Ermida de São Bento

IPA.00024831
Portugal, Évora, Vila Viçosa, Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu
 
Arquitectura religiosa, quinhentista, barroca, rococó, neoclássica. Ermida de fundação quinhentista muito alterada em época barroca. Planta longitudinal escalonada composta por galilé, nave e capela-mor segundo modelo dos templos rurais alentejanos, com fachadas de grande austeridade contrastando com a riqueza decorativa do interior, totalmente revestido por pinturas murais, resultantes de duas campanhas decorativas uma dos inícios do séc. 18 outras já de finais do século - inícios do 19, de boa factura e rico programa iconográfico, destacando-se, na abóbada da nave, a composição erudita, barroca,de arquiteturas perspetivadas dando continuidade em trompe l'oeil à estrutura dos alçados; retábulos laterais e mor de mármore já rococó de transição para o neoclássico; paredes da capela-mor revestidas de azulejo de padrão e de fugura avulsa azul e branco compondo albarradas. Interior totalmente revestido de pinturas murais barrocas de boa factura e rico programa iconográfico; a campanha decorativa mural mais tardia respeitou a existente, com ela se harmonizando o que raramente acontece; igualmente a campanha retabulística marmórea, rococó, destruiu apenas parcialmente as pinturas murais (que decoravam o interior das capelas laterais) obtendo-se uma notável e pouco comum articulação entre ambos. Na sacristia talha para óleos encastrada em nicho murário.
Número IPA Antigo: PT040714030026
 
Registo visualizado 266 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, escalonada, composta por galilé, nave rectangular, capela -mor com sacristia adossada a N.. Volumes articulados, massas dispostas na horizontal com cobertura diferenciada em telhados de 2 águas. Fachada principal a O. com corpo da galilé mais baixo e estreito que o da nave, rasgado em cada alçado por arcada de volta perfeita. INTERIOR: nave com cobertura em abóbada de canhão totalmente revestida por pinturas murais figurativas com cenas alusivas ao orago e alegorias; em cada uma das paredes laterais rasgam-se três capelas em arcos de volta perfeira sobre pilastras, integralmente decorados por pinturas murais de motivos vegetalistas e putti; nas enjuntas dos arcos cenas de paisagem; retábulos em mármore preto e branco, de corpo único, com nichos de volta perfeita ou vergas contracurvadas, ladeados por colunelos com capitéis de folhagem; áticos conopiais ou de verga curva de vários perfis; mesas de altar rectangulares. Na parede O., do lado do Evangelho, púlpito de caixa circular de balaústres de ferro sobre colunelo e bacia de mármore; esta parede encontra-se integralmente revestida por pinturas murais, dispostas em três painéis figurando: do lado da epístola, São Bernardo, do lado do evangelho, Santo António e ao centro dois personagens com palmas de martírio envergando trajes civis. Arco triunfal de volta perfeita inteiramente revestido por pinturas murais de folhagens, enrolamentos e putti. Capela-mor com cobertura em abóbada de canhão sobre sanca; paredes revestidas de azulejo azul e branco de albarradas; de cada lado, ao centro, um janelão encontrando-se o do Evangelho entaipado; retábulo-mor de mármore de eixo tripartido e planta concâva, do lado do Evangelho porta de acesso à sacristia; esta apresenta na parede E. um nicho e volta perfeita integralmente decorado por pinturas murais de motivos vegetalistas; na parede fronteira porta para o exterior e do seu lado esquerdo, talha para óleos encastrada na caixa murária.

Acessos

Cabeço de São Bento.

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 233/2013, DR, 2.ª série, n.º 72 de 12 abril 2013 / ZEP Conjunta, Portaria n.º 527/2011, DR, 2.ª Série, n.º 88, de 06 maio 2011

Enquadramento

Rural, isolado em destaque num cabeço, a uma cota de c. de 431m, a N. da Vila com amplas panorâmicas sobre o aglomerado urbano (v. PT040714030042) e a Tapada Real (v. PT040714030018); nas imediações ficava o desaparecido Fortim de Caracena (v. PT040714030027). A poucas dezenas de metros para N. encontra-se Moinho de Vento (v. PT040714030103) e o Depósito de Água das Varandinhas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Declaração de rectificação nº. 467/2011, DR 2ª. Série, nº. 39 de 24 de Fevereiro 2011

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Antonio Freitas de Leal (restauro do séc. 20)

Cronologia

Séc. 16 - construção da ermida; 1584 - o Arquiduque Alberto aquando da visita a D. Catarina de Bragança, visita a ermida; Séc. 17 - arruinado aquando das Guerras da Restauração; 1701 - 1702 - reforma por iniciativa do tabelião Silvestres Mendes e do capelão da Capela Real, padre Manuel Vieira Velho; 1711 - provável data das pinturas murais; 1740, c. de - painel de azulejos; 1778 - 1782 - obras na capela-mor com colocação do actual retábulo-mor de mármore substituindo o primitivo de pintura mural; Séc. 18 - retábulos laterais; Séc. 18 - 19 - segunda campanha de pintura mural; Séc. 19 - derrubado um arco da plataforma a S.; doação da ermida ao padre Manuel Ferreira; denúncia da posse do imóvel por Caetano Alves em proveito de sua irmã Maria Cecília de Araújo e posterior transição de propriedade para o estado que procede à sua venda em hasta pública; 1820 - desbaste dos terrenos envolventes pelo Regimento de Cavalaria, nº 2, aproveitando-se a ermida para celebração de missa do Regimento; 1953 - 1954 - obras de restauro a despensas do Eng. Bento Charrua segundo projecto do Arq. António de Freitas Leal; foram apeadas as urnas existentes nos acrotérios da galilé, demolida a casa do ermitão junto à sacristia e restauradas as pinturas murais; 2004, 19 março - Proposta de classificação pela CM de Vila Viçosa; 2004, 01 julho - Informação favorável à classificação pelo IPPAR/DRÉvora; 2005, 29 setembro - Despacho de abertura do processo de classificação pelo Presidente do IPPAR; 2011, 24 fevereiro - Declaração de retificação n.º 467/2011 relativa à afetação do imóvel, DR, 2.ª série, n.º 39; 2012, 30 de março - Anúncio n.º 7004/2012, publicado no DR, 2.ª série, nº 65, de abertura do procedimento de classificação do imóvel; 2012, 17 abril - Proposta da DRCAlentejo para a classificação como MIP - Monumento de Interesse Municipal; 2012, 18 junho - Parecer da SPAA do Conselho Nacional de Cultura favorável à classificação como MIP.

Dados Técnicos

Materiais

Alvenaria de pedra e tijolo rebocada e caiada, mármore (portal), mármore branco e raiado de negro e mármore negro (retábulos e pavimentos nave e capela-mor), telha e xisto (coberturas exteriores), tijoleira de fabrico artesanal (pavimentos e capeamentos), ferro (catavento, grades janela, porta sacristia), madeira (portadas), bronze (sineta)

Bibliografia

ESPANCA, Padre Joaquim José da Rocha, Compendio de Noticias de Villa Viçosa, concelho da Provincia do Alemtejo e Reino de Portugal, Redondo, Tipografia de Francisco Paula Oliveira de Carvalho, 1892; ERICEIRA, Conde da, História de Portugal Restaurado, vol. IV, Lisboa, 1946; VIANA, Abel, Notas de Arqueologia Alto Alentejana, Lisboa, 1955; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, Lisboa, ANBA, 1978; IDEM, Ermida de São Bento, A Cidade de Évora, nº 56, s.d., pp. 110 - 112; ESPANCA, Padre Joaquim José da Rocha, Memórias de Vila Viçosa (1883), Cadernos Culturais da Câmara Municipal de Vila Viçosa, nº 30, 1986.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Rosário Gordalina 2006

Actualização

Rosário Gordalina 2007
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login