Fonte da Rua da Fonte

IPA.00002453
Portugal, Castelo Branco, Fundão, União das freguesias de Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo
 
Fonte de mergulho medieval, de planta quadrada, com fachada simples, composta por arco de volta perfeita, com o interior abobadado, contendo um tanque simples. O acesso ao imóvel é descendente, ficando abaixo do nível da via, assegurado por alguns degraus.
Número IPA Antigo: PT020504040019
 
Registo visualizado 583 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo mergulho

Descrição

Planta quadrada, simples, regular, massa simples e cobertura plana. Fachada principal voltada a NE. possui vão com lintel em arco perfeito, com uma data esculpida na pedra de fecho. Remate em cornija simples e continua nas fachadas SE. e NO., esta encimada por três blocos graníticos rematados superiormente por meia esfera. Acesso ao tanque assegurado por três degraus, sendo o interior coberto por abóbada de berço. Ao centro, depósito de água onde são mergulhados os vasilhames.

Acessos

Rua da Fonte. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,137539, long.: -7,516953

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 67/97, DR, 1.ª Série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997 *1

Enquadramento

Urbano, isolado, num pequeno largo, próximo localiza-se a Capela de Nossa Senhora do Amparo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Época medieval

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época medieval - período da sua edificação; 1994 - pedido de classificação *1; 1996 - Despacho do Ministro da Cultura para eventual classificação.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Pedra granítica.

Bibliografia

DUARTE, Carlos e LAMAS, José, DGPU - Plano geral de urbanização da área territorial da Cova da Beira - Concelho do Fundão - Estudo do Património Urbanístico, Arquitectónico e Arqueológico, Estudos de planeamento e Arquitectura, L.da, 1985; SILVA, Joaquim Candeias da, O Concelho do Fundão através das Memórias Paroquiais de 1758, Fundão, 1993; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71031 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; DGEMN/DREMC; IGESPAR: IPPAR

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC; IGESPAR: IPPAR

Intervenção Realizada

Observações

*1 - tem uma classificação conjunta com a Fonte Figueiredo (v. PT020504040020), classificação pedida pelo Presidente da Fábrica da Igreja, Padre Casimiro Mendes Serra e Presidente da Junta de Freguesia, António Albino Carvalho.

Autor e Data

Luís Castro 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login