Capela de São Mamede

IPA.00025471
Portugal, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Alvão
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de planta longitudinal simples, interiormente com tecto de madeira e iluminado pelos vãos axiais e frestas laterais. Fachada principal terminada em empena truncada por sineira, com cunhais apilastrados coroados por pináculos com bola e rasgada por portal de verga recta e óculos laterais. Fachadas laterais terminadas em empena, rasgadas por fresta na zona do retábulo-mor, abrindo-se na lateral esquerda porta travessa de verga recta.
Número IPA Antigo: PT011713010056
 
Registo visualizado 713 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, rectangular, de massa simples e cobertura homogénea, em telhados de duas águas. Fachadas em cantaria aparente, de aparelho regular, com as juntas tomadas, cunhais apilastrados, coroadas por pináculos piramidais rematados em bola assentes em plintos paralelepipédicos, com soco de cantaria e terminadas em cornija sobreposta por beiral. Fachada principal terminada em empena truncada por sineira, sobrelevada, em arco de volta perfeita sobre pilares, e rematada por pináculo piramidal sobre plinto. Portal de verga recta de moldura simples, ladeado por dois óculos circulares, de moldura côncava. Fachadas laterais rasgadas por fresta com moldura de capilaço na zona do altar-mor e, a esquerda, por porta travessa de verga recta e moldura simples. Fachada posterior cega, terminada em empena e coroada por cruz latina de cantaria, sobre plinto paralelepipédico.

Acessos

Afonsim

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolada, à entrada da povoação, inserida em pequeno adro disposto junto à estrada que a atravessa, com pavimento em paralelos de granito e rodeada por casas de arquitectura popular e campos de cultivo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - provável construção da capela.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura em cantaria aparente; cimento nas juntas; molduras dos vãos, pilastras, frisos e cornijas, pináculos e sineira em cantaria de granito; portas de madeira; vidros martelados; cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login