Conjunto Habitacional da Central Hidroelétrica do Picote

IPA.00024859
Portugal, Bragança, Miranda do Douro, Picote
 
Conjunto arquitetónico residencial unifamiliar. Habitação de promoção pública estatal. Conjunto de pequena dimensão de função (Eletricidade de Portugal - EDP), composto por casas geminadas unifamiliares térreas com logradouro à frente e no tardoz, formando quarteirões. Construído para dar apoio aos funcionários da barragem hidroeléctrica. Conjunto habitacional construído como "aldeia ideal", de características modernas, com casas e vários serviços, como escola, posto médico, cinema, teatro, peixaria, talho, mercado, barbearia, estação de correios, pousada, as "casas dos engenheiros", piscinas e parque desportivo, tendo-se estudado os materiais e espécies arbóreas compatíveis com o clima e planeado os percursos. As casas foram as primeiras do Nordeste Transmontano a terem água canalizada e tratada.
Número IPA Antigo: PT010406110122
 
Registo visualizado 1791 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício  Residencial unifamiliar  Habitação    

Descrição

Acessos

EN221-6

Protecção

Categoria: CIP - Conjunto de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 623/2011, DR, 2.ª Série, n.º 123 de 29 junho 2011 / Incluído no Parque Natural do Douro Internacional - Arribas do Douro (Rede Natura 2000)

Enquadramento

Rural, situado em planalto.

Descrição Complementar

Não aplicável

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Pública: estatal / municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Manuel Nunes de Almeida

Cronologia

1950, década - construção da aldeia, para servir de apoio à barragem de Picote; 1990, década - transferência do controle das barragens do Douro para Bagaúste, Peso da Régua, e do Centro de Controle, iniciando-se um processo de progressivo abandono da aldeia; 2000, década - compra de três habitações da aldeia pela Câmara Municipal de Miranda do Douro e instalação de Centro de Acolhimento Juvenil em duas delas; 2002 - início do projecto de reabilitação da aldeia do Picote, da autoria da Fragua, Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote, visando a recuperação das habitações tradicionais mirandesas, recuperação da via fluvial e criação de um museu; 2005 - vários particulares e a Junta de Freguesia disponibilizaram verbas para o projecto; 2008, Junho - data prevista para a conclusão do projecto de requalificação da aldeia, com vista à integração da rede nacional de eco-turismo, pela Junta de Freguesia, pela Fraga - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Picote, pela Câmara Municipal de Miranda do Douro, pela CORANE - Associação de Desenvolvimento da Raia Nordestina, pelo Ministério da Agricultura através do programa Agris e pela EDP, orçado num milhão de euros;

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

PINTO, Francisco, Fragua vai recuperar núcleo da Aldeia do Picote, Jornal de Notícias, 17 Outubro 2005; LIMA, Aida Sofia, Pousada será recuperada. Electricidade de Portugal inicia concurso, Mensageiro de Bragança, 8 Fevereiro 2007; Picote, um exemplo de vitalidade, Notícias de Trás-os-Montes, nº 108, Abril/Maio 2008, p. 5; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/328786 [consultado em 4 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

http://dre.pt/pdf2sdip/2011/06/123000000/2733727338.pdf

Intervenção Realizada

EDP: 2004 - início das obras de recuperação da pousada, com substituição da cobertura.

Observações

EM ESTUDO. *1 - Na década de 1950, procurando impulsionar a electrificação do país, construiu-se a "Central do Douro", que incluía as barragens de Miranda do Douro, Bemposta e Picote, com projecto doa arquitectos Manuel Nunes de Almeida, Rogério Ramos e João Archer de Carvalho, respectivamente, a convite da Hidro-eléctrica do Douro SARL.

Autor e Data

Paula Figueiredo 2005

Actualização

Rita Vale 2011 / Anouk Costa 2014
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login