Capela de Nossa Senhora da Alegria

IPA.00000252
Portugal, Aveiro, Aveiro, União das freguesias de Glória e Vera Cruz
 
Arquitectura religiosa, manuelina e renascentista. Capela de planta rectangular com arco ogival manuelino, corpo e portal quinhentista do período da renascença. Retábulo-mor maneirista, de raiz coimbrã, do terceiro quartel do séc. 17. Azulejaria de padronagem quinhentista sevilhana e seiscentista de fabrico lisbonense.
Número IPA Antigo: PT020105120016
 
Registo visualizado 635 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular, composta por dois corpos correspondendo a nave e sacristia posterior que se prolonga, lateralmente, até meio do alçado da nave. Volumes articulados e cobertura diferenciada em telhados de duas águas, com remate triangular marcando a parede fundeira da nave e corpo rebaixado com cobertura de três águas. Fachada principal de grande depuração com portal axial rectangular constituído por colunas geminadas dóricas, assentes em plinto e base quadrangular, fuste estriado com marcação de terço inferior, capitéis lisos com pés direitos e lintéis de arestas boleadas com cimalha superior. Duas frestas quadradas rasgam-se na fachada, uma à direita do portal e outra no enfiamento vertical, acima de painel azulejado. Remate triangular incorporando sineira, à direita. Alçados laterais com corpo rebaixado e porta rectangular simples, aberta ao nível fundeiro do corpo da capela. INTERIOR: de nave única, revestida a azulejaria polícroma de padronagem; púlpito ao Evangelho, de base pronunciada piramidal e decorada com molduras, com guardas de madeira, torneadas e simples; dois retábulos laterais de remates circulares e arco cruzeiro exíguo, ogival, com capitéis de motivos vegetalistas. Capela-mor, também revestida a azulejos de padronagem, com retábulo parietal sobre alto embasamento, com predela corrida e registo único organizado em três panos verticais dividindo, por colunas coríntias, três nichos albergando estatuária. Coberturas interiores em madeira.

Acessos

Rua de Sá - Barrocas; Rua de Hintze Ribeiro; Avenida da Força Aérea

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Isolado em local elevado face a longa via de comunicação, circundada por adro, com pavimento em tijoleira e pedra formando quadrados; em zona de construções destoantes, com cruzeiro perto da frontaria (v.PT020105120019). O adro, em cota superior à via pública é delimitado por muro de sustentação de terras totalmente revestido por painel de azulejos.

Descrição Complementar

O Painel de azulejos que reveste o muro de suporte do adro é evidenciado pelos tons azuis (mar) que se conjugam com os tons terra (verdes e castanhos); as representações pictóricas são evocativas da tradição piscatória e marítima da região. A representação é dominada pela imagem de uma mulher que segura um peixe na mão esquerda.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveira)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

AZULEJOS: Zé Augusto; CONSTRUTOR: Antero Santos & Santos (arranjo urbanístico).

Cronologia

Séc. 16, inícios - Fundação de pequena capela manuelina, da qual resta o arco ogival do transepto, por mareantes aveirenses e consequente confraria, Azulejaria sevilhana; 1554, cerca - na altura da construção do cruzeiro, reforma do corpo da igreja e portal; séc. 17 - retábulo-mor, púlpito e azulejaria de fabrico lisbonense; séc. 18 - retábulos colaterais e tecto de madeira; 1998 - a empresa Antero Santos & Santos projecta e executa a arranjo exterior à Capela e Cruzeira da Senhora da Alegria; 2001 - colocação de um painel de azulejos quando da regularização das obras do adro da capela e cruzeiro; 2012, 8 outubro - publicação do Anúncio n.º 13523/2012, DR, 2.º série, nº 194, relativo ao arquivamento do procedimento de classificação da Capela.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria, cantarias em calcário de Ançã (Coimbra), coberturas exteriores em tijolo, coberturas interiores e retabulística em madeira, revestimentos parietais em azulejaria. Azulejos: revestimento do muro do adro

Bibliografia

GONÇALVES, Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, VI, Lisboa, 1959, pág. 141; NEVES, Amaro, Aveiro, Arte e História, Aveiro, 1984; www.cm-aveiro.pt [consulta em 03-11-09]

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMA: 1998 - arranjo exterior na Capela e Cruzeiro da Senhora da Alegria: pavimentação do adro; 2001 - colocação de um painel de azulejos quando da regularização das obras do adro da capela e cruzeiro.

Observações

Contrariamente ao que afirma Nogueira Gonçalves, julga-se que a reforma principal da igreja (incluindo o portal) será da altura da edificação do cruzeiro, datado de 1554.

Autor e Data

Carlos Ruão 1996

Actualização

Cecília Matias 2009
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login