Casa dos Soares de Castro

IPA.00025020
Portugal, Viana do Castelo, Valença, União das freguesias de Valença, Cristelo Covo e Arão
 
Casa nobre de construção seiscentista, reformada na segunda metade do séc. 18, caraterizada pela sobriedade das linhas e simplicidade do esquema de fenestração. Apresenta planta retangular e fachada principal de dois pisos, com cunhais apilastrados, terminada em friso e cornija, rasgada regularmente por vãos retilíneos moldurados, abrindo-se, no piso térreo, portal entre duas janelas de peitoril, sobrepostas, no segundo piso, por janela de peitoril ladeada por duas de sacada. Destaca-se pela preservação das portadas de madeira nas janelas do piso térreo e pelas rótulas, de três folhas e remate em perfil curvo, tapando a bandeira, nas do segundo piso. No andar nobre conserva ainda o brasão de família do antigo proprietário. O pequeno logradouro desenvolve-se, numa cota mais elevada, junto à fachada lateral esquerda.
Número IPA Antigo: PT011608150140
 
Registo visualizado 87 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta retangular, de massa simples e cobertura homogénea em telhado de quatro águas, rematadas em beirada simples e integrando descentrada mansarda retangular, revestida a chapa metálica e com cobertura igualmente de quatro águas. Fachada principal virada a poente, com pilastras toscanas nos cunhais, com soco de placas de cantaria e terminada em friso e cornija, alteada, rasgada por vãos retilíneos de molduras simples. No primeiro piso rasga-se, ao centro, portal de verga reta, ladeado por duas janelas de peitoril, com caixilharia de guilhotina e portadas de meio corpo, de perfil superior curva, em madeira. No segundo piso rasgam-se, no alinhamento dos vãos anteriores, janela de peitoril, retilínea e com caixilharia de guilhotina, ladeada por duas janelas de sacada, com guarda de ferro e protegidas por rótulas de três folhas, tapando as bandeiras e rematando em cornija curva; junto à janela central, dispõe-se brasão de família, de formato francês, partido, encimado por elmo e paquife. Fachada lateral esquerda, virada a logradouro, igualmente rebocada e pintada de branco, rasgada por vãos retilíneos, moldurados; na mansarda, abrem-se quatro janelas de peitoril, com caixilharia de guilhotina e com estores.

Acessos

Valença, Rua Mouzinho de Albuquerque, n.º 139 (antiga Rua Direita)

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção das Fortificações da Praça de Valença do Minho (v. IPA.00003527)

Enquadramento

Urbano, adossado lateral e posteriormente a outras construções, formando frente de rua, adaptado ao declive do terreno, integrado no núcleo medieval da vila envolvida pela muralha. A fachada principal vira-se para a principal rua da urbe, a antiga Rua Direita, erguendo-se adossado à fachada lateral direita o edifício da Assembleia Valenciana (v. IPA.00023836) e frontalmente a Escola Primária José Rodrigues (v. IPA.00024626). Junto à fachada lateral direita desenvolve-se logradouro ajardinado, numa cota mais elevada, protegido por muro de sustentação, em alvenaria de pedra, adossado no alinhamento da fachada principal, e tendo acesso por porta de verga reta, moldurada, com portão metálico. Nas imediações erguem-se a Igreja Paroquial (v. IPA.00006437), a Igreja da Misericórdia (v. IPA.00006231) e a antiga cadeia (v. IPA.00009010).

Descrição Complementar

Escudo com as armas de Soares, Tangil e Castro, proveniente duma quinta de Valença, possivelmente a de Pedrosa, que pertenceu a D. Agostinho Soares de castro, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo, Capitão de Cavalaria *1.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - Provável construção da casa; séc. 18, 2ª metade - reforma da casa, detetável, nomeadamente, na modinatura dos vãos da fachada principal; séc. 19, finais - feitura das portadas e rótulas das janelas; a casa pertenceu ao Marquês de Costa; séc. 20 - alteamento da cobertura e construção da mansarda.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; elementos estruturais, pilastras, friso e cornija, molduras dos vãos, brasão e soco em cantaria de granito; portas, caixilharia, portadas e rótulas em madeira; vidros simples; estores de material plástico; algerozes metálicos; grades de ferro; cobertura de telha.

Bibliografia

BOTANES, Suso Vila - Pazos e Casas de Tui. A Arquitectura Civil en Tui e Valença. Tui: 2000.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Foi o primeiro senhor da Quinta do Reguengo, em Melgaço; estava casado com D. Constância de Abreu Sá Sotomaior, filha de Tristão de Araújo de Azevedo, Senhor da Casa do Poço e da Quinta de Santa Luzia, e de D. Isabel Abreu Bacelar.

Autor e Data

Paula Noé 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login