Castro do Monte de São Martinho / Estação Arqueológica do Monte de São Martinho

IPA.00002498
Portugal, Castelo Branco, Castelo Branco, Castelo Branco
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Bronze com anterior ocupação do sítio no Neolítico e posterior ocupação romana. Povoado fortificado. Permanência longa da ocupação do povoado. Identificação de numeroso espólio arqueológico.
Número IPA Antigo: PT020502050013
 
Registo visualizado 501 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Bronze  Povoado fortificado  

Descrição

Povoado fortificado, de planta irregular do qual subsistem alguns muros estruturais em alvenaria e sepultura de planta rectangular.

Acessos

Monte de São Martinho. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,803652; long.: -7,464983

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IIP - Imóvel do Interesse Público, Despacho de 14 fevereiro 1989 da Secretária de Estado da Cultura)

Enquadramento

Cabeço planáltico de formação quartzítica, sobranceiro à vertente SE Castelo Branco e à planície banhada pelo rio Ponsul; situado a cerca de 436 m de altitude, rodeado por olivais; proximidade do marco geodésico e da Capela de São Martinho, de características vernáculas, com cúpula hemisférica na cabeceira *1.

Descrição Complementar

Espólio recolhido: machados de pedra polida; duas estelas gravadas e cerâmica de engobe brunida da época do bronze; moedas, fíbulas, aras, fragmentos cerâmicos e de vidro da época romana; moeda da época muçulmana (Museu de Francisco Tavares Proença Júnior; Museu Nacional de Arqueologia).

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoa colectiva ( terreno )

Afectação

Época Construção

Idade do Bronze / Idade do Ferro

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Neolítico - primeira ocupação do sítio; Idade do Bronze - identificação de achados que atestam permanência humana e estruturação de povoado; provável fortificação; Época romana - permanência da ocupação do povoado, comprovada por numerosos vestígios, que devem ser relacionados com o conjunto de achados luso-romanos na planície, numa superfície compreendida entre S. Martinho, Sant'Ana e Nossa Senhora de Mércoles, denunciando um habitat disperso; poderá ter correspondido a um santuário, após a deslocação populacional para a zona baixa; época muçulmana - ocupação do local mas talvez de forma não permanente; época medieval e moderna - ocupação periódica do local durante as romarias da capela de São Martinho; 1986, 29 dezembro - proposta de classificação dos Serviços Regionais de Arqueologia da Zona Centro; 1989, 30 janeiro - parecer do Conselho Consultivo do IPPC, a propor a classificação como Imóvel de Interesse Público.

Dados Técnicos

Materiais

Granito, quartzo

Bibliografia

ALMAGRO, Martin, Las Estelas Decoradas del Sudoeste Peninsular in Biblioteca Pre-histórica Hispana, Madrid, 1966, vol. VIII; ALMEIDA, João de, Roteiro dos Monumentos Militares Portugueses, Lisboa, 1945; CANINAS, João Carlos Pires, Cerâmica de Engobe Brunido de São Martinho in Preservação, Castelo Branco, nº 2; GARCIA, José Manuel, Contributo para a Compreensão das Divindades do "Grupo Band" - uma Nova Era in Conimbriga, Coimbra, 1979, vol. XVIII; GARCIA, José Manuel e LEITE, Manuel, Inscrições Romanas do Norte de São Martinho - Castelo Branco in Cadernos de Epigrafia, Castelo Branco, 1982, nº 6; GOMES, Mário Varela e MONTEIRO, Pinho, As Estelas Decoradas da Herdade do Pomar (Ervidel - Beja) - um Estudo Comparado in Setúbal Arqueológica, Setúbal, 1976 e 1977, vol. II e III; LEITE, Cristina, Castelo Branco, Lisboa, 1991; LEITE, Manuel, Uma Fábula Tipo Transmontano do Povoado de São Martinho, 1987; PROENÇA, Raul e DIONíSIO, Sant'Ana, Guia de Portugal, Beira II - Beira Baixa e Beira Alta, Lisboa, 1984; PROENÇA JÚNIOR, Francisco Tavares, Archeologia do Distrito de Castelo Branco, Leiria, 1910; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73973 [consultado em 26 setembro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Séc. XX, 1º metade - escavações dirigidas por Francisco Tavares Proença Júnior.

Observações

*1 O marco geodésico foi colocado em 1852 pelo Engº Joaquim António Dias. A capela de S. Martinho, de características vernáculas e com cúpula hemisférica na cabeceira, é referida em 1560 no arrolamento dos bens da Comenda da Ordem de Cristo da Igreja de Santa Maria do Castelo e foi restaurada em 1952.

Autor e Data

Margarida Conceição 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login