Edifício do Banco de Portugal em Viseu

IPA.00025207
Portugal, Viseu, Viseu, União das freguesias de Viseu
 
Arquitectura financeira, revivalista.
Número IPA Antigo: PT021823240313
 
Registo visualizado 325 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Serviços  Banco    

Descrição

Planta quadrangular irregular, desenvolvida em torno de pátio central, de massa simples, com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas e em cúpula, sobre os ângulos curvos. Fachadas em cantaria de granito aparente, de dois pisos, separados por duplos frisos, terminadas em entablamento com vários frisos sobrepostos, um intermédio com almofadas rectangulares intercaladas por mísulas e, o superior, denticulado, sobrepujado por platibanda plena de cantaria, ritmada por cartelas decoradas com motivos geométricos e almofadas, rasgadas por vãos curvos no primeiro piso e rectilíneos no segundo, intercalados por colunas na fachada principal e por pilastras nas laterais. Fachada principal de três panos definidos por colunas jónicas de terço inferior canelado, as dos extremos duplas, assentes em altos plintos; é rasgada, no piso térreo, por portal em arco de volta perfeita de fecho saliente, com porta em ferro e vidro, ladeado por janelões de igual modinatura, fechados e gradeados, com bandeira e, no segundo piso, três janelas de peitoril com pequenas colunas jónicas de cantaria pintada de rosa, sobre o peitoril, suportando friso com florões; no friso do entablamento surge a inscrição: "AGÊNCIA DO BANCO DE PORTUGAL". A fachada principal apresenta os ângulos curvos, formando torreões, com cobertura em cúpula de bronze, decorada com festões, tendo o primeiro piso rasgado por três janelas em arco de volta perfeita, intercaladas pelas bases das pilastras que se prolongam até ao entablamento e, no segundo, por três janelas semelhantes às do segundo piso da fachada principal, tendo pano de peito com almofadas e cornija denticulada e superiormente friso com ondas.

Acessos

Praça da República, Jardim Tomás Ribeiro. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,657301, long.: -7,913349

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, implantado no centro da cidade, numa zona de trânsito automóvel interdito, à excepção da via de circulação que permite o acesso à Praça da República e ao Jardim Tomás Ribeiro. Na proximidade ergue-se o edifício da Câmara Municipal (v. PT021823240313) e o Jardim Tomás Ribeiro (v. PT021823240328).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Serviços: banco

Utilização Actual

Serviços: banco

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: João de Moura Coutinho de Paiva Cardoso Lima de Almeida d'Eça (1921) *1.

Cronologia

1893, 1 Agosto - instalação da agência do banco em Viseu, no actual Museu Grão Vasco; 1904 - o Banco de Portugal resolve construir um edifício de raiz em Viseu; 1907, Julho - conclusão do edifício, feito na Avenida de Massorim, conforme projecto do arquitecto Arnaldo Redondo Adães Bermudes, o actual Governo Civil (v. PT021823090207); 1920, 22 Julho - o banco adquiriu à Câmara Municipal de Viseu quatro talhões de terreno junto à Praça da República; 1921 - aprovação do projecto do arquitecto João de Moura Coutinho de Paiva Cardoso Lima de almeida d'Eça; 1930 - terminam as obras dos edifício, havendo transferência da agência para o local; 1931 - o edifício da Avenida de Massorim foi alienado.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura de cantaria de granito; cobertura em telha e bronze.

Bibliografia

FRANÇA, José-Augusto, A Arte em Portugal no Século XIX, Lisboa, 1981; IDEM, Lisboa e o Pombalina e o Iluminismo, Lisboa, 1987; PEDREIRINHO, J. M., Dicionário dos Arquitectos em Portugal do século I à actualidade, Porto, 1994; COSTA, Jorge Braga da e CRUZ, Júlio, Monumentalidade Visiense, Viseu, AVIS, 2007; www.cm-lousa.pt/museu/arquitecto_moura_coutinho.htm, 11 Julho 2006; http://pt.wikipédia.org/wiki/Moura_coutinho, 11 Julho 2006; http://arqpapel.fa.utl.pt/jumpbox/node/74?proj=Banco+de+Portugal+em+Viseu, 14 Setembro 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO *1 - Este arquitecto foi autor dos projectos das agências do Banco de Portugal no Porto, em Braga e em Lisboa, bem como do edifício da Câmara Municipal da Lousã.

Autor e Data

Marta Ferreira 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login