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Edifício e estrutura Edifício Religioso Templo Igreja paroquial
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Descrição
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Planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais baixa e estreita, capela lateral, sacristia e torre sineira. Volumes simples e articulados, com disposição horizontalista das massas e torre sineira de acentuada verticalidade; coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave, capela-mor, capela lateral e sacristia, e piramidal, revestida de azulejos policromos, na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco com embasamento destacado a cor cinza. Fachada principal de pano único delimitado por cunhais de aparelho granítico de junta fendida, encimados por pináculos, rasgado por portal de verga recta com frontão curvo aberto e encimado por janelão gradeado de moldura em granito sobre o qual se abre um nicho contendo a imagem do orago, remate curvo com frontão elevado coroado por cruz central e ladeado por pináculos. Torre sineira adossada à fachada lateral direita, delimitada por cunhais de granito, em perpianho, com panos rebocados e caiados de branco; no primeiro registo abre-se uma porta de moldura rectangular à qual se acede por escadaria de um lanço, com guarda em ferro e protegida por pequeno alpendre assente sobre coluna, que dá acesso à torre; no último registo abrem-se quatro sineiras em arco; a cobertura assenta sobre cornija saliente e flanqueada por 4 pináculos, tem numa das faces um relógio e é coroada por um cata-vento em forma de galo. Fachada lateral direita aberta por duas portas e uma pequena fresta emoldurada e gradeada com contraforte que demarca a capela-mor. Fachada lateral esquerda rasgada por duas janelas de iluminação, sendo a da sacristia em capialço, e porta de acesso à sacristia, todas de moldura rectangular, e onde se destaca o corpo da capela lateral que se demarca do plano da fachada. Fachada posterior correspondendo à capela-mor e sacristia, com remate em empena triangular, sendo o corpo da sacristia aberto por pequena janela. INTERIOR: rebocado e pintado de branco, de nave única a que se acede através de guarda-vento sobre o qual assenta coro alto de balaustrada de madeira pintada de azul e castanho; cobertura em madeira de três planos, reforçada por tirantes de ferro, com dezoito caixotões pintados com cenas da vida do orago, datados e assinados, sendo numerados de 1 a 6 do lado do Evangelho, de 7 a 11 no lado da Epístola e caixotões centrais de 13 a 17, sendo que 2 não estão numerados. À entrada da nave, do lado direito, uma pia de água benta assente em fuste cilíndrico e escadas de acesso ao coro alto; à esquerda capela baptismal com a pia baptismal em pedra calcária em forma de taça fechada com tampo de madeira; do lado do Evangelho destaca-se o púlpito com guarda em balaústres de madeira pintada, semelhante ao coro alto; capela lateral com arco de volta perfeita decorado no intradorso por folhas estilizadas inseridas em caixotões, com cancela de madeira castanha, com apontamentos decorativos pintados de azul; cobertura em abóbada de berço e altar com retábulo em talha polícroma com nicho central delimitado por colunas compósitas e ladeado por edículas; sobre as colunas assenta entablamento sobrepujado por frontão curvo interrompido e sobrelevado ao centro por resplendor. Altares colaterais com retábulos em talha polícroma com nicho central delimitado por colunas compósitas sobre as quais assenta o entablamento sustentando frontão e ladeado por duas edículas. Capela-mor aberta por arco triunfal de volta perfeita em granito; altar-mor com retábulo aberto por tribuna e trono escalonado; cobertura em traves corridas, de madeira, pintada de branco, onde emergem os bustos dos quatro envangelistas, intercalados por vasos floridos com grinaldas; do lado da Epístola São João e São Mateus e do lado do Evangelho São Lucas e São Marcos; no centro da cobertura três medalhões a eixo, inscrevendo-se no central a custódia com uma âncora e cruz cruzadas. Na parede do lado do Evangelho, uma porta de moldura rectangular dá acesso à sacristia, tendo um lavatório em pedra com bacia semicircular e espaldar liso com torneira ao centro e remate em cornija saliente; apresenta ainda oratório em forma de nicho e armário embutido na parede. Todo o pavimento do templo é em tijoleira cerâmica. |
Acessos
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Largo da Praça |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Urbano. Isolado, destacado. Integrado harmonicamente na malha urbana, implanta-se em plataforma rodeada por muro de sustentação de terras, aberto por lances de escadas divergentes através das quais se acede a amplo adro empedrado que contorna o edifício em todas as fachadas. Na fachada posterior, e em plataforma em cota inferior à do templo, um amplo terreiro com construções de apoio às actividades desenvolvidas pela paróquia. |
Descrição Complementar
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O tecto da nave divide-se em dezoito caixotões com representações da vida de Santa Catarina, cuja leitura se faz a partir do lado do Evangelho e com leitura circular no sentido dos ponteiros do relógio: (1º) Primeiro sonho de Santa Catarina; (2º) Seu Baptismo; (3º) Segundo Sonho; (4º) Repreende o Imperador de Sacrificar aos Ídolos; (5º) Animada e Inspirada pela Sabedoria Divina; (6º) Discute com os Sábios que Vence e Converte; (7º) Anima os Sábios no Martírio; (8º) Mandada açoutar pelo Tyrano; (9º) Detida no Cárcer e Alimentada pelos Anjos; (10º) Converte a Imperatriz, um Capitão e os seus Soldados que a Visitam; (11º) Visitada e Animada por Nosso Senhor Jesus Cristo; (12º) Anima a Imperatriz, Capitão e seus Soldados. A leitura dos caixotões centrais é feita a partir do coro alto para a capela-mor: (não numerado) Rejeita a Coroa e Todas as Promessas do Tyrano; (14º) Os Anjos a Livram das Torturas; (15) Seu Martírio - Mana Leite em vez de Sangue; painel central (não numerado) Mestra dos Sábios e Doutores da Terra - Advogada da Mocidade Estudiosa; (16) Transportada pelos Anjos ao Monte Sinai onde a Sepultao; (17º) Sua entrada Triumphante no Ceo. |
Utilização Inicial
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Religiosa: igreja paroquial |
Utilização Actual
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Religiosa: igreja paroquial |
Propriedade
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Privada: Igreja Católica (Diocese de Coimbra) |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 18 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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PINTOR: V.S.Bastos (pintor dos caixotões da nave) |
Cronologia
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1765 - data incisa na moldura da porta da torre sineira; 1902 - pintura dos caixotões de madeira do tecto da nave por V. S. Bastos - da Certã, conforme assinado no tecto; 2006, 25 agosto - proposta de classificação do imóvel pela DRCoimbra; 31 agosto - despacho de abertura do processo de classificação da Vice-Presidente do IPPAR; 2007, 5 junho - proposta de classificação como Imóvel de Interesse Público da DRCoimbra; 2008, 12 novembro - parecer do Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P. propõe o encerramento do processo de classificação, por o imóvel não ter valor nacional; 25 novembro - despacho de encerramento do processo de classificação pelo Presidente do IPPAR. |
Dados Técnicos
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Paredes autoportantes |
Materiais
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Granito; madeira; telha; vidro; alvenaria; azulejo |
Bibliografia
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LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno (...) «Vila Facaia», vol. X; Lisboa, 1876; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artìstico de Portugal: Distrito de Leiria, Lisboa, 1955; QUINTEIRA, António José Ferreira, Pedrógão Grande, Subsídios para uma Monografia; Coimbra, 1980; ALMEIDA, José António Ferreira de, (coord.), in Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1982; SANTOS, José Costa dos, Monografia de Pedrógão Grande, CMPG, Pedrógão Grande, 1985; Vila Facaia, in Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. 10, Lisboa - Rio de Janeiro, 1987. |
Documentação Gráfica
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Documentação Fotográfica
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IHRU: DGEMN/DSID; IGESPAR: IPPAR/DRC |
Documentação Administrativa
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IGESPAR: IPPAR/DRC |
Intervenção Realizada
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Paróquia: 2006 - obras de restauro e conservação no interior da igreja: colocação de um guarda-vento; restauro da balaustrada do coro alto; restauro do tecto da nave. |
Observações
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Os elementos constantes nesta ficha foram retirados da proposta de eventual classificação da Igreja Paroquial de Vila Facaia elaborada por Lara Aguiar Tenreiro (Historiadora da Arte). |
Autor e Data
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Cecília Matias 2006 |
Actualização
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