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Edifício e estrutura Estrutura Transportes Ponte / Viaduto Ponte pedonal / rodoviária Tipo arco
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Descrição
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| Ponte lançada de apenas um arco, sem talhamares e apoiada em afloramentos rochosos nas margens do rio. Arco com arquivolta de uma só fiada de aduelas paralelepipédicas. O preenchimento lateral e superior do arco é feito por blocos de pedra aparelhada, regular. Guardas ou parapeito de duas fiadas de blocos aparelhados formando ângulo pouco pronunciado. Pavimento granítico de construção recente. |
Acessos
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| EN 226-2 até Barcos. Daqui pela EM 514 até Carrazedo. Pela EM 520, até Granja do Tedo ao fundo da Povoação |
Protecção
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| Inexistente |
Enquadramento
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| Peri-urbano, em vale, isolado e destacado em zona de interesse paisagístico |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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| Transportes: ponte |
Utilização Actual
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| Transportes: ponte |
Propriedade
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| Pública: municipal |
Afectação
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| Sem afectação |
Época Construção
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| Séc. 17 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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| ARQUITECTO: David Álvares (1639). |
Cronologia
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| Séc. 02 a.C. - 01 - prováveis balizas cronológicas da sua construção, integrada na rede viária romana, servindo vias secundárias ou municipais (viae vicinales) *1; Época medieval - provável reconstrução da ponte; 1639, 23 dezembro - procuração passada a António Fernandes de Oliveira, para cobrar o dinheiro das fintas lançadas para a reconstrução da ponte, pelo mestre David Álvares; 1758 - é referida nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco Heitor Pereira de Miranda, como tendo um alto e grande arco. |
Dados Técnicos
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| Estrutura autoportante. |
Materiais
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| Estrutura em granito. |
Bibliografia
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| MONTEIRO, J. Gonçalves, Tabuaço, Tabuaço, 1991; ALMEIDA, Gustavo de, Ponte do Rio Tedo, in Correio de Tabuaço, Tabuaço, 15 Abril 2007, p. 12. |
Documentação Gráfica
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Documentação Fotográfica
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| IHRU: DGEMN/DSID |
Documentação Administrativa
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| IHRU: DGEMN/DSID |
Intervenção Realizada
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Observações
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| *1 - os itinerários romanos referem o rio Douro como sendo navegável por pequenas embarcações até Barca de Alva, sendo os rios importantes vias de comunicação na época, favorecendo a actividade comercial; as principais vias terrestres e fluviais destinavam-se assim a facilitar a comunicação entre o litoral e o interior do território, o acesso aos centros produtores e a deslocação de exércitos; as redes viárias principais eram completadas com inúmeras vias menores de importância local; nas proximidades pequena ponte granitica sobre o afluente do Tedo denominado Tedinho. |
Autor e Data
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| João Carvalho 1998 |
Actualização
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