Missão Jesuíta da Santíssima Trindade de Paraná

IPA.00024505
Paraguai, Itapúa, Trinidad, Trinidad
 
Arquitectura religiosa e educativa, do séc. 18. Missão jesuíta.
Número IPA Antigo: PY921329000001
 
Registo visualizado 152 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Religioso  Missão  Missão  Companhia de Jesus - Jesuítas

Descrição

Planta retangular irregular, composta por igreja no extremo esquerdo, de planta longitudinal, com uma nave e capelas laterais intercomunicantes, antecedida por galilé, transepto inscrito e capela-mor mais estreita, e pelo corpo do Colégio, desenvolvido em torno de um amplo pátio, de volumes articulados e atualmente sem coberturas. Fachadas em cantaria ou alvenaria vermelha. IGREJA com fachada principal virada a N., interiormente com pavimento cerâmico e estrados laterais de circulação. A capela-mor possui vestígios do arranque da abóbada. Conserva a antiga pia baptisma, de taça circular, exteriormente decorada, um pulpito esculpido e o portal da sacristia. Sob a igreja existe cripta, visitável. Lateralmente, o transepto termina em empena. O pátio é circundado por arcos de volta perfeita sobre pilares quadrangulares. Sobre plataforma de vários degraus, ergue-se a torre quadrangular, de estrutura possante, rematada por dupla cornija espaçadas, e por possantes plintos nos cunhais; em cada uma das faces é rasgada superiormente por dois vãos quadrangulares e na principal por portal de verga reta que interrompe os degraus da plataforma. Em frente da igreja erguem-se ruínas de antigas estruturas, dispotas regularmente, algumas com arcos.

Acessos

Encarnacion, pela estrada N.º 6 na direcção Ciudad del Este, depois por uma estrada bem assinalada

Protecção

Património Mundial - UNESCO, 1993 *1

Enquadramento

Rural, isolado. Implanta-se numa colina, a 38 quilómetros a nordeste de Encarnación, na área do rio Paraná.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: missão

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Juan Bautista Prímoli (1706).

Cronologia

1706 - criação e construção da missão Jesuíta da Santíssima Trindade de Paraná, com projeto do arquiteto Juan Bautista Prímoli; 1728 - a missão de Santísima Trindade contava com uma população de 3000 indígenas guaranis; o declínio da influência dos jesuitas na área fez com que fosse abandonada, ficando o complexo em ruínas; 1768 - ordenada a expulsão dos jesuítas, por parte de Carlos III de Espanha; séc. 20 - redescoberta da missão; 1993 - inscrição conjunta com a missão de Jesús de Tavarangue e classificados como Património Mundial, Região Latinoamérica e Caraíbas (Paraguai); Critérios: (iv)Referência: 648.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria e cantaria de pedra.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/La_Santísima_Trinidad_de_Paraná, maio 2011; http://pt.wikilingue.com/es/Missão_jesuítica_de_Santísima_Trinidad_do_Paraná, maio 2011; http://serturista.com/paraguay/santissima-trinidad-de-parana-ruinas-en-paraguay, maio 2011; http://whc.unesco.org/en/list/648, maio 2011; http://www.worldheritagesite.org/sites/lasantisimatrinidad.html, maio 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20 / 21 - intervenção arqueológica e restauro dos edifícios da missão, respeitando o tecido antigo e materiais.

Observações

EM ESTUDO. *1 - Classificada conjuntamente com a Missão Jesuíta de Jesus de Tavarangue (v. PY921329000002). *2 - A missão possuía uma estrutura urbana completa, com grande praça central, ao redor da qual se dispunham os edifícios: a igreja, pátio, cozinha e campanário, pequena igreja do colégio, uma escola, dois cemitérios, dois tipos de habitação, uma para os missionários e outra para a população Guarani convertida ao catolicismo.

Autor e Data

Sofia Diniz 2006

Actualização

Manuel Freitas (Contribuinte externo) 2012
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login