encimado por registo de azulejos a azul e branco, com a imagem de Nossa Senhora entre os anjos, um com uma palma e outro com uma Oliveira, e na parte inferior uma legenda; sobre esta um vão de moldura quadrangular, em cantaria; cunhal esquerdo truncado, onde assenta uma pequena sineira em arco de volta perfeita com cabeçote sustentando sino; remate em empena com cruz pétrea no vértice. Fachada lateral direita com dois contrafortes no corpo da nave e pequeno vão quadrangular aberto entre eles. Fachada lateral esquerda com corpo da sacristia saliente, tem porta travessa de moldura simples à qual se acede por um lanço de 5 degraus. Fachada posterior cega. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por lambril de azulejo de padrão, monocromo, azul sobre fundo branco, de padrão de produção industrial; nave única com coro alto assente em duas colunas com guarda em balaústres. Pavimento em tijoleira e tecto em madeira de três planos. Na parede fundeira, no sub-coro, um painel de azulejos com a inscrição "Esta Capela de Nª. Srª. da Oliveira / Foi restaurada e beneficiada com / o apoio de toda a comunidade cris- / tã da Azambujeira dos Carros e / da Câmara Municipal do / Bombarral, no ano de 1997." Na nave, do lado do Evangelho assente em mísula um púlpito circular de guarda plena em madeira. Capela-mor aberta por arco triunfal ladeado por duas pequenas mísulas com imaginária, separada da nave por um degrau; paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por azulejos de padrão policromo formando silhar, com cobertura em falsa abóbada de berço de madeira, assente em cornija também de madeira. Altar-mor em talha dourada, de três eixos, com a imagem da Senhora da Oliveira no trono que se ergue no eixo central e os laterais formados por nichos, tem do lado da Epístola a imagem de Nossa Senhora da Conceição, sobre globo terrestre envolvido por serpente e encimado por querubins e do lado do Evangelho a imagem do Sagrado Coração de Jesus; remate em fragmentos de friso e cornija, sobre os quais assenta frontão interrompido com anjos ao centro; altar paralelepipédico simples. Lateralmente, e confrontando-se, duas mísulas em talha dourada sustêm 2 anjos tocheiros. Sacristia com porta de acesso do lado do Evangelho, de moldura rectangular em cantaria.

Acessos

Azambujeira dos Carros, na Rua da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, destacado. Implanta-se em rua com ligeira pendente, vencida pela construção de um pequeno adro elevado, com escadarias a toda a volta, dando acesso ao portal principal. Frente à Ermida um Freixo protegido por um muro que o envolve e um painel azulejar com a representação de duas páginas de um livro contendo uma poesia referente ao Freixo.

Descrição Complementar

Legenda no registo de azulejos existente sobre o portal principal: "Esta Ermida de N. Snrª. da Oliurª foi feita pelo / Pouo deste lugar e deuotos de Lixª na qual ma / ndarao dizer a primeira missa com toda a / solemnidade em 23 de Dezrº de / 1742"

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR DE AZULEJO: António dos Santos Gaspar (1997).

Cronologia

1734 - data existente no fecho do arco triunfal; 1742 - data existente no registo azulejar referente à conclusão das obras da Ermida; séc. 20, década de 80 - colocação dos azulejos na capela-mor realizados na Fábrica Viúva Lamego; 1997 - restauro da ermida com o apoio da Comunidade Cristã de Azambujeira dos Carros, colocação de azulejos na nave de autoria de António dos Santos Gaspar.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

GUEDES, José B., Patriarcado de Lisboa, Comissão de Arte Sacra, Inventário Artístico, s.l., 1972; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Leiria, Lisboa, 1955.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, década 80 - restauro da capela-mor com colocação de azulejos, revestimento da abóbada em madeira e colocação da sanca; PROPRIETÁRIO / CMBombarral: 1997 - obras gerais de conservação e recuperação: colocação dos azulejos na nave, substituição do tecto em madeira; pintura do coro e púlpito.

Observações

Festa do orago em 15 de Agosto.

Autor e Data

Cecília Matias 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login