Casa do Paço das Donas

IPA.00002451
Portugal, Castelo Branco, Fundão, União das freguesias de Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo
 
Casa nobre manuelina, de planta rectangular com dois pisos com diferenciação funcional. Cobertura homogénea a quatro águas. Acesso ao piso superior através de escadaria de dois lanços com igual direcção, patamar intermédio e guarda de cantaria com arranque ondulado. Portal em arco abatido decorado por quadrifólios. Janela em arco conopial. Janela de ângulo com vãos em arco pleno e mainel. Vãos decorados por colunelos de capitel composto pela sobreposição de motivos entrançados e de base múltipla; remate com arco em cortina decorado por cogulhos. Janela de lintel recto e moldura simples prolongada na parte inferior. Remate em beirado triplo.
Número IPA Antigo: PT020504140008
 
Registo visualizado 515 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular, com disposição horizontalista das massas e cobertura homogénea a quatro águas. Fachada principal voltada SO. com dois registos, o primeiro marcado por escadaria de dois lanços com igual direcção, patamar intermédio e guarda de cantaria com arranque ondulado, integrando portal em arco pleno ladeado por dois contrafortes marcados por pilastras duplas. Sob o patamar intermédio, existe pilastra simples. Surgem dois vãos, porta de perfil recto e pequena janela. No segundo registo, portal em arco abatido com duas arquivoltas decoradas com quadrifólios, assentes em dois colunelos com capitel decorado por sobreposição de motivos entrançados e base múltipla, sendo rematado por arco em cortina com três cogulhos. Pedra de armas lateral *1, janela em arco conopial com duas arquivoltas e colunelos idênticos aos do portal, rematada por arco em cortina com três cogulhos e duas folhas de acanto, com caixilharia de guilhotina integrando pinázios curvos. Janela de ângulo inscrita em moldura rectilínea com mainel, vão em arco pleno com duas arquivoltas e colunelos laterais de decoração idêntica aos anteriores, rematada por arco em cortina com cinco cogulhos. Duas janelas de lintel recto e moldura simples prolongada na parte inferior. Remate em beirado triplo. Alçado NO. com dois registos, o primeiro cego e o segundo com três portas de perfil recto. Varanda alpendrada em madeira com balaústres estilizados. Remate em beirado triplo. Alçado SE. com dois registos, com janela de ângulo no segundo. Remate também em beirado triplo. Alçado NE. com dois registos, o primeiro com terraço alpendrado de colunas toscanas. Existência de gárgula de canhão estriada e escadaria de um lanço de degraus e desprovida de guarda. No segundo registo, varanda alpendrada em madeira com balaústres estilizados. Remate em beirado triplo. INTERIOR de dois pisos com diferenciação funcional. Capela de planta quadrada com contrafortes diagonais rematados por gárgulas zoomórficas. Possui porta de lintel recto no lado O. e fresta em arco pleno no lado S.. Apresenta platibanda em calcário, alternadamente estriada e almofadada, apresentando sequências de cabeças de anjo, jarrões e bustos; a platibanda é ainda ritmada por pináculos cúbicos decorados por cabeças de anjo e jarrões e possui remate ondulado com grotescos. Sobre cada contraforte observa-se pináculo piramidal decorado por florões.

Acessos

Largo da Igreja, Travessa do Paço. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,131299, long.: -7,474440

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 129/ 77, DR n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Urbano, isolado, situa-se em terreno plano, parcialmente murado. Pequeno portão encimado por inscrição de 1688, na proximidade da Igreja Matriz (v. PT020504130030) setecentista e respectiva torre sineira isolada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - provável construção do Paço e da Capela dos Morgados de Pancas, anexa à Igreja Matriz, propriedade da família do Cardeal de Alpedrinha D. Jorge da Costa.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria, aparelho isódomo; revestimento inexistente; madeira; telha de canudo.

Bibliografia

SALVADO, António, Elementos para um Inventário Artístico do Distrito de Castelo Branco, Castelo Branco, 1976; ALMEIDA, José António Ferreira de, dir., Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; NUNES, António Pires, Castelo Branco e a sua Região, Coimbra, 1980; DIONÍSIO, Sant'Ana, Guia de Portugal, Lisboa, 1984; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72311 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Proprietário: 1988 - obras de restauro, conservação e renovação do exterior e interior.

Observações

*1 - pedra de armas em calcário e de colocação recente, com escudo partido com dois lobos sobrepostos no lado dextro e duas serpentes no lado sinistro, com lobo por timbre.

Autor e Data

Margarida Conceição 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login