Casa da Família do Desembargador Taborda

IPA.00024893
Portugal, Coimbra, Tábua, Mouronho
 
Casa, perfeitamente integrada na paisagem, mantendo algumas características setecentistas na disposição arquitectónica. Capela de grande riqueza decorativa, com destaque para o retábulo da capela-mor, setecentista, com motivos concheados, em talha dourada e policromada.
Número IPA Antigo: PT020616090028
 
Registo visualizado 396 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Edifício de planta rectangular, de desenvolvimento horizontal, composto pela área residencial, capela adossada do lado esquerdo, vários anexos de apoio à exploração agrícola e uma vasta área agrícola que se desenvolve junto à fachada posterior e em frente à fachada principal, sendo todo o conjunto delimitado por muros de vedação. Volumes escalonados, com coberturas de duas águas, no edifício principal, capela e alguns edifícios agrícolas e de três águas no edifício agrícola situado a E.. Edifício Residencial, de dois pisos, com a fachada principal orientada a N. e flanqueada a E. por capela, percorrida por embasamento granito e rematada por friso e cornija também de granito. Apresenta três panos, sendo o central em empena, enquadrado por cunhais apilastrados, antecedido por ampla escadaria semicircular, e rematado por frontão recortado, onde se insere o brasão de armas da família Taborda. Acede a escadaria à porta central, em arco apontado, ladeada por janelas, também em arco apontado. Panos laterais rasgados por composição simétrica de vãos, sendo no piso térreo de verga recta e no piso superior em arco apontado. CAPELA com a fachada principal adaptada ao declive do terreno, enquadrada por pilastras toscanas, rasgada por portal em arco abatido, envolvido por moldura e enquadrado por colunas cilíndricas rematadas por capitel compósito, onde assenta entablamento, seguindo-se frontão interrompido por vão recortado, interligado pela mesma moldura, sendo esta decorada com motivos vegelatistas, nos extremos. Rematam a fachada duplo friso, cornija saliente, e frontão recortado, encimado por cruz latina e ladeado por pináculos em forma de urna. No tímpano apresenta a pedra de armas da família.

Acessos

Rua Desembargador Taborda

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 561/2011 DR, 2ª série, n.º 101 de 25 de maio de 2011 *1

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado a O. da povoação, envolvido por uma extensa área agrícola, delimitada por muro nas traseiras do edifício, e, fronteira ao edifício separada pela rua pública uma área de menores dimensões, também delimitada por muro, com alguns edifícios de apoio e de produção agrícola, em estado muito arruinado, entre eles o antigo lagar de azeite, e ainda, uma fonte com embrechados de conchas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17 - Provável época de construção; 1756 - datas das primeiras rederências ao imóvel; 1778 - provável data de construção da capela; séc. 19 - remodelação e ampliação do edifício; 2006, 17 de Março - despacho de abertura do processo de classificação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural fe paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria de pedra, rebocada e pintada de branco; muros e tanque do jardim, escadaria principal, embasamento, frisos, cornija, molduras dos vãos, brasão e outros elementos decorativos em cantaria de granito aparente; portas, caixilharias, pavimentos interiores, tectos e estrutura dos telhados, em madeira; janelas com vidros simples; retábulo em talha dourada e policromada; grades da sacada e janelas em ferro; cobertura em telha de canudo.

Bibliografia

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/9861091 [consultado em 23 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREC

Intervenção Realizada

Observações

*1 - A zona Especial de Protecção abrange a extensa área agrícola que se estende na zona das traseiras do imóvel, delimitada por um muro, bem como uma zona de menores dimensões, em frente ao imóvel, igualmente delimitada por muro de vedação. O imóvel pertenceu à família da mulher do desembargador Taborda, D. Margarida Lemos, 12ª Morgada de Mouronho, descendente dos Albuquerques da Beira, sendo vendida ao actual proprietário pelo filho, 13º Morgado de Mouronho.

Autor e Data

Margarida Silva 2006 / Ana Filipe 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login