Igreja Paroquial de Vera Cruz / Igreja de Santa Cruz e de Nossa Senhora da Apresentação

IPA.00000253
Portugal, Aveiro, Aveiro, União das freguesias de Glória e Vera Cruz
 
Arquitectura religiosa, maneirista com remodelações posteriores. Igreja paroquial de planta longitudinal (coro-baixo, torre sineira e capela-mor) com profundas remodelações no período rococó mas de recortes decorativos simplificados (fachada, abóbada da nave). Retábulos de grande qualidade da época de D. Pedro II, de transição entre o Séc. 17 e 18.
Número IPA Antigo: PT020105120021
 
Registo visualizado 593 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por duplo rectângulo, correspondendo à nave e capela-mor, esta de reduzidas dimensões, e corpo quadrangular da torre sineira adossada à esquerda da fachada principal. Massa simples e cobertura em telhado de duas águas. Frontaria despojada, com portal axial de verga ligeiramente abaulado, cantaria com molduras arquitectónicas rematadas por voltas estilizadas e cimalha de verga recta. Sobre esta rasga-se janelão rectangular de estilo idêntico, ladeado por painéis de azulejos, e óculo central ovalado com remate cruciforme. Coroamento contracurvado partindo de aletas sobre as quais assentam pináculos e cruz cimeira de hastes em flor-de-lis. À esquerda ergue-se, para além da marcação dos cunhais de cantaria, torre sineira com ventana simples em cada lado e cobertura hemisférica. INTERIOR de nave única, com lambril em azulejaria de padronagem, coro-alto assente em arco abatido suportado por colunas toscanas geminadas e imposta misulada. Dois retábulos colaterais de talha dourada e outros dois laterais, postos de ângulo, todos eles, bem como o arco cruzeiro, com sanefas de talha No lado do Evangelho, capela baptismal sob o coro e púlpito quadrado com base pétrea trabalhada e desenvolvida. Cobertura em abóbada de arestas assente em mísulas rasgando-se, entre os tramos vãos ovalados. Capela-mor exígua e rebaixada, de abóbada de caixotões em arco de volta perfeita, integralmente revestida a talha dourada, e retábulo-mor também de talha dourada.

Acessos

Largo da Apresentação, Rua de José Estevão, Rua Dr. António Cristo, Rua D. Jorge de Lencastre

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Tendo adossada construções destoantes, implanta-se defronte a largo trapezoidal, em local de destaque na zona antiga da cidade.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveiro)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ENTALHADORES: Francisco Machado (1717); Geraldo Machado (1774); José Francisco (1774). PINTORES - DOURADORES: Francisco Barbosa Monteiro (1724); José Moreira Coutinho (1724).

Cronologia

Séc. 16, 2.ª metade - a criação de novas freguesias promove a construção da nova igreja no local onde existira uma capela dedicada a S. Gonçalo, que se prolonga pela primeira metade de Seiscentos; séc. 17 - execução da pia baptismal; 1606 - data inscrita em porta lateral; 1714, 02 janeiro - em reunião da Irmandade Santíssimo, foi decidido fazer a obra de talha da capela-mor; 1716, 24 janeiro - talha do retábulo-mor e capela por Francisco Machado de Landim por 520$000; 1724, 06 maio - douramento do retábulo-mor e apainelamento do teto e ilhargas, do arco cruzeiro e dos colaterais por José Moreira Coutinho e Francisco Barbosa Monteiro; séc. 18, 2.ª metade - remodelação da fachada, abertura dos óculos ovais e abobadamento da nave; feitura das sanefas; 1753 - feitura do órgão por Juan Fontanes de Maqueixa, oriundo do Convento da Madre de Deus de Sá; 1774 - feitura do trono do retábulo-mor por Geraldo Machado e José Francisco, por 55$000;

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria, cantarias em calcário de Ançã (Coimbra), azulejos, talha dourada, coberturas de tijolo e estuque (nave) e madeira (capela-mor).

Bibliografia

ALVES, Alexandre, Artistas e Artífices nas Dioceses de Lamego e Viseu, vol. II, Viseu, 2000; BRANDÃO, Domingos de Pinho, Obra de talha dourada, ensamblagem e pintura na cidade e na Diocese do Porto - Documentação, Porto, Diocese do Porto, 1985, vols. II e IV; GONÇALVES, Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, VI, Lisboa, 1959, pp. 139 - 141; NEVES, Amaro, Aveiro. Arte e História, Aveiro, 1984.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20, meados - beneficiação e restauro.

Observações

Autor e Data

Carlos Ruão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login