Capela de São Sebastião

IPA.00002514
Portugal, Castelo Branco, Covilhã, Erada
 
Capela setecentista, de nave única, coro alto assente em colunas e altar-mor em talha dourada. Destaca-se o tratamento dos tectos em falsa abóbada, bastante decorados.
Número IPA Antigo: PT020503100021
 
Registo visualizado 353 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular simples com nave e capela-mor, de volumes articulados e coberturas diferenciada em telhados de duas águas. Fachada principal virada a sul, limitada por pilastras em pedra granítica com aparelho isódomo encimadas por pináculos. Portal principal de 2 folhas almofadada com lintel em arco abatido e ombreiras em granito, formando moldura, coroado por outro lintel com a inscrição (MDCCLXI) e rematado superiormente por frontão com volutas interrompido por concha, 3 postigos, um encimamdo o portal e dois colocados lateralmente, com lintel e soleira curva em arco perfeito em pedra granítica, material comum às ombreiras, formando moldura. Remate com empena angular e cornija em pedra rematada superiormente por cruz sobre plinto. Fachada O.: 2 panos desfasados em pedra com aparelho rústico, limitado por pilastras em granito com aparelho isódomo, 1 janela de rampa gradeada com lintel recto e ombreiras em granito formando moldura. Remate em cornija. Fachada N.: 2 panos desfasados em pedra com aparelho rústico, limitado por pilastras em pedra com aparelho isódomo. Remate em empena angular e cornija. Fachada E.: 2 panos desfasados em granito com aparelho rústico, limitado por pilastras com aparelho isódomo, 1 porta de 2 folhas almofadadas, lintel recto encimado por cornija simples e ombreiras formando moldura, 2 janelas de rampa gradeadas com lintel recto. Remate com cornija de granito. Interior com espaços diferenciados, iluminação assegurada por vãos praticados nas fachadas, tecto em falsa abóbada de madeira pintada, remate em cornija de madeira, paredes rebocadas e pintadas a branco com os vãos emoldurados por pedra granítica à vista, piso em tijoleira na nave e lajeado de granito na capela-mor. Coro alto em madeira pintada suportado por 2 colunas de madeira, 1 púlpito do lado do evangelho suportado por mísula em granito marmorizado, guarda em madeira decorada com talha e com acesso através de escadas de um lanço adossada à parede da nave. 2 altares laterais, ladeando o arco triunfal com lintel em arco de volta perfeita, impostas salientes em granito marmorizado, formando moldura. Cobertura pintada em "trompe l'oeil". Altar-mor em talha dourada, com 2 retábulos laterais.

Acessos

Largo de São Sebastião

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 740-V /2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012

Enquadramento

Urbano, isolado, a meia encosta. Próximo localiza-se a Igreja de São Pedro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - construção; 1758 - surge referida nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo cura Francisco António Dâmaso, como sendo uma ermida, pertencente aos fregueses; 1761- data de obras de reedificação; provável pintura do teto perspectivado na capela-mor, por pintor desconhecido; 1992, 13 fevereiro - Despacho de abertura do presidente do IPPC; 1999, 14 junho - proposta de classificação como Imóvel de Interesse Público pelo DRCoimbra e fixação de Zona Especial de Proteção; 2008, 12 novembro - parecer favorável à classificação pelo Conselho Consultivo do IGESPAR; 2011, 10 outubro - parecer do Conselho Nacional de Cultura a propor que o imóvel seja classificado como Monumento de Interesse Público.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Pedra granítica, argamassa, madeira, ferro forjado, telha lusa

Bibliografia

FERNANDES, Adelino Pais, Concelho da Covilhã e Memórias Paroquiais, Covilhã, Outubro 2000; REIS, Vítor Manuel Guerra dos - O Rapto do Observador: invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no século XVIII. Lisboa: s.n., 2006. Texto policopiado. Dissertação de Doutoramento apresentada à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2 vols.; Subsídios para uma Monografia das Freguesias do Concelho da Covilhã - XII - Erada, s.d..

Documentação Gráfica

CMCovilhã

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, IGESPAR:IPPAR

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1997 - retirada do reboco exterior

Observações

Autor e Data

Luís Castro 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login