Cruzeiro dos Centenários de Valença

IPA.00024625
Portugal, Viana do Castelo, Valença, União das freguesias de Valença, Cristelo Covo e Arão
 
Marco comemorativo da celebração do centenário da Nacionalidade, construído na década de 60 do séc. 20. Possui planta quadrada e corpo bastante baixo, visto ter uma base, circular, baixa, quase escondida pelo plinto, paralelepipédico, que tem na face frontal inscrição alusiva à efeméride, o soco ser de um só degrau, e ter a coluna igualmente muito baixa. A coluna é monolítica e tem capitel paralelepipédico, tendo em cada uma das faces escudo de Portugal.
Número IPA Antigo: PT011608150135
 
Registo visualizado 115 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Comemorativo  Cruzeiro comemorativo  Cruzeiro dos Centenários  

Descrição

Sobre soco de planta quadrangular de um degrau, assenta o cruzeiro, composto por base circular baixa, plinto paralelepipédico, tendo na face frontal inscrição em três regras, com as letras metálicas afixadas, muitas delas já inexistentes, coluna monolítica, baixa, e capitel também paralelepipédico, possuindo em cada uma das faces o escudo de Portugal saliente, com as cinco quinas dispostas em cruz.

Acessos

Valença, Largo Dr. José Maria Rodrigues. WGS84 (graus décimais) lat.: 42,030646; long.: -8,645195

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção das Fortificações da Praça de Valença do Minho (v. IPA.00003527)

Enquadramento

Urbano, isolado, no interior da Praça militar, junto à principal via do antigo núcleo medieval e na proximidade do local onde se deveria localizar a principal porta da muralha que protegia a urbe. Insere-se numa plataforma adaptada ao declive do terreno, sob a qual se construíram sanitários públicos com acesso pela Rua do Olival, delimitada em duas das faces por guarda de cantaria formada por pequenos pilaretes. A plataforma constitui espaço ajardinado, com quatro canteiros poligonais, relvados, pontuados por arbustos e uma árvore de grande porte, separados por caminhos, centrados pelo cruzeiro e delimitados por baixo gradeamento de ferro composto por semicírculos entrecortados. Em frente, ergue-se o edifício da Caixa Geral de Depósitos (v. IPA.00020142) e nas imediações a Câmara Municipal (v. IPA.00009009).

Descrição Complementar

Na face frontal do plinto paralelepipédico existe a inscrição: "XL ANIV[ER]SÁRI [O] [DA REVOL]UÇ[Ã]O [NA]C[IO]NAL 1940".

Utilização Inicial

Comemorativa: cruzeiro dos Centenários

Utilização Actual

Comemorativa: cruzeiro dos Centenários

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1966, 30 novembro - data de projeto para o cruzeiro, com pequeníssimas alterações relativamente ao que viria a ser construído *1; 18 dezembro - descerramento do padrão comemorativo da 40 aniversário da Revolução nacional em frente ao edifício da Caixa Geral de Depósitos.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito; inscrição com letras metálicas.

Bibliografia

NEVES, Augusto Pinto - Valença entre a História e o Sonho. Valença: 2003.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Segundo este desenho, existente nos Arquivos da DGEMN, o soco sobre o qual assentava o cruzeiro possuía ligeira inclinação a partir do centro da mesma e a inscrição tinha na terceira regra "1120 - 1966".

Autor e Data

Paula Noé 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login