Capela de Santo Amaro da Sancheira Pequena

IPA.00024804
Portugal, Leiria, Óbidos, A dos Negros
 
Arquitectura religiosa oitocentista. Capela de planta longitudinal de nave única, capela-mor e sacristia. Coberturas de 1 e 2 águas.
Número IPA Antigo: PT031012010060
 
Registo visualizado 192 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal orientada E. O. composta por nave única, capela-mor com coberturas a duas águas; e sacristia e adossada a N., com cobertura a uma água continuando a da capela-mor; bem como um pequeno lavabo, também adossado a N. e com uma água pendente. Massa simples disposta horizontalmente; estrutura de alvenaria rebocada e caiada de branco com barras azuis. A fachada apresenta um pórtico de acesso simples, com ombreiras marcadas a cal, sobre esta um óculo oval. A empena compõe um frontão curvo rematado com beiral no sistema de beira e sobre-beira caiada.. A empena é rematada no vértice por uma cruz simples em pedra ou massa. Ao lado direito da fachada existe uma sineira de alvenaria, rematada com uma cruz simples e suportando uma sineta de pequenas dimensões. No embasamento da fachada lateral N. e da sacristia desenvolve-se um banco corrido de alvenaria. As coberturas são de telha Lusa, e os beirais assentam sobre uma cimalha quadrangular. Apenas se observam vãos de frestas e janelas na fachada N.; contudo a sacristia dispunha de uma fresta (a E.) que foi emparedada e serve de nicho de parede. INTERIOR: a nave e capela-mor tem tecto em laje de tijoleira e betão formando painéis de três tramos; capela-mor separada da nave com um arco de volta perfeita aberto na parede de alvenaria. À entrada do templo, ao lado direito, encontra-se uma pia de água benta e, à esquerda, o acesso ao coro. Outrora o coro foi em madeira, mas foi substituído na segunda metade do séc. 20 por uma laje de betão assente em dois pilares também em betão. A parte superior é guarnecida com uma balaustrada de madeira. Na nave, ladeando o arco da capela-mor, estão duas marcações de edículas onde se encontram as imagens do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora de Fátima. O pavimento da nave é em mosaico hidráulico com dois padrões: um que marca a passadeira central e outro que preenche os espaços de assistência. Acede-se à capela-mor por um degrau que define o presbitério. O pavimento é em laje antiga em pedra molianos, sobre o qual assenta um estrado de madeira forrado a alcatifa, onde se encontra o altar mor, composto por dois pilares em pedra e um tampo. O retábulo da capela-mor compõe-se apenas de três bases de cimento pintado, sendo que sobre a central se encontra mardado um arco de volta perfeita definindo uma pequena edícula. Nas bases encontram-se as imagens da Virgem com o Menino (esquerda), Santo Amaro (centro) e outra virgem com o Menino (direita). Da capela-mor acede-se à sacristia.

Acessos

Beco da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Isolado. Destacado por pequeno adro formado frente à fachada principal e delimitado por muro baixo.

Descrição Complementar

Existe um corredor que afasta a capela de outras casas que a cingem a E. e S. Em frente à capela forma-se um pequeno adro, sendo todo este espaço definido por um muro baixo. O adro é franqueado e é o terminus do Beco da.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

séc. 19 - construção por mandado da família proprietária da Quinta do Rolim (nas imediações do lugar).

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria de pedra e reboco, cobertura em laje de betão e telha lusa.

Bibliografia

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Paróquia: c.de 1950 - pavimentação e colocação de lajes de tijoleira e betão.

Observações

De acordo com tradições orais, as três imagens mais antigas foram doadas pela família proprietária da Quinta do Rolim.

Autor e Data

Sérgio Gorjão 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login