Capela de São Bento da Capeleira / Capela da Quinta do Oratório / Capela da Quinta do Alentejo

IPA.00024815
Portugal, Leiria, Óbidos, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa
 
Arquitectura religiosa. Capela de uma nave com coberturas em telhados de 2 águas e fachadas de alvenaria de pedra rebocada e caiada de branco. O interior, igualmente rebocado e pintado de branco tem um altar-mor com máquina retabular.
Número IPA Antigo: PT031012050061
 
Registo visualizado 243 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular orientada, composta por corpo único. Cobertura homogénea em telhado de duas águas. Todas as fachadas apresentam paredes de alvenaria de pedra, rebocada e caiada de branco com embasamento definido por barras pretas. Nos cunhais vêem-se gigantes cilíndricos rematados por coruchéus cónicos. Na fachada S. observa-se uma porta com ombreiras em cantaria chanfrada da primitiva construção. Fachada principal voltada a O., formando empena simples na qual se rasga um pórtico axial e, sobre esta, um janelão quadrangular, guarnecidos a cantaria. A capela é formada por dois volumes diferenciados: o primeiro que serve actualmente de nave e limitado aos vértices por gigantes. Na S., uma fresta. Adossado à parte posterior está o volume do trono, com uma fresta na fachada posterior a E.. INTERIOR: nave única, paredes de alvenaria de pedra, rebocada e caiada de branco, sem ornamentos; altar-mor com uma máquina retabular simples e um trono onde se encontra a imagem do padroeiro.

Acessos

Lug. da Capeleira, R. de São Bento

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, destacada. Fachada principal delimitada por muro, formando um adro. *1. A N. encontra-se adossada a casa do ermitão.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 15 / 16 - construção da primitiva ermida, de acordo com as memórias históricas redigidas em meados do século 19 "...de antiguidade mui remota, como se vê da sua construção (...) Nada tem de notável mais que a sua antiguidade, que, sem medo de errar, se pode levar a mais de quatrocentos anos."; séc. 18, 1ª. metade - a quinta foi adquirida por um rico proprietário proveniente do Alentejo, passando a tomar a designação de Quinta do Alentejo; 1834, até - ali se realizava a festividade da Oitava da Páscoa.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Pavimentos em tijoleira de barro e madeira; alvenaria de pedra; madeira nos travejamentos do telhado e telha mourisca

Bibliografia

TRINDADE, João (leitura, apresentação e notas de), Memórias Históricas e Diferentes Apontamentos Acerca das Antiguidades de Óbidos, 1985.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Capela anexa da colegiada de São Tiago de Óbidos. Esteve integrada no património imobiliário da Quinta do Oratório, assim conhecida por ter relação à Congregação do Oratório, a qual foi fundada por diversos padres, entre eles o Padre Francisco Gomes (natural de A dos Negros). Passou a designar-se Quinta do Alentejo por ter sido adquitida por um homem rico proveniente dessa província, eventualmente (primeira metade do século 18). A quando da morte desse rico lavrador, sem herdeiros, a propriedade foi deixada a Santa Cruz de Coimbra, com a condição desta instituição patrocinar a presença de três padres para leccionar, no Santuário do Senhor Pedra, as disciplinas de Retórica, Teologia Moral e Filosofia. Com o tempo esta clausula foi alterada, aceitando-se dois rapazes de Óbidos para se formarem em Coimbra, evitando a deslocação de sacerdotes para Óbidos.

Autor e Data

Sérgio Gorjão 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login