Casa Senhorial em Caldas de São Jorge / Casa do Herdeiro

IPA.00000254
Portugal, Aveiro, Santa Maria da Feira, União das freguesias de Caldas de São Jorge e Pigeiros
 
Arquitectura residencial, barroca. Casa solarenga barroca de planta rectangular e desenvolvimento horizontal, rural setecentista. Via principal onde se implanta o edifício tem a entrada principal marcada pelo brasão de armas.
Número IPA Antigo: PT010109270010
 
Registo visualizado 311 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular de massa simples, de 2 pisos, com cobertura em telhado de duas águas. A fachada nobre é a lateral, deslocada para S., constituída por óculo com decoração vegetalista sobreposta e duas janelas de sacada com frontão contracurvado interrompido e remates circulares constituídos por duplas volutas e concha central. Entre estas localiza-se a pedra de armas. A E. rasgam-se cinco vãos com cimalhas curvas, o do meio ladeado por dois óculos oitavados, sendo o acesso ao piso superior por escadaria que sobe até um dos vãos rectangulares. A O., no piso térreo, dois vãos rectangulares de verga abatida, com prolongamento das cantarias até ao enquadramento que divide os dois pisos e enorme arco de volta perfeita com concordância no alçado posterior. No piso superior, organização desigual com dois janelões rectangulares com almofada e remate curvo, dois óculos oitavados e simples fresta rectangular. No topo N., apesar de ainda visível a abertura de um arco de volta perfeita e de um janelão superior, existe construção recente funcionando como anexo, sem valor arquitectónico. Panos marcados por cunhais constituídos por pilastras colossais toscanas e com entablamento corrido simples. INTERIORES modernizados.

Acessos

Rua da Sé; Rua do Herdeiro

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IM - Interesse Municipal, Despacho de 29 fevereiro 1980)

Enquadramento

Rural. Isolado, rodeado de terrenos de cultivo com acesso por pequeno caminho de terra batida. Nas imediações passa a antiga estrada de Mosteiró (v. PT010109150008). As termas ficam na margem esquerda do Rio Uima.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1737 - Data na padieira da cozinha do corpo transverso, referindo-se a obras anteriores; 1763 - data inscrita num dos tectos do interior, coincidindo com os acabamentos gerais.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria, cantaria em granito, coberturas exteriores em telha e janelões e interiores em materiais modernos (janelões em PVC).

Bibliografia

GONÇALVES, Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, X, Lisboa, 1981, pp. 110 - 111; GONÇALVES, Nogueira e DIAS, Pedro, Concelho de Vila da Feira. História e Arte, Vila da Feira, 1979, pp. 55.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN: DSID-001/001-006-0085/04

Intervenção Realizada

Proprietários: 1994 - obras de recuperação utilizando materiais modernos.

Observações

Autor e Data

Carlos Ruão 1996

Actualização

Sónia Basto 2012
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login