Igreja Paroquial de Salvaterra do Extremo / Igreja de Nossa Senhora da Conceição

IPA.00002485
Portugal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, União das freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo
 
Igreja paroquial quatrocentista e quinhentista. O campanário e o retábulo de talha dourada do altar-mor.
Número IPA Antigo: PT020505130026
 
Registo visualizado 373 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais estreita e alta, sacristia e torre sineira. Volumes articulados de disposição na horizontal, excepção do da torre sineira de disposição na vertical. Volumes rebocados e pintados a branco, excepto os da torre sineira, em pedra com aparelho almofadado, e a fachada principal. Cobertura em telhado de 2 águas prolongando-se o telhado da capela-mor sobre a sacristia em aba corrida. Torre sineira com cobertura plana. Fachada principal orientada a O.; na nave, ao centro, portal com impostas salientes ladeada por 2 colunas adossadas com entablamento que suporta uma janela de sacada com lintel em arco perfeito e guarda em balaustrada de granito. Remate em empena angular com cornija coroada por cruz latina. Volume da torre sineira com 1 janelo de rampa e 2 vãos com lintéis em arco perfeito com 2 sinos e coroado por cornija simples. Fachada S., cega no volume da torre sineira, tendo no da nave, ao centro, porta encimada por frontão interrompido por cruz adossada à fachada e 2 janelas de rampa gradeadas. Na capela-mor, 1 janela de rampa gradeada. Soco pintado a cinzento na nave e em pedra com aparelho almofadado e junta pintada a branco na capela-mor, remate em beiral. Fachada E. com 2 janelas gradeadas na capela-mor. Soco em pedra com aparelho almofadado e junta pintada a branco na capela-mor e pintado a cinzento na sacristia com remate em empena angular. Fachada N. com 1 porta e 2 janelos gradeados na sacristia, e na nave, 2 janelas de rampa gradeadas e 1 porta com lintel coroado por cornija simples. Soco pintado a cinzento e remate em beiral. Comum à totalidade dos vãos excepto os da fachada orientada a O. com lintéis rectos. Interior com piso em lajeado de granito e tecto tripartido de madeira. Coro-alto suportado por 2 colunas em granito e guarda em madeira. Do lado do evangelho, púlpito com mísula decorada. 2 Altares laterais encastrados na parede com 2 janelas de iluminação. Arco triunfal ladeado por 2 altares de topo, todos os vãos do arco triunfal e altares laterais com lintéis em arco perfeito com impostas e pedra de fecho salientes. Altar-mor com retábulos em talha dourada.

Acessos

Largo da Igreja

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 67/97, DR n.º 301 de 31 dezembro de 1997

Enquadramento

Urbano, isolado. Próximo localiza-se a Capela da Misericórdia.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Pêro Sanches (séc. 16). PINTORES - DOURADORES: José Ramos (séc. 18); Manuel Gomes Calado (séc. 18).

Cronologia

1229, 02 maio - a povoação recebe foral de D. Sancho II; 1260, 16 julho - no documento que divide as paróquias entre o bispado da Guarda e o Cabido da Egitânea, a igreja surge como pertencendo ao Bispado; 1320, 23 maio - bula do Papa João XXII concedendo a D. Dinis, por três anos, para subsídio de guerra contra os mouros, a décima de todas as rendas eclesiásticas do reino, sendo a igreja taxada em 179 libras, sendo a comenda taxada em 25 libras; pertence à Ordem de Cristo e integra o termo de Monsanto e o bispado da Guarda; séc. 15 - data provável da sua edificação; séc. 16 - construção do campanário, atribuível a Pêro Sanches; 1510 - recebe novamente foral de D. Manuel I; 1537, 10 Outubro - visitação de Fr. António Lisboa, sendo anotado o facto da caixa de damasco branco, oferecida pelo rei D. Manuel I, se encontrar em mau estado; a igreja tinha 17 varas de comprimento e 6,5 de largura, possuindo arco triunfal em pedra lavrada com as paredes revestidas a pintura mural, estando ladeado por retábulos colaterais revestidos de azulejo, o da esquerda dedicado a Santa Catarina e o da direita a São Sebastião; a capela-mor era mais alta um côvado, contento altar-mor, revestido a azulejo, possuía um tríptico com pinturas em muito mau estado e a escultura do orago; a capela-mor encontrava-se forrada a madeira e tinha, no lado esquerdo, sacrário embutido; o portal axial estava protegida por alpendre, assente em três colunas de pedra lavradas, com o interior ladrilhado, existindo um segundo alpendre no portal S., também suportado por colunas; o campanário encontrava-se separado do templo e tinha dois sinos; a paróquia possuía uma cruz de prata dourada, pertencente ao concelho, três cálices de prata, doados pelo concelho e uma custódia de prata com 6 marcos, surgindo, ainda, um turíbulo, seis castiçais, uma caldeirinha, várias campainhas e duas lâmpadas; existiam 5 vestimentas de cores diversas, um pálio e um frontal; 1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra a Diocese da Guarda; séc. 18 - douramento do retábulo-mor por Manuel Gomes Calado e José Ramos; 1724, 5 Junho - obras no valor de 446$000.

Dados Técnicos

Estrutura mista e paredes autoportantes.

Materiais

Pedra granítica, argamassa, reboco, madeira, ferro forjado, telha de meia cana.

Bibliografia

HORMIGO, José Joaquim M., Visitações da Ordem de Cristo em 1505 e 1537, Amadora, 1981; OLIVEIRA, Manuel, Guia Turístico de Portugal de A a Z, Lisboa,1990; CAMPOS, João Pires, CATANA, António Silveira, Triângulo Turístico do Concelho de Idanha-A-Nova, Edição da Junta de Freguesia de Monfortinho, Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e Direcção-Geral de Turismo.; HORMIGO, José Joaquim Mendes, Arte e Artistas na Beira Baixa, s.l., Janeiro 1998; SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74951 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; IGESPAR: IPPAR; CMIAN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; IGESPAR: IPPAR

Documentação Administrativa

IGESPAR: IPPAR; CMIAN

Intervenção Realizada

Comissão Fabriqueira: 1996 - restauro do telhado, tectos e pinturas.

Observações

Autor e Data

Luís Castro 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login