Tulha dos Cabrais / Ecomuseu do Zêzere

IPA.00002460
Portugal, Castelo Branco, Belmonte, União das freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre
 
Tulha quinhentista e seiscentista, transformada em espaço museológico, de planta rectangular, com aprelho isódomo, de granito, com cobertura a quatro águas, apresentando o interior seis pilares de granito, a sustentar a cobertura em vigamento de madeira.
Número IPA Antigo: PT020501010010
 
Registo visualizado 368 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Armazenamento e logística  Celeiro  Celeiro senhorial  

Descrição

Planta rectangular, simples, regular, massa simples de disposição horizontalista. Cobertura em telhado de quatro águas. Fachada principal orientada, com um pano em pedra com aparelho isódomo, dois janelos gradeados com lintel recto e ombreiras em formando moldura, uma porta de duas folhas em ferro com lintel em arco abatido encimado por frontão interrompido por pedra de armas dos Condes de Belmonte. Articulação interior / exterior em desnível, vencido por duas rampas laterais com guarda em lajeado de granito. Fachada S. cega, em pedra de aparelho isódomo. Fachada O. com um pano em pedra com aparelho isódomo. Fachada N. com um pano em pedra com aparelho isódomo, um janelo gradeado com lintel recto e ombreiras em granito formando moldura. O edifício é rematado, em toda a sua extensão, por cornija. INTERIOR com espaço único, iluminação assegurada pelos vãos praticados nas fachadas, tecto correspondente às quatro águas suportadas por asnas de madeira que descarregam em seis pilares de granito. Paredes rebocadas e pintadas a branco, sendo o piso em lajeado de granito. Vários painéis e tanques de água reconstituem o ecossistema do rio nas suas várias fases. Zona de audiovisuais e, à esquerda da entrada, sanitários e pequena galeria de exposições temporárias.

Acessos

Rua Pedro Alvares Cabral, n.º 131. WGS84 (gruas decimais) lat.: 40,358137, long.: -7,351783

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IM - Interesse Municipal, Despacho de 28 agosto 1997 do Ministro da Cultura)

Enquadramento

Urbano, isolado, a meia encosta, encontra-se mesmo junto ao principal eixo viário que atravessa a povoação, pavimentado a paralelepípedos. Próximo, localizam-se o Edifício da Câmara Municipal (v. PT020501010011) e a Casa dos Condes (v. PT020501010008).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Armazenamento e logística: celeiro

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 / 17 - período da sua edificação; séc. 18 - passa a celeiro da família Cabral; as rendas eram armazenadas no local até ao séc. 19; 1910 / 1920 - foi riscado o Brasão a pico; 1954 - ainda era usado como celeiro; 1997 - projecto de recuperação do imóvel, visando a instalação do Ecomuseu do Zêzere; 1999 - 2000 - instalação no local do Ecomuseu.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes e estrutura mista.

Materiais

Pedra granítica, argamassa, madeira, ferro forjado, telha de meia cana, reboco.

Bibliografia

GARCIA, Maria Antonieta, Os Judeus de Belmonte: os caminhos da memória, Lisboa, 1993; MARQUES, António Augusto da Cunha, Belmonte - Estudo analítico, Belmonte, 1996; TAVARES, Joaquim Cardoso, Subsídios para uma monografia da Vila de Belmonte, Belmonte, 1974.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; IGESPAR: IPPAR; CMB

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; IGESPAR: IPPAR; CMB

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; IGESPAR: IPPAR; CMB

Intervenção Realizada

CM de Belmonte: 1999 / 2000 - recuperação do espaço para a instalação do Ecomuseu do Zêzere, procedendo à recuperação das coberturas e dos muros, onde estavam mais deteriorados; criação de sanitários, recepção, zona de audiovisuais e pequena galeria de exposições temporárias.

Observações

Autor e Data

Luís Castro 1998

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login