Casa dos Condes / Biblioteca e Arquivo Municipal de Belmonte / Museu dos Descobrimentos

IPA.00002456
Portugal, Castelo Branco, Belmonte, União das freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre
 
Casa nobre maneirista, de planta rectangular e evoluindo em três pisos, rasgado por vãos simples. Coberturas interiores de madeira. Escudos dos Condes de Belmonte. Sofreu obras de remodelação para adaptação a biblioteca e arquivo.
Número IPA Antigo: PT020501010008
 
Registo visualizado 484 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular, composta, regular existindo coincidência entre o interior e o exterior. Volumes articulados de disposição de massas na horizontalidade. Cobertura em telhado de duas águas. Fachada principal orientada a NO., com dois pisos definidos por faixa em granito, um pano em pedra com aparelho almofadado, limitado por pilastras. Primeiro piso com um portão de duas folhas em ferro com lintel em arco abatido em granito, material comum às ombreiras e encimado por escudo dos Condes de Belmonte, uma porta de duas folhas, um janelo gradeado, ambos os vãos com lintéis rectos e ombreiras em granito, formando moldura. No segundo piso, quatro janelas de guilhotina, comum aos vãos os lintéis rectos encimados por cornija simples em granito, material comum às ombreiras e lintel, formando moldura. Estes vãos possuem avental e pedra saliente ao nível do piso inferior *1. Remate em cornija de granito, articulação interior / exterior em desnível, não existindo qualquer meio de vencer esse desnível *2. Fachada SO. com três pisos sem elementos definidores, um pano rebocado, um balcão com guarda em lajeado de granito que dá acesso a uma porta de duas folhas que, corresponde, no terceiro piso, a uma janela de duas folhas, ambos os vãos com lintéis rectos e ombreiras em granito, formando moldura. Remate em cornija. Articulação interior / exterior em desnível, vencido por escadaria exterior. Fachada SE. com três pisos sem elementos definidores, um pano em parte rebocado e no restante em pedra com aparelho rústico, uma porta de duas folhas que dá acesso à cave, uma porta de duas folhas ao nível do primeiro andar, um janelo na cave, três e quatro janelas de duas folhas no primeiro e segundo piso respectivamente, comum aos vãos os lintéis rectos e ombreiras em granito, formando moldura. Remate em beiral, sendo a articulação interior e exterior de nível. Fachada NE. com três pisos sendo apenas um visível, com um pano rebocado e pintado a branco limitado por pilastras e cunhal, três janelas de guilhotina com lintéis rectos e ombreiras em granito formando moldura, remate em empena angular. INTERIOR com espaços diferenciados, iluminação assegurada pelos vãos praticados nas fachadas, pé-direito correspondente aos andares, tectos planos em madeira, pisos em madeira, sendo em alguns locais em laje aligeirada de granito, articulação entre os corpos aparente.

Acessos

Rua Pedro Alvares Cabral, n.º 68. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,358526, long.: -7,350982

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IM - Interesse Municipal, Despacho de 28 agosto 1997 do Ministro da Cultura)

Enquadramento

Urbano, flanqueado, a meia encosta. Ergeu-se junto ao principal eixo viário da povoação, pavimentado a paralelepípedos. Próximo, localizam-se o edifício da Câmara Municipal (v. PT020501010011), a Tulha dos Cabrais (v. PT020501010010) e a Igreja Matriz (v. PT020501010019).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Cultural e recreativa: biblioteca / Cultural e recreativa: arquivo / Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18 / 19 / 21

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 15, final - construção da casa; séc. 18 - séc. 19 - reforma do edifício; 1806 - criado o título de Conde de Belmonte; 1854 - remodelação da casa; 1862 - a casa passou dos Cabrais para os Condes de Belmonte; colocação do escudo dos Condes de Belmonte no portão principal; 1892 - remodelação da casa; 1997 - projecto para a recuperação do edifício; 2013, 04 julho - instalação da Biblioteca Municipal de Belmonte no edifício, após obras de recuperação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes e estrutura autoportante.

Materiais

Pedra granítica, argamassa, madeira, ferro forjado, telha de meia cana, reboco, betão

Bibliografia

MARQUES, António Augusto da Cunha, Belmonte - estudo analítico, Belmonte, 1996; TAVARES, Joaquim Cardoso, Subsídios para uma Monografia da Vila de Belmonte, Belmonte, 1974.

Documentação Gráfica

CMBelmonte

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID; IGESPAR: IPPAR; CMBelmonte

Documentação Administrativa

IGESPAR: IPPAR; CMB

Intervenção Realizada

Observações

*1 - é possível que essas janelas fossem de sacada uma vez que existe já a sacada em granito, as ombreiras sejam uma pedra única que se prolonga até à soleira e só mais tarde, fechadas com uma pedra, avental; *2 - resultado do abaixamento do nível da rua que estabelecia o acesso de nível; *3 - existe um pré-acordo para aquisição por parte da Câmara Municipal para aí instalar um Museu; *4 - foi segunda residência da família Cabral para substituir o Paço do Castelo que havia sido destruído por um incêndio.

Autor e Data

Luís Castro 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login