Casa na Rua Mouzinho de Albuquerque, n.º 70 a 72

IPA.00025021
Portugal, Viana do Castelo, Valença, União das freguesias de Valença, Cristelo Covo e Arão
 
Casa unifamiliar construída no séc. 16, em estilo manuelino. Possui lote estreito e fachada principal em cantaria, com dois pisos, rasgada por dois vãos, de verga reta, correspondendo, no piso térreo, a dois portais de umbreiras decoradas, o da esquerda talvez sendo inicialmente uma janela, formando arco canopial, e, no segundo, a janela de sacada com arco trilobado e uma janela de peitoril. Caracteriza-se pela regularidade de fenestração e diversidade da decoração dos vãos, todos eles diferentes, salientando-se o eixo da direita, com portal de várias moldura, sobrepostas por querubins, e toro formando elementos zoomórficos, inferiormente ladeado por cavalo marinho, e a janela de sacada, de arco trilobado e umbreiras biseladas e igualmente com toro enquadrando sobre a verga decoração fitomórfica.
Número IPA Antigo: PT011608150141
 
Registo visualizado 77 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta retangular, de massa simples com cobertura homogénea em telhado de quatro águas, rematadas em beirada simples. Fachada principal virada a nascente, em cantaria de aparelho regular, de dois pisos, terminada em cornija. No piso térreo abre-se portal de verga reta, de umbreiras biseladas, esculpidas superior e inferiormente com um querubim relevado, os inferiores apresentando maior desgaste, envolvidas por várias molduras, uma delas em bocel, de capitel marcado, formando inferiormente cavalo marinho e, superiormente, ao centro, várias figuras zoomórficas afrontadas; à esquerda, abre-se ainda portal de verga reta, com umbreira de terço superior biselada, e superiormente esculpida em arco canopial, com pequenos elementos decorativos, e encimado por flor-de-liz esculpida. No segundo piso, rasgam-se sobrepostas aos vãos inferiores, uma janela de sacada, de umbreiras biseladas e moldura em toro, superiormente terminada em trevo e enquadrando, sobre o arco trilobado, vários motivos fitomórficos, possuindo guarda em ferro, e uma janela de peitoril, de moldura côncava escavada nos silhares, com caixilharia de guilhotina. INTERIOR com o piso térreo de espaço uniforme, paredes rebocadas e pintadas, pavimento cerâmico e teto falso.

Acessos

Valença, Rua Mouzinho de Albuquerque, n.º 70 a 72 (antiga Rua Direita)

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção das Fortificações da Praça de Valença do Minho (v. IPA.00003527)

Enquadramento

Urbano, flanqueado por construções de igual cércea, no interior da praça, integrado no núcleo medieval da vila envolvida pela muralha. A fachada principal, formando frente de rua, vira-se para a principal rua da urbe, a antiga Rua Direita, erguendo-se nas imediações a antiga cadeia (v. IPA.00009010), a Assembleia Valenciana (v. IPA.00023836) e a Escola Primária José Rodrigues (v. IPA.00024626).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa residencial e comercial

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - Construção da casa; 1910 - depois da implantação da República, pica-se o escudo do segundo piso, de modo a fugir à carga fiscal imposta, visto que naquela época se determinara que as casas com escudo pagassem imposto; séc. 20 - reformas interiores para adaptação a novos usos, com uniformização do espaço do piso térreo, colocação de pavimento cerâmico e teto falso.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de cantaria aparente; caixilharia de madeira; porta do piso térreo em alumínio e madeira; vidros simples; grade de ferro; algerozes metálicos; pavimento cerâmico; teto falso; cobertura de telha.

Bibliografia

BOTANES, Suso Vila - Pazos e Casas de Tui. A Arquitectura Civil en Tui e Valença. Tu: 2000.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20 - adaptação do piso térreo a estabelecimento comercial.

Observações

Segundo a tradição, é designada por "Casa dos Távoras".

Autor e Data

Paula Noé 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login