Palacete na Rua do Benformoso, n.º 244

IPA.00002549
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santa Maria Maior
 
Casa de meados do séc. 19, de formas e volumes simples, mas de um conjunto proporcionado e harmonioso. Uso sistemático do arco pleno como uma forma de revivalismo. O brasão em ferro inscrito na porta do 1º registo é um pormenor raro e interessante.
Número IPA Antigo: PT031106530134
 
Registo visualizado 1059 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular. Volume simples, coberto por telhado de 2 águas, rasgado por 2 clarabóias. Edifício de 3 pisos com fachada revestida a azulejos policromados remate de balaustrada coroada por pinhas, assente numa cornija. Cada piso tem 5 vãos, inscritos em arcos plenos, com moldura em cantaria e fecho na aduela; estes são verticalmente alinhados. 1º piso - porta central, com brasão em ferro inscrito numa bandeira em leque. Ladeiam-na 4 janelas. No 2º piso, janelas de sacada, as centrais, de varanda corrida ondulando simetricamente e assente em mísulas, ladeadas por 2 janelas com guardas de ferro. O 3º piso é rasgado por janelas de peito com guardas de ferro. A cobertura é em telhado de 2 águas, rasgado por 2 clarabóias. Interior: soalho de madeira, havendo ainda muitas paredes em tabique. Duas das salas têm o tecto decorado a estuque com motivos florais.

Acessos

Rua do Benformoso, n.º 244 e Escadinhas das Olarias

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 8/83, DR, 1.ª série, n.º 19 de 24 janeiro 1983

Enquadramento

Urbano. No lado E. da rua, adossado aos edifícios contíguos de maneira harmónica. Traseira com quintal e acesso à via pública.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: associação cultural e recreativa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1891 - aprovação do projecto. 1980, Outubro - classificação do Imóvel.

Dados Técnicos

Sistemas estruturais

Materiais

Cantaria, alvenaria, azulejo, ferro, madeira e telha de canudo.

Bibliografia

Processo de obras nº. 33262, Câmara Municipal de Lisboa, Direcção dos Serviços Culturais, 5º. Repartição, (Arquivo de Obras).

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1891 - alteração e ampliação do prédio; 1908 - construção de um muro de vedação do quintal, com frente para as Escadinhas das Olarias; 1936 - limpeza e raprações interiores e exteriores; 1942 - colocação de azulejos na loja; 1950 - obras de beneficiação e limpeza gerais; 1965 - obras de alteração no 1º e 2º andares; construção de vários anexos no logradouro: instalações sanitárias e uma zona coberta, formando um alpendre.

Observações

Este edifício é propriedade da família Perry Vidal. Muitos dos azulejos da fachada e das balaústres já se perderam e muitos estão quase a cair.

Autor e Data

João Silva 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login