Chafariz da Praça da República

IPA.00024624
Portugal, Viana do Castelo, Valença, Ganfei
 
Chafariz central construído provavelmente no séc. 17, deslocado do primitivo local de implantação e recentemente recolocado no mesmo. Apresenta certa riqueza decorativa e dinamismo, pela feição poligonal resultante da conciliação das formas quadradas com as curvas, desde a planta do soco, à do tanque, polilobada, e das próprias taças, a inferior polilobada, e a superior quadrangular, mas fechada por plinto piramidal adelgaçado, rematando em coruchéu quadrangular vegetalista, num claro esquema piramidal. Destaca-se ainda pela conjugação de taça inferior aberta, com oito bicas carrancas e a superior fechada, com quatro.
Número IPA Antigo: PT011608150134
 
Registo visualizado 315 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo centralizado

Descrição

No centro de plataforma quadrangular disposta ao nível do pavimento da praça, dispõe-se soco de planta quadrado com as zonas centrais salientes e curvas, formado por dois degraus escalonados, sobre o qual assenta o tanque, igualmente de planta polilobada, composto por lajes colocadas ao alto, unidas com argamassa, com várias molduras na base e bordo saliente, superiormente plano e exteriormente bojudo. Do meio do tanque, eleva-se plinto paralelepipédico, tendo em cada uma das faces almofada rectangular, sobre o qual assenta base e pedestal troncopiramidal, ornado em cada uma das faces por almofada côncava de topos curvos, encimado por várias molduras geométricas. Sobrepõem-no taça quadrangular com a zona central de cada uma das faces curva e bastante saliente, onde se dispõem bicas carrancas, e nos ângulos da mesma outras bicas carrancas, mais pequenas, todas elas interligadas por molduras que circundam a taça, inferior e superiormente, estas últimas mais salientes e formando já o bordo, boleado. Sobre a taça, eleva-se um outro plinto, de faces côncavas e uma outra taça, mais pequena, quadrangular, de faces almofadadas e com bicas carrancas, fechada por plinto piramidal, com almofadas marcadas por sulco, que suportam o remate, quadrangular e superiormente achatado, ornado de elementos vegetalistas.

Acessos

Ganfei

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção das Fortificações da Praça de Valença do Minho (v. PT011608150003)

Enquadramento

Urbano, isolado, no interior da Praça militar, no cruzamento dos percursos procedentes das quatro portas da mesma, no centro de uma das principais praças da vila - o centro nevrálgico da distribuição de fluxos, pavimentada a calhau rolado, e na proximidade do local onde se erguia a principal porta da muralha medieval que protegia a urbe. Fronteiro, ergue-se o edifício da Câmara Municipal (v. PT011608150046) e outros edifícios de interesse arquitectónico.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - Provável construção do chafariz para o claustro do Convento beneditino de Ganfei (v. PT011608080006); 1941, Abril - após o concurso público, a Câmara de Valença adjudicou à firma valenciana Gomes e Cruz, pela importância de 21.593$45, os trabalhos de reparação e embelezamento da Praça da República e Rua Conselheiro Lopes da Silva; 1960 - a fonte do claustro foi comprada por Antenor Patino que a deslocou para a sua casa no Estoril; 1960 - a Direcção Geral do Ensino Superior e Belas Artes oficiou a Câmara para a mesma notificar o proprietário da Quinta do Convento de Ganfei, para repor os elementos retirados no seu primitivo lugar, visto considerar-se a venda da fonte e outros elementos nula e ilegal; posteriormente, implantou-se a fonte no centro da Praça da República; 2007, junho - apeamento do chafariz e respetiva transferência para o seu local de origem, o claustro do Mosteiro de Ganfei (v. IPA.00005244).

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura de cantaria de granito; bicas de bronze.

Bibliografia

NEVES, Manuel, Augusto Pinto - Valença. Das origens aos nossos dias. Valença: 1997; NEVES, Manuel, Augusto Pinto - Valença entre a História e o Sonho. Valença: 2003.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login