Convento de Nossa Senhora do Carmo

IPA.00025448
Portugal, Ilha do Faial (Açores), Horta, Horta (Matriz)
 
Convento masculino.
Número IPA Antigo: PT072002080033
 
Registo visualizado 202 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem dos Irmãos de Nossa Senhora do Monte do Carmo - Carmelitas

Descrição

Acessos

Horta (Matriz)

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Segurança: quartel

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Ministério da Defesa Nacional

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 - início da construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Boa Hora por influência de D. Helena de Boim, esposa do capitão donatário Francisco Gil da Silveira; mais tarde, D. Helena de Boim, decide criar um hospício, para alojar os frades da Ordem do Carmo, "que passam deste reino para os Estados do Brasil e do Maranhão, assim à ida como à volta"; para prover o convento, D. Helena de Boim viria a doar todos os seus bens à Ordem dos Carmelitas, que nos terrenos junto à capela deram início à construção de um mosteiro; 1836 - na sequência da extinção das Ordens Religiosas, o edifício é entregue à Ordem Terceira do Carmo; séc. 20 - instalação de um quartel no edifício; 1926 - sismo provoca estragos no imóvel; 1980, 01 janeiro - sismo provoca danos no convento; 1998, 09 julho - novo sismo provoca danos no convento; 2013, 14 março - Despacho n.º 3909/2013, DR n.º 52, 2ª série, determinando desafetar do domínio público militar e integrar no domínio privado do Estado, afeto ao Ministério da Defesa Nacional, o PM21/Horta - denominado de Quartel do Carmo; 2016, 09 dezembro - o edifício do antigo quartel, instalado no convento, passa a integrar a lista de 30 imóveis a concessionar pelo Estado Português a privados, para instalação de unidades hoteleiras.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Conservatória do Registo Predial da Horta: Matriz Predial Urbana, artºs 262 e 293

Intervenção Realizada

1926 - obras de restauro na sequência do sismo; 1980 - obras de restauro após o sismo, com consolidação das alvenarias por pregagem, técnica que foi experimentada pela primeira vez nos Açores.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login