Igreja Paroquial da Sertã / Igreja de São Pedro

IPA.00002434
Portugal, Castelo Branco, Sertã, Sertã
 
Igreja paroquial com o construtor quatrocentista documentado por inscrição: João Anes Pedro de Ourém, cujas obras continuaram no séc. 16. É de planta composta por três rectângulos justapostos: naves, capela-mor e camarim do retábulo; sacristia e capelas laterais de planta rectangular adossados à capela-mor e naves; torre sineira de planta quadrada adossada à fachada. Fachada principal: portal de lintel recto com entablamento encimado por janelão rematado por frontão angular e por 2 janelas rematadas por friso saliente; empena angular com cornija. Interior de três naves separadas por 4 arcos formeiros quebrados assentes em pilares cruciformes. Arco triunfal de volta perfeira. Cobertura das naves: 3 tectos tripartidos em madeira com caixotões pintados; cobertura da capela-mor: abóbada de berço com caixotões. Panos murários revestidos por painéis de azulejo de tapete de cor azul, branco e amarelo. Retábulos em talha dourada do estilo barroco nacional. Conserva cadeiral da Colegiada e pintura portuguesa quinhentista.
Número IPA Antigo: PT020509120005
 
Registo visualizado 775 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por 3 rectângulos justapostos, formando as 3 naves escalonadas, capela-mor e camarim do retábulo, sacristia, capelas laterais e torre sineira adossadas. Volumes articulados e disposição horizontalista das massas. Cobertura diferenciada a 2 águas, a 3 águas nas capelas laterais e a 1 água nos anexos. Fachada principal: orientada a O.; 2 registos com friso separador; pano único delimitado por pilastras toscanas; 1º registo: portal de lintel recto ladeado por pilastras toscanas e rematado por friso; Passo da Via Sacra *2; 2º registo: janelão de lintel recto rematado por frontão angular, ladeado por 2 janelas de lintel recto rematadas por friso; empena angular com cornija. Torre sineira: 2 registos; 1º registo: 2 frestas rectas sobrepostas; 2º registo: abertura sineira em arco pleno; coroamento piramidal. Alçado S.: 1º registo: porta de lintel recto encimada por inscrição *3 na nave; porta e 2 janelas de lintel recto na sacristia; 2º registo: 2 janelas em arco pleno sem moldura na nave lateral; linha de mísulas interrompida; janela de lintel recto na capela-mor; empena recta sem cornija. Alçado N.: 1º registo: porta de lintel recto e moldura chanfrada na nave; 2º registo: 2 janelas em arco pleno sem moldura na nave lateral; janela de lintel recto na capela-mor; empena recta sem cornija. Alçado E.: 2 janelas de lintel recto sobrepostas; empena angular com frontão rebocado. INTERIOR de 3 naves, sendo a central de maior altura, separadas por 4 arcos torais quebrados, assentes em pilares cruciformes. Iluminação através das naves laterais. Panos murários, incluindo os arcos e à excepção do 1º tramo O., integralmente revestidos por painéis de azulejo de tapete de cor azul, branco e amarelo *4. Coro-alto assente em pilares octogonais. Pia baptismal em forma de cálice. Púlpito em cantaria, de balcão poligonal com as faces almofadadas e assente em coluna, tendo acesso através de escada em espiral. Dois altares laterais, dedicados a Nª Sª do Rosário e ao Espírito Santo, com retábulos em talha dourada. Pavimento em madeira e tectos de masseira em madeira com caixotões pintados com motivos vegetalistas estilizados formando grinaldas. Arco triunfal de volta perfeira encimado por nicho revestidos por azulejos e com imagem de Cristo Crucificado. Capela-mor: panos murários revestidos por azulejos idênticos aos da nave. Retábulo do altar-mor em talha dourada. Integra cadeiral da Colegiada. Pavimento lajeado. Cobertura em abóbada de berço em cantaria com caixotões interceptados por almofadas pintadas com figuração sacra.

Acessos

Rua Dr. Pedro Matos Neves

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 735/74, DG n.º 297 de 21 dezembro 1974 *1

Enquadramento

Urbano; situa-se isolada sobre plataforma plana, em local sobranceiro à povoação e ao encontro da Ribeira da Sertã com a Ribeira de Amioso; adro ajardinado delimitado por muro, integrando coreto e constituindo um miradouro, com vista sobre os vestígios do castelo; proximidade imediata do mercado municipal modernista e de casa solarenga com portal idêntico ao da igreja.

Descrição Complementar

Capela das Almas e anexo de planta rectangular adossados à nave N., com acesso através de arco pleno rematado por friso recto, com teia de madeira; pavimento em tijoleira e cobertura com tecto estucado. Capela dos Reis de planta quadrangular adossada à nave S., acessível através de arco pleno rematado por friso recto e com rosetas nas cantoneiras. Possui retábulo em talha dourada integrando esquife. Pavimento lajeado integrando laje tumular e cobertura em caixotões. Sacristia de planta rectangular adossada à capela-mor no lado S., integrando arcaz e pinturas representando São Pedro no Trono e Martírio de São. Pedro *5. Cobertura em tecto plano com caixotões pintados de motivos vegetalistas estilizados.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

ENTALHADORES: António Gomes (1685-1687); Domingos Nunes (1685-1687). MESTRE de OBRAS: João Anes Pedro de Ourém (1404). PINTOR-DOURADOR: Francisco da Rocha (1690).

Cronologia

1165 - doação da povoação de Sertã à Ordem do Templo por D. Afonso Henriques; 1174 - doação da povoação à Ordem de de Malta por D. Sancho I; 1320, 23 maio - bula do Papa João XXII concedendo a D. Dinis, por três anos, para subsídio de guerra contra os mouros, a décima de todas as rendas eclesiásticas do reino, não sendo taxadas as igrejas da Sertã, Álvaro, Oleiros e Cortiçada, pertencentes à Ordem do Hospital~e integram o termo da Covilhã e bispado da Guarda; 1404 - reconstrução da igreja com o reaproveitamento de estruturas anteriores, sob invocação de São Pedro, ordenada por D. João e por iniciativa de Nuno Álvares Pereira ou seu irmão Pedro Álvares Pereira; foi mestre das obras João Anes Pedro de Ourém ( documentada por inscrição ); 1530 - instituição da Capela de S. Francisco ou dos Santos Reis por Diogo Leitão e sua mulher Maria Isabel de Andrade que aí jazem; 1555 - criação da Colegiada com 6 beneficiados; séc 16 / 17 - revestimento murário azulejar; 1616 - instituição da Capela das Almas do Purgatório pelo Padre António Madeira; 1618 - desenho da povoação, levantada por Pedro Nunes Tinoco por encomenda do Prior do Crato Frei Manuel Carneiro; 1685, 01 agosto - contrato para a feitura do retábulo-mor pelos mestres imaginários portuenses Domingos Nunes e António Gomes, por 300$000, semelhante ao do Colégio de São Bento de Coimbra; 1690, 05 abril - contrato para a pintura e douramento do retábulo-mor com Francisco da Rocha por 620$000; pintura do teto pelo mesmo; 1730 - existência documentada dos altares laterais de Nossa Senhora do Rosário e do Espírito Santo; 2001 - obras no imóvel.

Dados Técnicos

Paredes resistentes em alvenaria de pedra; cobertura em telha sobre estrutura de madeira; abóbada em tijolo, moldando caixotões.

Materiais

Granito; calcário; cantaria e alvenaria; aparelho isódomo; revestimento inexistente e reboco; madeira; azulejo; telha de aba e canudo.

Bibliografia

ALMEIDA, José António Ferreira de, dir., Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; ANTUNES, José, A Igreja Matriz da Sertã in Estudos de Castelo Branco, Castelo Branco, 1961, nº 1; BARBOSA, Inácio de Vilhena, As Cidades e Vilas da Monarchia Portugueza, Lisboa, 1860; BRANDÃO, Domingos de Pinho, Obra de talha dourada, ensamblagem e pintura na cidade e na Diocese do Porto - Documentação, vol. I (séculos XV a XVI), Porto, Diocese do Porto, 1984; COSTA, António Carvalho da, Corographia Portugueza, Lisboa, 1706 - 1712; DIONÍSIO, Sant'Ana, Guia de Portugal, Lisboa, 1984; FARINHA, António Lourenço, A Sertã e o seu Concelho, Lisboa, 1930; GIL, Júlio e CABRITA, Augusto, As Mais Belas Igrejas de Portugal, Lisboa, 1988; LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1873; LIMA, Jacinto Leitão Manso de, Certã Ennobrecida ou Discripção Topographica da Vila da Certan, 1730 (ms. BNL, Pomb. 232); LOURENÇO, Ana Margarida, Relatório sobre o tratamento de conservação e restauro efectuado no património azulejar da Igreja da Sertã, Lisboa, 1995; Monumentos, n.º 15, 18, 21, Lisboa, DGEMN, 2001, 2003, 2005; SALVADO, António, Elementos para um Inventário Artístico do Distrito de Castelo Branco, Castelo Branco, 1976; SERRÃO, Vítor, História da Arte em Portugal - o Barroco, Barcarena, Editorial Presença, 2003; SILVA, António Neves, Vila da Sertã in Boletim da Casa das Beiras, Lisboa, 1943, ano IX, 3ª série, nº 4; TEIXEIRA, Cândido da Silva, Sernache do Bonjardim, Lisboa, 1905; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74937 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC, DGEMN/DSARH

Intervenção Realizada

COMISSÃO DE MELHORAMENTOS E OBRAS DE SERTÃ: 1977 - substituição da cobertura; 1987 - restauro dos azulejos e da talha dourada; substituição do pavimento da nave em madeira; reboco das paredes interiores; electrificação; DGEMN: 1993 - instalação eléctrica; 1994 / 1995 - obras de consolidação e restauro do revestimento azulejar: limpeza superficial, remoção do salitre, matéria orgânica e argamassas fendilhadas; consolidação e preenchimento com argamassas tradicionais, consolidação e preenchimento de falhas e lacunas; manufactura de azulejos; colocação em suporte móvel de alguns azulejos mouriscos, que não faziam parte do conjunto; remoção de 2 painéis colocados por cima dos altares; 2001 - recuperação da cobertura e rebocos exteriores; 2002 - conservação dos paramentos exteriores e reconstrução das coberturas; rebocos interiores, pavimentos e caixilharias; restauro do púlpito; colocação de pavimento lajeado no último piso da torre; 2003 - conservação dos rebocos interiores; restauro do púlpito; restauro de uma laje da torre sineira; 2004 - projecto para a renovação integral dos soalhos e respectiva estrutura de apoio; 2005 - construção do pavimento, respeitando o cemitério que se encontra sob o mesmo, obra financiada pela Paróquia.

Observações

*1 - DOF: Igreja Paroquial da Sertã e todo o recheio. *2 - passo da Via Sacra composto por nicho rectangular rematado por cruz e pináculos piramidais embebidos. *3 - inscrição sobre porta lateral: Era de mil CCCCXLII. Foi feita esta igreja à honra de Sam Pedro e fezea Johane Anes Pietro de Ourê, observando-se ao centro uma sertã (alusão ao topónimo), chave de S. Pedro e cruz de Malta; sobre o lintel foi colocada a cruz floretada dos Pereiras; lateralmente observam-se as armas de D. João I e a inscrição Santus Petrus de Sartagineor. *4 - integra pontualmente alguns azulejos hispano-árabes; a nave central apresenta azulejos com motivos alegóricos entre os arcos e sobre estes sequência de figurações dos Apóstolos; a parede da nave lateral S. integra pedra tumular quatrocentista. *5 - atribuídas à Escola Portuguesa do séc. 16.

Autor e Data

Margarida Conceição 1994

Actualização

Carlos Amaral 2004
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login