Lagareta em Castelo Novo

IPA.00002538
Portugal, Castelo Branco, Fundão, Castelo Novo
 
Lagar composto por duas tinas escavadas em afloramento granítico e outra menor, de forma rectangular. Acesso efectuado por escadas laterais. Ambas as escadarias laterais são bastante generosas para maior facilidade e comodidade na subida, com o "carrego" cheio de uvas. Ao centro da tina existe um orifício onde era firmado o eixo helicoidal da prensa manual para espremer o "engaço". No fundo da tina existe em forma de vazadouro, um escoante ou orifício por onde escorria o mosto que, era recolhido numa pia mais pequena. É "das poucas, senão a única peça deste género que ainda se conserva." (MAPONE, 1975).
Número IPA Antigo: PT020504130022
 
Registo visualizado 740 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Extração, produção e transformação  Lagar    

Descrição

Duas conchas escavadas num afloramento granítico de planta circular de dimensão aproximada de 4 x 3 m. e outra de menores dimensões, em cota inferior, de planta rectangular. Acesso à tina maior assegurado por duas escadarias laterais, no centro da qual existe um orifício onde era firmado o eixo helicoidal da prensa manual. No extremo, um orifício ou vazadouro por onde escorria o mosto que era recolhido em pia ou concha, de menores dimensões, e sobrelevada em relação à R. do Parque do Alardo.

Acessos

Rua do Parque do Alardo, Rua da Lagariça, Azinhaga da Lagariça. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,077359, long.: -7,496981

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 67/97, DR, 1.ª Série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997

Enquadramento

Urbano, isolado, num espaço desafogado, limitado pela casa da Lagariça e por edifícios de arquitectura popular, desnivelado, encontrando-se escavado num afloramento granítico. Próximo da Casa da Comenda (v. PT020504130025) e da Casa de São Mateus (v. PT020504130039).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: lagar

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 07 / 08 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 07 / 08 - hipotéctica edificação romana, visigoda ou até mesmo árabe; terá sido "na época dos árabes ou mesmo dos Romanos ou Visigodos uma Lagariça familiar de uma Quinta ou Vila." ( NEVES, 1996 ); 1996, 7 Outubro - Despacho de classificação.

Dados Técnicos

Esculpida depressão no afloramento rochoso.

Materiais

Pedra granítica.

Bibliografia

MONTEIRO, José, Ao redor do Fundão, Fundão, 1990; NEVES ( Mapone ), Manuel Poças das, Castelo Novo - estudos para uma monografia, Fundão, 1975; NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira, As aldeias de Monsanto, Idanha-a-Velha e Castelo Novo, Lisboa, 1996; Plano de pormenor e salvaguarda de Castelo Novo, Relatório da caracterização do edificado; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71007 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMF; IGESPAR: IPPAR

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMF; IGESPAR: IPPAR

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; CMF; IGESPAR: IPPAR

Intervenção Realizada

Observações

*1 - as uvas eram depositadas na tina maior, na qual eram esmagadas com os pés.

Autor e Data

Luís Castro 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login