Capela de Santo Cristo

IPA.00002508
Portugal, Castelo Branco, Covilhã, União das freguesias de Teixoso e Sarzedo
 
Capela maneirista e barroca de planta retangular com nave, pequeno nicho em que se integra o retábulo e sacristia adossada. Na parte superior da fachada principal, existe lápide comemorativa do restauro de 1905 e arco angular de descarga. Fachada principal com remate em empena, rasgada por portal de verga recta, intensamente decorado, revelando uma feitura posterior, com pilastas, frontão encurvado e nicho. A empena apresenta volutas nos ângulos inferiores, num esquema semelhante ao patenteado pela Capela de São Sebastião, em Valverde, no Fundão (v. PT020504290046). Fachadas com cunhais apilastrados, surgindo, nos laterais, pequenas frestas, rematados em frisos e cornijas. Cobertura em abóbada de berço, com caixotões pintados, emoldurados por talha dourada. Retábulo-mor de talha dourada do estilo nacional, com tribuna central, rodeada por colunas torsas, que evoluem em arquivolta sobre a estrutura, envolvido por estrutura erudita, de cantaria, com pilastras, arco de volta perfeita e dupla cornija. Ao contrário da tipologia dominante na região, a sacristia adossa-se ao alçado lateral direito.
Número IPA Antigo: PT020503230003
 
Registo visualizado 380 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por dois rectângulos justapostos, correspondentes à nave e ao pequeno nicho onde se integra o retábulo principal, com disposição horizontalista das massas. Cobertura homogénea a duas águas. Fachada principal voltada a O., com embasamento proeminente. Tem um registo, com pano único delimitado por pilastras e rasgado por portal de lintel recto com a data de 1705 gravada, delimitado por pilastras molduradas, encimado por friso decorado por triglifos e rosetas, sendo rematado por frontão curvo interrompido integrando nicho em arco pleno com cobertura concheada. Na parte superior do muro, existe lápide comemorativa do restauro de 1905 e arco angular de descarga. Remate em empena com cornija formando volutas na ligação com as pilastras laterais coroadas por pináculos piramidais. Alçado N. sem embasamento, com janela de lintel recto e moldura simples no corpo da nave. Remate em cornija. Alçado S. sem embasamento, tendo, no primeiro registo, porta de lintel recto sem moldura antecedida por degraus em cimento e, no segundo, janela de lintel recto e moldura simples no corpo da nave. Remate em cornija. Alçado posterior cego, com remate em empena, com cornija. INTERIOR de nave única, iluminada por janela a N. e a S.. Panos murários revestidos por painéis decorados por molduras em talha dourada formado losangos. Púlpito em talha dourada de forma cúbica colocado a N.. Pavimento em madeira e cobertura em falsa abóbada de berço com 56 caixotões pintados, representando cenas da vida de Cristo e molduras em talha dourada. Nos muros laterais, apresenta dois painéis com pintura figurativa. Capela-mor tem o seu espaço totalmente ocupado pelo retábulo em talha dourada e policromada, com imagem de Cristo Crucificado.

Acessos

Praça de Portugal

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 43 073, DG n.º 162 de 14 julho 1960

Enquadramento

Urbano, situado em plataforma plana acima do nível da via circundante e com acesso através de dois lanços de degraus. Adro murado e gradeado. Proximidade imediata de jardim e da Igreja Matriz e respectiva torre sineira *1.

Descrição Complementar

Retábulo-mor composto por moldura de cantaria com pilastras, sustentando arco de volta perfeita, seguintes com acantos, tudo encimado pro dupla cornija e friso, que assentam, por seu turno, em pilastras de maiores dimensões. A estrutura em talha dourada é formada por tribuna pouco profunda, ladeada por dois pares de colunas torsas, decoradas com acantos, que se prolongam no ático, formando dupla arquivolta, unida no sentido do raio.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: José de Figueiredo (1702-1705). PINTORES: Luís Vale (atr., séc. 17); Manuel Pereira de Brito (1705).

Cronologia

Séc. 17, final - pintura dos caixotões e do retábulo principal, atribuídas a Luís Vale, mas onde também trabalhou a oficina de Manuel Pereira; 1702 - 1705 - risco para a Capela do Santo Cristo de Teixoso, da autoria do arquitecto de Lisboa, José de Figueiredo; 1705 - conclusão da edificação da igreja, encontrando-se a data inscrita no lintel da porta principal, feita com esmolas da população; pintura dos painéis da capela por Manuel Pereira de Brito; 1758 - considerada como a ermida mais bem ornada do bispado, com a imagem de Cristo crucificado, que se dizia romana, trazida na época do Cardeal de Alpedrinha; era administrada pela Irmandade das Almas; 1905 - obras de restauro assinaladas em lápide colocada na frontaria, altura em que se demoliram as duas sacristias; 1940 / 1950 - estado de ruína da cobertura, estabilizada através de tirantes metálicos.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria, aparelho isódomo, revestimento inexistente; madeira; telha de aba e canudo.

Bibliografia

COSTA, António Carvalho da, Corographia Portugueza, Lisboa, 1706 / 1712; VALE, Álvaro do, Memória de uma Visita Guiada ao Teixoso in Boletim de Os Amigos da Covilhã, n.º 1, Covilhã, 1992; FERNANDES, Adelino Pais, Concelho da Covilhã e Memórias Paroquiais, Covilhã, Outubro de 2000; SERRÃO, Vítor, História da Arte em Portugal - o Barroco, Barcarena, Editorial Presença, 2003; SERRÃO, Vítor, As pinturas do Salão dos Continentes na Casa das Morgadas e a arte na Covilhã no início do século XVIII, in Monumentos, n.º 29, Lisboa, Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, 2009; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74234 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

1905 - demolição dos corpos anexos à capela-mor, que serviam como sacristias; DGEMN: 1970 - substituição da cobertura; demolição de anexos adossados; construção de placa em betão para aproveitamento de cave no sub-solo do adro; construção de muro de vedação do adro e respectivo gradeamento; pavimentação do adro com calçada à portuguesa; aplicação de portas em madeira; substituição de rebocos murários; consolidação do tecto da nave e da talha dourada dos altares; arranque do pavimento em madeira da nave e sua substituição; DGEMN / Fábrica da Igreja Paroquial: 1972 / 1973 - reparação da cobertura; DGEMN: 1991 - obras de beneficiação das coberturas; substituição integral do revestimento em telha marselha por telha lusa e reparação da estrutura do telhado.

Observações

*1 - a Igreja Matriz deve datar dos séc. 16 ou primeira metade do séc. 17, encontrando-se a data de 1693 gravada na torre sineira, sendo de destacar o facto de apresentar três naves à mesma altura com cobertura de madeira onica e arcos formeiros de volta inteira. *2 - está prevista uma intervenção conjunta da Fábrica da Igreja e do IPPAR, executadas pela empresa Regra de Ouro.

Autor e Data

Margarida Conceição 1994

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login