Casa da Borralha e Capela / Hotel Palácio da Borralha

IPA.00000244
Portugal, Aveiro, Águeda, União das freguesias de Águeda e Borralha
 
Casa nobre neoclássica, de planta retangular de grande volumetria, com elementos decorativos revivalistas, com amplo jardim, de espécies centenárias e estruturas que reforçam o cariz romântico do conjunto. A casa, para além do seu valor arquitetónico e paisagistico, é um testemunho notável de vivências históricas por ter sido palco de reuniões culturais e políticas de relevância local e nacional nos séc. 19 e 20.
Número IPA Antigo: PT020101200011
 
Registo visualizado 680 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular com capela e amplo jardim, delimitada por muro e aberto por dois portões, o principal, de composição neoclássica, exibe o brasão esquartelado dos Leitões, Pintos, Caldeiras, e Carvalhos e, à direita, o outro portão, a S., sugere uma entrada medieval, com vão em ogiva ladeado por torreões de secção circular com cobertura de telha. A fachada principal, de três pisos, divide-se em cinco panos, com os das extremidades e o central mais destacados e a terminar em frontão triangular. Os intermédios são rematados por mansardas. O pano central, mais elevado, é rasgado por janelas de sacada, possuindo no último registo, a pedra de armas da família. Os vãos, simétricos, terminam em frontão triangular. INTERIOR, com piso térreo, onde funciona actualmente a recepção, no espaço do vestíbulo e frontalmente arco de cantaria que introduz a escadaria de acesso aos pisos superiores, exibe um rodapé de azulejos de figuração historicista. No primeiro piso, mantêm-se as paredes das salas forradas com tecidos ou almofadadas destacando-se a que contém o fogão revestido a madeira e o escudo dos proprietários esculpido na chaminé. Os últimos pisos são ocupados pelos quartos. À esquerda, a CAPELA é marcada pela abertura de janelas em ogiva destacando-se a torre prismática rematada por coruchéu.

Acessos

Rua do Conde Caldeira

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 740-AJ/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012 *1

Enquadramento

Urbano, isolado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Comercial e turística: hotel

Propriedade

Privada

Afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1843 - edificação da casa, por Francisco Caldeira Leitão Pinto e sua mulher Ignez de Vera Geraldes Mello e Bourbon; 1854 - trabalhos de decoração na casa; 1905 - colocação de silhar de azulejos no interior da casa; 2001, 14 maio - proposta de classificação da Associação dos Naturais e Amigos de Águeda; 2002, 26 Julho - proposta da DRCoimbra para uma classificação de âmibito municipal; 2003, 07 maio - parecer do Conselho Consultivo do IPPAR a propor a classificação como IIP; 29 maio - despacho de homologação como Imóvel de Interesse Público; 25 setembro - proposta da DRCoimbra a propor a redução da área a classificar, por ter loteamento aprovado; 2005, 01 junho - parecer favorável do Conselho Consultivo do IPPAR; 2010, 28 setembro - parecer da SPAA do Conselho Nacional de Cultura a propor a classificação com CIP; 2011, 19 dezembro - parecer da SPAA do Conselho Nacional da Cultura a propor a alteração para MIP.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72238 [consultado em 08 julho 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20 - obras de adaptação a hotel.

Observações

*1 - DOF: Casa da Borralha e capela e jardim envolvente.

Autor e Data

Sónia Basto 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login