Quartel da Quinta da Torre da Marca

IPA.00025042
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Arquitectura militar. Antigo quartel setecentista de planta rectangular, dividida por pilastras de silhares fendidos, terminada em friso e cornija, rasgada regularmente por vãos de janela em arco abatido e em arco pleno, pano central em ligeiramente avançado, em silharia de junta fendida ao nível do primeiro piso, rematado por friso e entablamento, com pano central encimado por frontão triangular.
Número IPA Antigo: PT011312080410
 
Registo visualizado 581 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Militar  Quartel militar    

Descrição

Acessos

Rua D. Manuel II

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado. Na proximidade, do Museu Soares dos Reis (v. PT011312080020) e do Jardim do Palácio de Cristal (PT011312070337).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Militar: quartel

Utilização Actual

Educativa: instituto superior / Saúde: hospital

Propriedade

Pública: Estatal

Afectação

Universidade do Porto

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: João Manuel Soares, Ricardo Alegre (ampliação)

Cronologia

Séc. 18 (inicio) - Provável construção do edifício, designado "Quartel da Quinta da Torre da Marca"; 1762 - No seguimento de uma reorganização das guarnições militares na cidade do Porto, passaram a ocupar o edifício o Regimento da Infantaria 6, o Batalhão de Metralhadoras 3 e o Centro de Instrução de Condutores Auto do Porto (CICAP); 1975 - após um incêndio que atingiu as instalações dos serviços da Reitoria da Universidade do Porto, parte do edifício foi cedido para albergar os referidos serviços, e a outra parte cedida ao Hospital Geral de santo António; 2007 - os serviços da Reitoria da Universidade do Porto mudam-se para o antigo edifício da Faculdade de Ciências, deixando de vago parte do edifício; 2008 - inicio das obras para construção do Complexo de Ciências da Saúde da Universidade do Porto, para instalação do ICBAS - Instituto Ciências-Biomédicas Abel Salazar, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e Pólo Ambulatório do Centro Hospitalar do Porto.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura, pavimento dos átrios e escadarias, pilastras, frisos, cornijas, molduras dos vãos e outros elementos em cantaria de granito; portas, janelas, pavimentos dos pisos superiores e tectos de madeira; vidros simples; cobertura exterior de telha.

Bibliografia

http//sigarra.up.pt, 8 Setembro, 2006; http//pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_do_Porto, 8 Setembro, 2006; http://centenario.up.pt/ver_espaco.php?id_espaco=75, 17 de Fevereiro de 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 19 - Obras de remodelação do edifício; Direcção-Geral das Construções Escolares: 1977 - projecto de instalação; 2008/2011 - Obras gerais de conservação e beneficiação do edifício existente; ampliação.

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Sónia Basto 2006 / Ana Filipe 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login