Aeródromo Militar de Monte Real / Base Aérea n.º 5

IPA.00025672
Portugal, Leiria, Leiria, União das freguesias de Monte Real e Carvide
 
Aeródromo de aviação civil construído na década de 30 do séc. 20, adaptado a aeródromo militar em 1941 e em base aérea em 1959, no âmbito da Guerra Fria. A base aérea teve origem num aeródromo civil, que começou a operar em 1938, mas pouco depois passa a militar, crescendo progressivamente ao longo do tempo, fruto dos compromissos assumidos pelo governo, nomeadamente no âmbito da NATO. É composta por duas pistas principais, com orientação norte - sudeste, dispondo-se a sul e poente placas de dispersão circulares, para estacionamento de aeronaves. Os edifícios e estruturas dispõem-se a nascente, com disposição paralela ou perpendicular relativamente às pistas e placas de estacionamento, alguns estruturados por paradas. Destaque para o edifício junto à pista, com planta em U e fachadas de um piso, rasgadas por janelas de peitoril com nembo em tijolo, integrando ao centro torre de controlo, de três pisos; o primeiro piso tem, virado à pista, arcada, com arcos de volta perfeita, sobre pilares revestidos a tijolo, três janelas de sacada comum, com guarda em ferro, e no terceiro janelas de peitoril. Possui hangar, múltiplos edifícios, oficinas, capela composta por nave e capela-mor de perfil curvo, e fachada principal em empena com alpendre. A nordeste, dispõe-se o bairro residencial, com seis blocos, cada um deles com fachadas de três pisos.
Número IPA Antigo: PT021009160173
 
Registo visualizado 21 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Militar  Base militar  Base aérea  

Descrição

Acessos

Monte Real, lugar da Serra do Porto de Urso, Rua da Base Aérea. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,830965; long.: -8,884666

Protecção

Servidão Militar

Enquadramento

Periurbano, isolado. Implanta-se junto à povoação da Serra do Porto de Urso e não muito longe da de Monte Real, a cerca de 9 km do oceano e de 2 km do Rio Lis. Tem o perímetro vedado possuindo a poente zona de eucaliptal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: aeródromo

Utilização Actual

Militar: base militar aérea

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Ministério da Defesa Nacional

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1938 a 1941 - aqui funcionou o Clube de Leiria; 1941 - inauguração do Aeródromo Militar; 1951 - no documento "Necessidades da Aeronáutica Militar relacionadas com o Pacto do Atlântico..." é referido o aeródromo de Monte Real; 1953 - projeto para intervenção no aeródromo pela Comissão Executiva de Obras Militares Extraordinárias (CEOME); 1959, 04 outubro - inauguração oficial da Base Aérea n.º 5 em Monte Real, com a presença do presidente da República, o Almirante Américo Tomás; projetada como uma base de aviação de caça, adota como lema a divisa "Alcança Quem Não Cansa"; 1990 - documentos fotográficos referem a base como infraestrutura NATO; 2012, 01 outubro - a base torna-se Membro-Honorário da Ordem Militar de Cristo; 2016 - atribuição da certificação EMAS - Sistema Europeu de Ecogestão e Auditoria -, a primeira a ser concedida a uma unidade militar; 2017 - os Municípios de Leiria e da Marinha Grande encomendam à consultora Roland Berger os estudos "Análise do potencial de tráfego Aéreo civil do Aeroporto de Monte Real" e o "Estudo de viabilidade da abertura do Aeroporto de Monte Real ao tráfego civil"; 2021, 25 outubro - recebe a medalha Militar de Serviços Distintos - Grau Ouro.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

«Base Aérea n.º 5» (https://www.emfa.pt/unidade-18-base-aerea-n-5), [consultado em 24-04-2023].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

João Almeida (Contribuinte externo) e Paula Noé 02-05-2023 (Projeto European Cold War Heritage)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login