Igreja Paroquial de Valongo / Igreja de São Mamede

IPA.00024320
Portugal, Porto, Valongo, Valongo
 
Arquitectura religiosa, neoclássica. Igreja de planta longitudinal composta por nave única, ladeada por duas torres sineiras quadrangulares e capela-mor profunda, tendo adossada, duas sacristias rectangulares. Fachada principal e torres sineiras revestidas a azulejos monocromos azuis sobre fundo branco com cenas alusivas ao orago, e rematada por frontão curvo. Vãos dispostos em três eixos, tendo no central, portal de verga recta encimado por janelão de verga curva sobrepujado por frontão também de verga curva, ladeado por duas janelas de verga recta. Fachadas laterais ritmadas por pilastras, com portas travessas de verga recta e várias janelas. No interior da nave, coro-alto sob arco abatido, capelas retabulares à face, neoclássicas e semelhantes entre si, encimadas por janelas com sanefas, e dois púlpitos com guarda plena. Vãos da nave e capela-mor intercalados por pinturas com decoração neoclássica, que se prolongam para a cobertura, em abóbada de lunetas. O retábulo-mor neoclássico, de talha dourada com marmoreados fingidos a verde, rosa e cinzento, de planta convexa e três eixo, apresenta a tribuna tapada com tela, representando a Ascensão de Cristo.
Número IPA Antigo: PT011315050012
 
Registo visualizado 218 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor rectangular, um pouco mais baixa e estreita, a que se adossam de ambos os lados duas sacristias rectangulares e mais baixas. Volumes escalonados de dominante horizontal, quebrada pelo verticalismo das torres sineiras da fachada principal. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e três águas e em cúpula nas torres sineiras. Fachadas com embasamento proeminente de cantaria, a principal e as laterais das torres sineiras revestidas a azulejo monocromo azul sobre fundo branco, com cenas da vida de São Mamede e Alegorias da Eucaristia, e as restantes fachadas rebocadas e pintadas de branco. Fachadas com pilastras nos cunhais, sobrepujadas por urnas assentes em plintos na nave e capela-mor, e terminadas em friso e cornija sobre beiral. Fachada principal orientada a N., de três corpos enquadrados por pilastras toscanas, suportando entablamento. Corpo central com friso denticulado e remate em frontão curvo encimado por cornija e coroado por cruz latina de cantaria sobre plinto e lateralmente urnas sobrepujadas por fogaréus assentes em plintos paralelepipédicos. No eixo, portal de verga recta, envolto em moldura e estrutura de cantaria, com duplas pilastras toscanas de cada lado, sobrepujadas por globos sobre acrotérios, assentes em plintos salientes, e suportando entablamento, friso e cornija saliente, com janela de verga curva gradeada enquadrada por estrutura de cantaria, encimada por painel com inscrição epigrafada e rematada por frontão curvo, é ladeada por duas janelas rectangulares, de verga recta, com moldura em cantaria, gradeada, encimada por cornija saliente. Corpos laterais, correspondentes às torres sineiras, quadrangulares, ligeiramente recuadas em relação à fachada principal, de dois registos, marcados por cornija, o primeiro, com painel de azulejos com representação de São Mamede, enquadrados por moldura decorada com elementos fitomórficos, também em azulejos, possui no topo superior relógio circular com fundo branco, inserido em cartela quadrangular lisa, de cantaria, encimado por cornija, e na parte inferior decorados com quatro gotas em cada um dos extremos; o segundo, com quatro sineiras, em arco de volta perfeita, em cada uma das faces, albergando sinos, encimada por cartela rectangular lisa em cantaria com cornija, é rematada por guarda plena de cantaria integrando ao centro balaústres, com urnas nos cunhais, sobre o qual se eleva a cúpula octogonal facetada, em cantaria, rasgada por sineiras, e terminada em esfera assente em acrotério cilíndrico facetado, em cantaria com cruz vazada em ferro. Fachadas laterais simétricas, com pilastras nos cunhais, terminadas em cornija sobre beiral, rasgadas por quatro vãos de verga recta moldurados a granito e gradeados, na nave e igualmente na capela-mor. As fachadas laterais da capela-mor têm adossado, em todo o seu cumprimento, as sacristias, volumes mais baixos que ficam no limite inferior da fenestração. As sacristias têm porta independente de verga recta com moldura granítica na extremidade a N., e a S. uma janela rectangular gradeada com moldura, são ainda rasgadas por cinco vãos de verga recta gradeadas, nas fachadas laterais. A fachada posterior com dois registos, apresenta três vãos, no primeiro dois e no segundo um, todos de verga recta, moldurados e gradeadas, termina em frontão triangular com cornija saliente, tendo no tímpano pequeno vão de verga recta, é encimado por cruz de granito, sob acrotério decorado com volutas. INTERIOR com pinturas murais nas paredes sob fundo esverdeado na nave e cinzento na capela-mor, intercalando todos os vãos. Na nave, as pinturas surgem em forma de almofadas apaineladas decoradas por "ferronerie" e putti, e na capela-mor, envolvidas em molduras recortadas com elementos fitomórficos, instrumentos da Paixão e inscrições. Nave com embasamento de granito, ritmada por cinco pilastras de cantaria, de ordem colossal romana, que se prolongam pela cobertura formando arcos torais, com fecho central saliente. As pilastras suportam entablamento sobrepujado por varandim com guarda em ferro forjado, sob friso e cornija, onde assenta a cobertura em abóbada de lunetas. Em cada tramo, falsas molduras com elementos decorativos pintados, no central cartela com florão em talha, nos laterais símbolos marianos e motivos fitomórficos. Na zona das lunetas, inscrições alusivas aos símbolos correspondentes, enquadrados por motivos fitomórficos dourados. Sub-coro com pavimento em mosaico e zona de acesso protegida por guarda-vento em madeira e vidro, as almofadas em vidro, apresentam São Mamede e São Pedro com inscrições gravadas, e bandeira semicircular, é ladeado por duas pias de água benta em mármore, de taça circular; com pé em forma de bolbo. Paredes laterais da nave com dois vãos de verga recta, confrontantes, o do lado do Evangelho, possui moldura em mármore, porta e bandeira semicircular em ferro forjado, de acesso à capela baptismal. Esta possui silhar em mármore, paredes pintadas a azul e amarelo, tendo frontalmente tela com a representação do Baptismo de Cristo e pia baptismal de taça e pé hexagonal, em mármore branco. O do lado da Epístola, com porta também em ferro forjado, de acesso ao coro-alto por escada de cantaria. Coro-alto, assente em dois arcos abatidos de cantaria, sustentados por quatro consolas também em cantaria decoradas com voluta, friso e cornija, com guarda em balaústres de madeira pintada a marmoreados fingidos a verde, rosa e castanho, decorada com elementos fitomórficos vazados, tendo ao centro ambão; possui dois vãos de verga recta confrontantes, encimados por sanefa em talha dourada, a do lado do Evangelho encontra-se entaipada, a do lado da Epístola, apresenta porta em ferro forjado. Ao centro, surge o órgão, assente em estrutura de madeira, suportada por colunas de ferro e acedido por escada de madeira; enquadrando grande janelão central, ladeado por dois mais pequenos. Na nave rasgam-se oito vãos em arco pleno, do lado do Evangelho, o primeiro vão encontra-se parcialmente fechado, abrindo-se uma porta de verga recta de acesso ao exterior, seguido de três capelas retabulares em arco pleno com sanefas de talha dourada e retábulos à face, dedicados a São João Baptista, a Nossa Senhora da Conceição e ao Sagrado Coração de Jesus. Do lado oposto, o primeiro vão possui retábulo dedicado a Nossa Senhora de Fátima, seguido dos três retábulos de estrutura semelhante dedicados a Santo António, a Nossa Senhora do Rosário e ao Crucificado. Todos os retábulos estão separados da nave por guarda em balaustrada de madeira, possuindo no seu interior pavimento em mármore. O pavimento da nave possui um degrau que marca a mudança de pavimento de madeira para o mármore e mosaico. Os vãos são encimados por janela de sacada com varanda saliente com guarda em balaústres em talha dourada, de verga recta com moldura em cantaria, sobrepujados por sanefa recta com decoração semelhante às primeiras; apresentando no capialço pintura mural com cartela a enquadrar motivos fitomórficos pintados a dourado. Na penúltima pilastra, antes da capela-mor, dispõem-se dois púlpitos confrontantes, de base rectangular em cantaria, sobre ampla mísula, com guarda plena pintada a fingir marmoreados a verde, rosa e castanho e decoração fitomórfica a dourado, possuindo em todas as faces, o escudo nacional, é encimado por sanefa contracurvada decorada com motivos vegetalistas vazados. Arco triunfal de volta perfeita, revestido a talha policroma a branco e elementos decorativos a dourado. Possui friso denticulado intercalado por florões, tendo no fecho central, cartela com inscrição IHS. É encimado por cornija nervurada a dourado e tabela coroada por cornija recta e enrolamentos vegetalistas vazados com cesto central e duas figuras femininas de vulto, lateralmente surgem mais duas figuras femininas de vulto, sobre plintos, que seguram esses enrolamentos. No registo inferior, surgem com grande espaçamento conjuntos de quatro gotas e ao centro elementos vegetalistas com folhas de acanto. Capela-mor, com paredes laterais simétricas de três tramos, sobrelevada por degrau e pavimento em mármore e silhar alto em mármore rosa. Nas paredes laterais, abrem-se duas portas confrontantes, de verga recta, com moldura de granito, decoradas com elementos fitomórficos a dourado, encimadas por sanefa, de acesso às sacristias e à zona de circulação comunicante entre as sacristias, onde existe a sala dos benfeitores. No segundo registo, quatro janelas de sacada com varandim com guarda em balaústres iguais às da nave, confrontantes. Na parede testeira, pintada a marmoreados de tonalidade azul, sobre supedâneo de mármore com cinco degraus centrais, surge o retábulo-mor em talha dourada e marmoreados com fingidos a verde, rosa e cinzento. Apresenta planta convexa de três eixos definidos por colunas de fuste canelado, com capitéis coríntios, assentes em duas ordens de plintos, os desenvolvidos ao nível do banco galbados, e os ao nível do sotobanco, paralelepipédicos. Eixo central com grande tribuna em arco pleno com fecho saliente, elevada relativamente aos elementos estruturais, albergando trono escalonado de seis degraus, decorado com festões e motivos vegetalistas dourados, tapado por tela com a representação da Ascensão de Cristo. É rematado por frontão triangular, com delta luminoso no tímpano, encimado por pelicano, e cobertura em falsa cúpula bolbosa. Eixos laterais, com imaginária sobre mísulas, rematados com entablamento, com friso e cornija decorados, encimado por urnas dispostas no seguimento das colunas. Banco ornado com painéis decorados com motivos fitomórficos e alfaias litúrgicas, integrando sacrário em forma de templete. Sacrário com porta moldurada decorada com resplendor, enquadrado por par de colunas de fuste estriado e capitéis jónicos, sustentando fragmentos de entablamento com cornija denticulada, superiormente com friso decorado, encimado lateralmente por urnas. Remate em falsa cúpula decorada com escamas, com tambor rectilíneo decorado com pelicano e resplendor, sendo encimada pelo Agnus Dei com estandarte e inscrição "ECCE AGNUS DEI", e pelo crucificado. Sotobanco, rasgado por portas de acesso à tribuna, decorado com apainelados com moldura dourada e ornato central em florão. Ao centro adossa-se escadas de lanços convergentes em patamar com guarda plena de decoração semelhante ao retábulo. Mesa de altar com decoração semelhante ao retábulo, apresentando dois pares de colunas que sustentam o tampo da mesa. Cobertura em abóbada de lunetas, com painéis de estuque pintado formando nove cartelas, com formas geométricas distintas, molduradas a dourado, contendo florões em talha dourada e pinturas de elementos vegetalistas e, nos ângulos os quatro evangelistas: São Mateus, São Lucas, São Marcos e São João Evangelista. Sacristias adossadas à capela-mor, de planta rectangular, com duas portas respectivamente, uma de acesso à capela-mor e outra de acesso ao adro, paredes pintadas de branco, pavimento em laje de cantaria e cinco janelas. A do lado Evangelho, serve actualmente de arrecadação, possui na parede E. lavabo em cantaria com espaldar rectangular vertical, terminado em frontão curvo com taça circular, e arcaz de madeira; e na parede S., armário de madeira. A sacristia do lado da Epístola, possui na parede E. um armário embutido de madeira, a partir do qual se desenvolve um supedâneo em madeira, com arcaz, encimado por altar de talha policroma a branco com elementos dourados, de planta recta e um eixo, definido por duas pilastras de fuste canelado que sustentam entablamento decorado com elementos vegetalistas e florões dourados, centro pintado de azul celeste moldurado em arco de volta perfeita, albergando o Crucificado. Possui baldaquino com decoração idêntica, tendo suspenso folhas de acanto pintadas a dourado. Ao longo do arcaz, mísula de decoração idêntica, com imaginária; ladeando o altar surgem dois espelhos rectangulares de moldura em talha dourada; no lado oposto, banco corrido de madeira e lavabo em cantaria, igual ao da outra sacristia.

Acessos

Rua Sousa Paupério, Rua da Misericórdia, Avenida Oliveira Zina

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, no centro da povoação, implantado em plataforma elevada adaptada ao acentuado declive do terreno. Apresenta adro fechado por muro em cantaria com gradeamento de ferro, ritmado por pilares graníticos e acesso por portões de ferro forjado, um situado frente à fachada principal e dois laterais, precedidos por escadas graníticas. O adro, com pavimentado em calçada portuguesa, é pontuado por canteiros relvados e árvores de pequeno porte. Frente à fachada principal, surgem sobre plintos paralelepipédicos, duas altas colunas rematadas pelas imagens do Sagrado Coração de Jesus e da Virgem Maria. Lateralmente à fachada principal, surgem dois portões de ferro forjado, de acesso ao cemitério paroquial que se desenvolve a S. e a E., e à casa paroquial e centro de dia a O.. Na proximidade, a O., ergue-se a Capela do Senhor dos Passos (v. PT011315050013).

Descrição Complementar

AZULEJO: Na fachada principal e fachadas das torres sineiras, azulejos monocromos a azul de composição ornamental de cercadura, e com elementos arquitectónicos, fitomórficos, vegetalistas e puttis, moldurando os vãos e painéis de composição figurativa, com cenas alusivas à vida de São Mamede, com legenda em cartela, e Alegorias da Eucaristia. Na torre sineira E., na fachada principal, painel com a representação de São Mamede Apascentando o Rebanho e na fachada lateral painel com a representação do Nascimento de São Mamede. Na torre sineira O., na fachada principal, painel com a representação de São Mamede dando Esmolas, e na fachada lateral painel com O Martírio de São Mamede. CAPELAS RETABULARES: de estrutura semelhante em arco de volta perfeita, pouco profundas, sendo a dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, encimada por semicúpula em talha dourada ornada com nervuras e motivos fitomórficos, e sobrepujada pela Arca da Aliança. São revestidas a apainelados de talha policroma de marmoreados fingidos a verde, rosa e castanho com decoração fitomórfica a dourado, à excepção da de Nossa Senhora de Fátima rasgada ao centro por vão de verga recta rematado por estreita cornija. Esta capela integra retábulo de planta recta, de um só eixo definido por nicho em arco pleno com moldura e filete pintados a dourado, e friso com marmoreados fingidos a verde e rosa, com fecho central ornado com folhas de acanto. O nicho, interiormente pintado com paisagem e representação do Santuário de Fátima, alberga imaginária sobre peanha. No sotobanco surge altar em forma de urna com o frontal decorado com elementos fitomórficos dourados e pés em forma de pata de leão. Restantes capelas integrando retábulos idênticos em talha policroma com marmoreados fingidos a verde, rosa, castanho e dourado, de planta côncava e um só eixo enquadrado por colunas de fuste estriado e capitéis jónicos, assentes, ao nível do banco, em plintos paralelepipédicos, frontalmente decorados com motivos vegetalistas. Sustentam entablamento com friso decorado decorado e cornija com dentículos inferiores, encimada por semicúpula, seccionada, decorada com escamas, sobrepujada por dois anjos pequenos, e ladeada, no enfiamento das colunas das colunas, por dois anjos de vulto com atributos. Ao centro, abre-se nicho em arco de volta perfeita envolvido por moldura e filete dourados com fecho de acantos, apresentando o fundo pintado e imaginária sob peanha. Banco decorado com elementos vegetalistas apresentando, na base da tribuna, nicho envidraçado, à excepção do dedicada ao Sagrado Coração que integra sacrário em forma de templete com porta decorada com elementos fitomórficos que enquadram custódia. Todos os nichos envidraçados estão vazios com excepção do retábulo de São João Baptista, que possui a sua cabeça. Ao sotobanco adossa-se altar em forma de urna, com frontal decorado com motivos fitomórficos, e pés em forma de patas de leão seguindo a temática decorativa de todo o retábulo, à excepção do retábulo do Crucificado com Cristo Morto. INSCRIÇÕES: Portão de ferro forjado, fronteiro à fachada principal, possui a inscrição FEZ-SE TODA A OBRA DE FERRO A EXPENSAS DO BEMFEITOR O EXmo Sr COMMENDADOR JOSÉ ALVES SALDANHA. As bases das colunas que sustentam as imagens do Sagrado Coração de Jesus e da Virgem Maria possuem cartela em mármore com a respectiva inscrição, O POVO DE VALONGO AOS PÉS DO SANTÍSSIMO CORAÇÃO DE JESUS, REI DEAMOR SUPLÍCA MISERICÓRDIA E PERDÃO, e O POVO DE VALONGO AOS PÉS DA VIRGEM SANTÍSSIMA NA COMEMORAÇÃO CENTENÁRIADA DEFINIÇÃO DOGMÁTICA DA SUA CONCEIÇÃO IMACULADA. COMO PROVA DE AMOR EGRATIDÃO. Na fachada principal, a janela maior possui painel com a inscrição O QUAM METUENDUS EST VOCUS ISTE! VERE NON EST HIC ALIUD NISI DOMUS DEI ET PORTA COELI. A porta do guarda-vento possui na almofada esquerda a inscrição, ESTA É A CASA DE DEUS. BENDITO E LOUVADO SEJA O SANTÍSSIMO SACRAMENTO DA EUCARISTIA, e na almofada do lado direito, E A PORTA DO CÉU. FRUTO DO VENTRE SAGRADO DA VIRGEM SANTÍSSIMA; na estrutura de madeira que sustenta o órgão, surge frontalmente a inscrição, LEGADO DO BEMFEITOR DESTA IGREJA E NATURAL DESTA VILLA MANOEL ALVES DE OLIVEIRA QUEIROZ; na sacristia do lado do Evangelho, armário de madeira, com a inscrição "D. Sª DO ROSÁRIO". ÓRGÃO: de planta rectangular, com consola em madeira envernizada, definida em apainelados, com corpo em três castelos, o central proeminente e em meia cana, e os laterais rectilíneos, surgindo, entre eles, os nichos, com pequenas gelosias em harpa; os tubos apresentam-se profusamente pintados, com elementos fitomórficos; os castelos apresentam os tubos pintados de creme e, nos nichos, de azul. Nas ilhargas laterais, os tubos apresentam uma disposição cromática em tecto. Possui, na face lateral direita, teclado manual, em janela, flanqueada pelos botões dos treze registos, alguns ainda identificáveis: a mão esquerda apresenta "trompe", "flute harmonique", "flute", "bourdon", "clavier"; a da direita, "tremblant", "mixture", "frestant", "flute", "moltre", "soubasse". O conjunto remata em cornija, tendo o castelo central, imagem de anjo com dois meninos e sobre os laterais, quatro cruzes sobre acrotério.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTOS: Damião Pereira de Azevedo; Joaquim da Costa Lima Sampaio; José Francisco de Paiva; Teodoro de Sousa Maldonado. PINTORES: Francisco José Rezende; João Baptista Ribeiro.

Cronologia

1781 - Determinação e vontade dos moradores da freguesia em construir um novo templo; ano da Provisão Régia que concede e torna visível a construção de uma nova matriz; 1794 - demolição da primitiva matriz; início das obras de construção da Igreja; 1798 - construção da capela-mor; 1801 - novo desenho que contempla a sacristia do lado E.; 1809 - quartel dos invasores franceses; 1815 - cobertura da nave; lajeamento da sacristia; execução das escadas das torres sineiras; 1819 - execução dos vãos da nave; 1822 - compra de dois sinos; 1823 - cobertura do telhado; gradeamento das frestas da nave; celebração da missa nova; 1824 - lajeamento da nave; execução das pinturas; 1825 - colocação do retábulo-mor junto ao arco triunfal; execução de novo desenho para ampliar a capela-mor; 1826 - tapamento do arco triunfal; 1827 - abertura dos vãos da capela-mor e colocação das grades de ferro; colocação de cornija e friso na capela-mor; 1828 - execução do arco triunfal da capela-mor; execução do telhado da capela-mor; 1829 - colocação da porta de ferro do baptistério; lajeamento da capela-mor, colocação de vidros nas janelas da capela-mor; 1830 - execução da abóbada da capela-mor; colocação de lajes e do friso na nave; início dos trabalhos de estuque; 1831 - início dos trabalhos de canteiro; 1834 - início das obras de beneficiação do adro; 1835 - início das obras de acrescento da sacristia do lado E.; execução do degraus que ligam a sacristia à capela-mor; colocação dos vidros e gradeamento das janelas da sacristia; obras no telhado; lajeamento da sacristia; 1837 - a sacristia serviu de palco à primeira reunião camarária quando Valongo foi elevada a concelho; 1863 - execução dos portões de ferro forjado; 1877 - pavimento do adro a calçada portuguesa; 1880 - compra de órgão inglês a Peter Conacher & Achi - Huddersfield; 1881 - inauguração do órgão; 1954, 28 Novembro - Colocação da imagem da Virgem Maria, assente em coluna, no adro frente à fachada principal; 1955, 22 Maio - Colocação da imagem do Sagrado Coração de Jesus, assente em coluna, no adro frente à fachada principal; 2 de Julho - colocação do pavimento em mosaico na zona do guarda-vento; 1965 - revestimento azulejar da fachada e torres sineiras; colocação do relógio na torre esquerda, lado E..

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria de granito com paramentos rebocados e pintados de branco e fachada principal e torres sineiras revestidas a azulejos; elementos estruturais, embasamentos, molduras de vãos, pilastras, frisos, cornijas, pináculos, cruzes e escadas interiores em granito; pavimento em lajeado granítico e mármore, pias de água benta, pia baptismal e degraus em mármore, gradeamento e portões do adro em ferro forjado; retábulos, púlpitos e sanefas em talha policroma e dourada; portas, guardas do coro-alto e dos retábulos, guarda-vento, balaústres e órgão em madeira; janelas com vidros simples; cobertura de telha cerâmica, sinos de bronze.

Bibliografia

LEAL, Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho, Portugal Antigo e Moderno. Diccionário Geographico, Estatistico, Chorographico, Heraldico, Archeologico, Historico, Biographico e Etymologico de todas as cidades, vilas e freguesias de Portugal, vol. 10, Lisboa, 1882; REIS, Padre Joaquim Alves Lopes, A Villa de Vallongo. Suas tradições e história, descrição, costumes e monumentos, Porto, 1904; A Igreja Matriz de Valongo: Arquitectura 1794 - 1836, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2000; www.minhaterra.com.pt, 6 Janeiro 2006.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN / DSID, DGEMN / DREMN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID, DGEMN / DREMN

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN / DSID, DGEMN / DREMN

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Sónia Basto 2006

Actualização

 
 
 
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