Câmara Municipal e Cadeia de Esgueira / Junta de Freguesia de Esgueira

IPA.00024375
Portugal, Aveiro, Aveiro, Esgueira
 
Arquitectura politica e administrativa, barroca. Casa da Câmara, de 2 pisos e 3 panos divididos por pilastras, com torre de relógio levantando-se ao meio da fachada principal.
Número IPA Antigo: PT020105050090
 
Registo visualizado 280 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara, tribunal e cadeia  

Descrição

Edifício de planta rectangular de 2 pisos divididos por pilastras em três panos. Em cada um dos laterais abrem-se, no piso inferior, duas janelas que arrancam sobre o embasamento, simples e ligeiramente encurvadas sobre a linha divisória a que foram tiradas as grades de ferro que evocavam a função da antiga cadeia; no piso superior, correspondendo ao andar nobre, duas sacadas de cada lado, de bacias estreitas sobre curtos cachorros misulados rematadas por vergas curvas. Cada uma destas sacadas é moldurada em granito até ao entablamento, condizente com o plano geral. O pano central rasgado pelo entrada principal de verga levemente encurvada, sobre a qual se assentou o brasão ornado com pequenos ramos de frontão curvo com as armas nacionais. Por cima deste abre-se um óculo quadrilobado, com grade de ferro, que lança luz sobre a escadaria interior de acesso ao andar nobre. Esta secção projecta-se para além da cimalha, num corpo meio-frontão que é a base da torre quadrada que se preencheu com relógio moldurado entre quatro simples aletas contracurvadas. A torre de uma ventana, alterada posteriormente, é harmoniosa no conjunto que se remata com um coruchéu em cada vértice. INTERIOR: no 1º piso localiza-se o Centro Médico, com sala de atendimento, sala de tratamentos e consultório médico. Ao 2º piso acede-se através de escadaria de tiro, onde se localiza a Junta de Freguesia de Esgueira

Acessos

Lg. do Pelourinho, R. de Bento de Moura.

Protecção

Incluído na Zona de Protecção do Pelourinho (v. PT020105050004).

Enquadramento

Urbano, adossado. Implanta-se em pleno Centro histórico, ergue-se-lhe à sua frente o Pelourinho. Do lado esquerdo situa-se a actual Casa de Cultura / Casa da Carvoeira (v. PTPT020105050058) e do lado posterior a Igreja Paroquial de Santo André (v. PT020105050071).

Descrição Complementar

O acesso ao 2º piso, onde se encontra localizada a Junta de Freguesia, é provido de sistema automático que permite a acessibilidade a pesssoas de mobilidade reduzida. No topo da escadaria encontra-se uma placa com a identificação da função do edifício. Numa das paredes uma placa comemorativa com a seguinte inscrição: "EVOCAÇÃO DA PRESIDÊNCIA ABERTA, / REALIZADA NA FREGUESIA DE ESGUEIRA, / PELA CÂMARA MUNICIPAL DE AVEIRO, SOB A PRESIDÊNCIA DO EXMº. SR. / DR. ALBERTO SOUTO DE MIRANDA / ESGUEIRA, 23 3 24 DE JUNHO DE 1999."

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Política e administrativa: junta de freguesia / Saúde: centro de saúde

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1110 - Esgueira recebeu foral do Conde D. Henrique; 1342 - recebe novo foral de D. Afonso IV; 1515 - recebe foral novo de D. Manuel; 1533, 20 de Dezembro - Esgueira era sede de Comarca criado por D. João III; 1607 - data da aquisição por Francisco Ribeiro, mestre das obras da vila de Aveiro, da antiga casa da Câmara e cadeia, pelo valor de 600.000 reis; séc. 18, meados - construção de um novo edifício da Câmara e Cadeia; 1759 - data em que perdeu a sua importância política com a elevação de Aveiro a cidade, passando a ser cabeça da Comarca; séc. 20 - o edifício foi ocupado pelas escolas primárias; séc. 20, anos 80 - depois de obras de restauro e conservação foi aqui instalado o edifício da Junta de Freguesia que ocupou o 2º piso e o Orfeão da Esgueira ocupou a parte do 1º piso; 1998 - o 1º piso foi ocupado pelo Centro de Saúde, que se mantém até hoje (2009, Junho); 2000, 2 junho - Despacho de encerramento do processo de classificação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; granito nas molduras, cunhais, remates; telha cerâmica na cobertura; vidro nas janelas.

Bibliografia

GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona - Sul, Lisboa, 1959; NEVES, Amaro, Aveiro, História e Arte, Aveiro, ADERAV, 1984, pp.192-195; VENÂNCIO, José Gonçalves, Esgueira: Aldeia medieva - suas raízes e origens, Esgueira, 1998.

Documentação Gráfica

CMA

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

CMA

Intervenção Realizada

CMA: c. de 1983 - obras gerais de restauro e conservação do edifício; adaptação aos novos usos. (*1).

Observações

*1 - Conclusões relativas à intervenção retiradas da memória descritiva e justificativa das obras realizadas em 1983 (?), segundo José Gonçalves Venâncio (op. cit.pp. 64-65) : "- Não conseguiram determinar a origem do traçado do actual edifício (...); - O seu traçado é confuso e de pobreza espacial; - Ponderaram e decidiram salvar apenas o património, parte da sua "casca" e as duas paredes centrais; - O programa aprovado contemplava respeitar a dignidade do edifício e conseguir-se o restauro; - A sua antiga traça, torre sineira e o seu acesso por porta em tempos fechada e a recuperação de dois arcos; - Alteraram o telhado para melhor aproveitamento dos espaços, solução de acordo com o espírito e estilo barroco."

Autor e Data

Cecília Matias 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login