Casa da Quinta do Prado

IPA.00002463
Portugal, Castelo Branco, Covilhã, União das freguesias de Covilhã e Canhoso
 
Casa de quinta beirã.
Número IPA Antigo: PT020503070016
 
Registo visualizado 523 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta longitudinal simples, regular, existindo coincidência entre o interior e o exterior. Disposição horizontalista das massas, cobertura em telhado de 2 e 3 águas. Fachada principal orientada a E. de 2 pisos sem elementos definidores, 3 panos contínuos rebocados e pintados a branco limitados por cunhais em granito com aparelho isódomo; rés-do-chão: 5 portas de 2 folhas almofadadas, 1 postigo gradeado, lintéis rectos e ombreiras em granito formando moldura à excepção de 2 portas rústicas; 1º andar: 5 janelas de guilhotina, 1 porta de 2 folhas com lintéis rectos e ombreiras em granito formando moldura. Ao centro, balcão alpendrado em granito com aparelho ciclópico com cobertura em madeira, colunas em tijolo revestido; no rés-do-chão e a eixo, entrada para a loja em arco de volta perfeita que se prolonga em abóbada. Do lado S. do alpendre, pedra de armas da família D. Maria José de Sousa Tavares de Sampaio. Pequena cruz no lado N. pontua a entrada da Capela privada, bem como, sino da Capela com a inscrição "Bernardo de Macedo mandou fazer em 1718". Remate em beiral e articulação interior/exterior de nível no rés-do-chão. Fachada S.: 1 piso, 1 pano rebocado e pintado a branco limitado por cunhais em pedra granítica à vista com aparelho isódomo, 2 janelas de guilhotina, lintéis rectos e ombreiras em granito formando moldura. Remate em empena angular. Fachada O.: 1 piso, 1 pano rebocado e pintado a branco, 3 postigos ao nível do rés-do-chão para ventilação da cave, 1 porta almofadada e 8 janelas de guilhotina, comum aos vãos o lintel recto e ombreiras em granito formando moldura. Remate em cornija e articulação interior/exterior de nível. Fachada N.: 1 piso, 1 pano rebocado e pintado a branco com alpendre de madeira suportado por colunas de madeira pintada, 2 janelas de guilhotina, 2 portas de 2 folhas almofadadas, lintéis rectos e ombreiras revestidas a madeira pintada. Remate em empena angular e beiral, a articulação interior/exterior em desnível, vencido por 4 degraus exteriores. Interior com tectos de madeira, sendo o da sala de jantar mais alto e octogonal. Capela abobadada com altar em madeira, 1 nicho central e 2 laterais.*1.

Acessos

EN 18 e EM Canhoso / Tortosendo, 1 km da Covilhã, junto à Quinta da Várzea, perto de Boidobra. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,294689, long.: -7,477498

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, na planície. Próximo localiza-se a Quinta da Várzea.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 - Época da sua edificação; séc. 18 - pertenceu a um Feudo da ordem Militar de Malta, possuindo por isso, direito de asilo a fugitivos à justiça; Séc. 18 / 19 - pertence a Valério Gomes Correia, homem que introduziu o tear mecânico (vapor) na região; 1997, 12 setembro - Despacho de homologação como Interesse Municipal, do Ministro da Cultura; 2021, 04 maio - publicação do arquivamento do procedimento de classificação da Quinta do Prado, em Anúncio n.º 88/2021, DR, 2.ª série, n.º 86.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito, reboco, argamassa, madeira, telha de meia cana

Bibliografia

LEAL, Pinho e outros, Portugal Antigo e Moderno, dicionário corográfico, Covilhan, Lisboa, 1874; SILVA, José Aires da, História da Covilhã, (1870 - 1970) centenário da Cidade, Lisboa, 1970; NUNES, António Pires e RIBEIRO, João Henriques, Castelo Branco e sua região: história, arte, etnografia, Coimbra, 1980; FRAZÃO, A. C. Amaral, Novo dicionário Corográfico de Portugal, Porto, 1981; GALHANO, Fernando e OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, Arquitectura Tradicional Portuguesa, Lisboa, 1992; Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Covilhã, Lisboa - Rio de Janeiro, s.d.; PROENÇA, Raul, Guia de Portugal - 3º volume, Beira - II tomo ( Beira Baixa e Beira Alta), 2º edição, Lisboa;

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMC

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; IGESPAR: IPPAR

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; IGESPAR: IPPAR

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1997 / 1998- recuperação interior da Capela

Observações

*1: Descrição interior existente no processo de classificação; *2: não foi possível acesso ao interior devido a ausência prolongada do proprietário; *3: inicialmente a casa seria em granito tosco e mais tarde rebocada, excepto as cantarias das portas, janelas, pilastras que seccionam a fachada principal e cunhal entre as fachadas S. / E..

Autor e Data

Luís Castro 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login