Hotel Ribeiro

IPA.00024315
Portugal, Braga, Terras de Bouro, Vilar da Veiga
 
Arquitetura turística, oitocentista, revivalista. Hotel com linguagem de tradição revivalista neogótica, de planta rectangular, com fachadas de três pisos, com pilastras nos cunhais, percorridas por embasamento, rematadas por friso e cornija, e rasgado por vãos em arco quebrado sobrepostos.
Número IPA Antigo: PT010310170023
 
Registo visualizado 133 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial e turístico  Unidade hoteleira  Aparthotel  

Descrição

Planta rectangular, ligeiramente curvilínea, de volume único e cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de rosa, evoluindo em três pisos, rasgadas regularmente por vãos em arco quebrado com moldura de cantaria, com pilastras nos cunhais, percorridas por embasamento que acompanha o desnível do terreno, rematadas com friso e cornija sob beiral simples. Fachada principal, virada a E., de três panos, definidos por pilastras, o pano central possui cinco vãos e os laterais três, por piso; sendo o pano central rasgado por porta com acesso por quatro degraus de cantaria e rampa adossada ao lado direito da fachada, ladeado por duas janelas, no extremo esquerdo, abre-se porta e duas janelas, enquanto no extremo direito apenas janelas. No segundo e terceiro piso, janelas iguais, com guarda de ferro forjado pintado a verde escuro. Fachadas laterais simétricas, de três pisos, com cinco vãos em arco quebrado, o primeiro piso rasgado por janela, e nos superiores porta e janela, respetivamente.

Acessos

Avenida Manuel Francisco da Costa

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial e turística: aparthotel

Utilização Actual

Comercial e turística: aparthotel

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1882 - construção do hotel por António Joaquim Ribeiro; 1883/1894 - inauguração; 1890 - alteração do projeto inicial, ampliação para cinco pisos; 1918/1919 - nova alteração do projeto pelo novo proprietário António Magalhães A. Marinho em que se reduziu para 3 pisos; 1926 - venda do hotel à empresa Hoteleira do Gerês; 1980 - a partir desta década, o hotel entra num crescente estado de degradação; 1997, 15 abril - um violento incêndio destrói o hotel; séc. 21, início - novo projeto de recuperação; 2008 - inauguração da nova unidade hoteleira.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito e betão, rebocada e pintada; frisos, mísulas, modinaturas; guardas em ferro fundido; janelas com vidro simples; cobertura em telha.

Bibliografia

http://carris-geres.blogspot.pt/2012/09/hoteis-termais-das-caldas-do-geres-ii.html, 3 outubro 2012.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Empresa das Águas do Gerês: 2001 - renovação do hotel.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Sónia Basto 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login