Fortaleza de Mogador

IPA.00024407
Marrocos, Marrakech-Tensift-AlHaourz, Essaouira, Essaouira
 
Arquitectura militar, quinhentista. Fortificação com estruturas de diferentes épocas construtivas, com cerca de planta irregular, com paramentos aprumados, terminados em parapeito liso, de ameias ou, nos troços mais modernos, em cordão, merlões e canhoneiras, reforçadas por torres e cubelos prismáticos. As portas são em arco simples ou, nos troços modernos, sobre pilastras e terminadas em frontão. A partir de um ângulo da cerca, desenvolve-se bateria com canhoneiras e merlões, terminada em torre circular.
Número IPA Antigo: MA910804000001
 
Registo visualizado 264 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Militar  Fortaleza    

Descrição

Fortificação composta por estruturas cronologicamente díspares, nomeadamente uma cerca quinhentista e uma bateria moderna, avançada no mar, sobre os afloramentos rochosos, delimitando a baía por O.. A cerca urbana apresenta planta irregular, com muralhas de paramentos aprumados, terminados em parapeito liso, em alguns troços sobre cordão, ou de ameias, reforçadas por várias torres e cubelos, prismáticos, interiormente interligadas por adarve. Destacado-se a torre no ângulo SE., rasgada por várias frestas, terminada em parapeito liso e de ameias, com guaritas cilíndricas nos cunhais e coberta por telhado de quatro águas. A partir desta torre, desenvolve-se para O. cortina com paramentos aprumados, terminados em cordão e merlões e canhoneiras, constituindo o troço mais a O. uma ponte sobre o mar, com arcos de volta perfeita, um deles encimado por brasão, reforçados por talha-mares prismáticos. Sensivelmente a meio rasga-se porta fortificada, a porta da marina, com arco de volta perfeita sobre pilastras, terminada em frontão triangular sobre entablamento, ladeada por duas guaritas cilíndricas. Exteriormente a cobertura do trânsito é em telhado de quatro águas, de telha verde, existindo escada entre esta e o remate da porta. A partir do ângulo SO., desenvolve-se bateria terminada em torre de planta circular, rematadas em cordão e parapeito de merlões e canhoneiras, onde se dispõem bocas de fogo, exceto na face E. da bateria, que termina em parapeito liso. A torre circular possui ainda três guaritas cilíndricas.

Acessos

Essaouira

Protecção

Património Mundial, UNESCO - 2001

Enquadramento

Marítimo, na costa atlântica de Marrocos, tendo adossado interiormente algumas construções, adaptando-se ao declive do terreno. A S. desenvolve-se o porto, tendo-se construído uma barra a partir da bateria moderna. A O. da mesma existe ilhéu com fortificação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Militar: fortaleza

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1506 - construção da fortificação por forças portuguesas sob o comando de Diogo de Azambuja, com a função de controle daquele pequeno porto; 1510 - abandono da fortificação; 1525 - conquistado pelos marroquinos; séc. 19 - até esta data, Mogador era apenas um pequeno porto, sendo então a localidade escolhida pelo sultão de Marrocos para ser o porto exportador do país, passando a designar-se Essaouira; apesar disso, nunca chegou a atingir uma grande dimensão.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra rebocada e caiada de branco ou em cantaria aparente; coberturas de telha.

Bibliografia

DIAS, Pedro, Arte de Portugal no Mundo. África Oriental e Golfo Pérsico, Lisboa, Público - Comunicação Social, S.A., 2008; http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_Real_de_Mogador, Abril 2011; http://pt.wikipedia.org/wiki/Essaouira, Abril 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - É também designado por Castelo Real de Mogador.

Autor e Data

Sofia Diniz 2006

Actualização

Manuel Freitas (Contribuinte externo) 2011
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login