Fonte de Mergulho do Goducho

IPA.00002450
Portugal, Castelo Branco, Fundão, Soalheira
 
Fonte de mergulho gótica, de planta rectangular e com vão em arco quebrado, com cobertura de berço quebrado. Coroamento recto com pináculos em forma de merlões piramidais.
Número IPA Antigo: PT020504250011
 
Registo visualizado 475 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo mergulho

Descrição

Fonte de planta rectangular, com a superifície parietal delimitada por cunhais, rasgada por vão em arco quebrado, protegido por pequeno parapeito. Coroamento recto com merlões piramidais. Cobertura interior com abóbada de berço quebrado.

Acessos

Rua da Fonte do Goducho

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Edital n.º 1084/2010, de 12 outubro 2010, DR, 2.ª Série, n.º 211, de 29 outubro 2010

Enquadramento

Urbano, na periferia de aglomerado, rural, inserido em muro de alvenaria de granito, paralelo ao caminho público e com acesso abaixo do nível do solo, definido por muros de suporte que configuram plataforma rebaixada de planta rectangular, com um lanço de degraus. Proximidade de construção agrícola de betão.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 14 / 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 14 - 16 - hipotética edificação da fonte; séc. 20, 2ª metade - colocação de guarda em granito; 1980, 12 agosto - proposta de classificação pela Direção-Gerald e Tursimo; 19 setembro - parecer a propor a classificação como Valor Concelhio; 23 setembro - Despacho de homologação da classificação pelo Ministério da Cultura; 2010, 26 junho - pedido à CMFundão para concluir o procedimento.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria; aparelho isódomo; revestimento inexistente.

Bibliografia

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71613 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Margarida Conceição 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login