Hospital de São Brás

IPA.00024207
Portugal, Santarém, Tomar, União das freguesias de Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais
 
Hospital medieval, construído, provavelmente, no final do séc. 14, de que restarão alguns vãos e a estrutura alpendrada da fachada principal, tendo, no séc. 16, integrado os bens da Santa Casa da Misericórdia, passando o edifício a ser aforado.
Número IPA Antigo: PT031418120076
 
Registo visualizado 98 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Saúde  Hospital    

Descrição

Planta poligonal, formando trapézio irregular, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematados em beiradas duplas, interrompidos por duas chaminés retangulares de grelhagem com aberturas triangulares em duas faces. Evolui em um e dois pisos, adaptando-se ao desnível do terreno, com fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixas pintadas de ocre, cor que surge nos cunhais; os vãos são retilíneos com molduras simples em cantaria. Fachada principal virada a sul, marcada por um balcão alpendrado, com a estrutura assente em três pilares de cantaria, o central embebido no muro, e em três mísulas, tendo acesso por escadas no lado esquerdo, protegendo a porta de acesso, ladeada por pequena janela de peitoril; o alpendre tem cobertura de madeira; na base do balcão, um amplo vão em arco abatido, cria uma área protegida, de acesso à porta do piso inferior. Fachada lateral esquerda de um único piso, rasgada por duas janelas de peitoril e fresta de arejamento na base. Fachada lateral direita, de dois pisos, o inferior com amplo vão da garagem e janela de peitoril, surgindo, no superior, duas janelas de peitoril, a do lado esquerdo com pano de peito recortado. Fachada posterior adossada. INTERIOR, com o piso térreo dividido em dois espaços distintos, o primeiro uma sala autónoma, surgindo, na posterior, uma sala e as escadas internas de acesso ao piso superior.

Acessos

Tomar, Avenida Dr. Vieira Guimarães, n.º 2, Praceta Infante D. Henrique, Rua do Pé da Costa de Baixo. WGS84 (graus decimais): lat.: 39,601744; long.: -8,415800

Protecção

Abrangido pela Zona Geral de Proteção da janela do Posto de Turismo (v. IPA.00003385)

Enquadramento

Urbano, adossado na fachada posterior a edifício residencial, integrado no Centro Histórico de Tomar (v. IPA.00006271), no cruzamento da Avenida Dr. Vieira Guimarães, que dá acesso ao Convento de Cristo (v. IPA.00004718) com a Rua do Pé da Costa de Baixo, nas imediações da entrada para a mata dos Sete Montes (v. IPA.00002067) e junto ao Edifício de Turismo de Tomar (v. IPA.00003385). Implantado em zona de forte declive, a que se adapta, permitindo, na zona mais baixa, ter dois pisos, abrindo para as vias públicas, pavimentadas a calçada, de que se separa por estreito passeio, também em calçada. Na faixa de passeio que liga à Praceta Infante D. Henrique, surge um pequeno canteiro relvado, onde se ergue uma boca de incêndio. Adossados ao edifício, vários canteiros com flores. Na Praceta, o Monumento ao Infante D. Henrique (v. IPA.00028874).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Saúde: hospital

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 14 (conjetural) / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Henrique Oliveira (1996-1997).

Cronologia

1384 - o Hospital de São Brás, situado na Várzea Grande, foi deixado, com outras casas e um olival para sustento dele, por D. Constança Anes, viúva de Francisco Domingues (ROSA, VIII, 269); 1430 - D. Henrique junta os quatro hospitais da vila, o da Graça, ou da Cadeia, por ser antecedido por uma cadeia a impedir a entrada de animais, o de São Brás, o de São João na Várzea Grande e casas várias de São João, casas de São Paulo e o hospital de Santa Maria a Velha (ROSA, VIII, 357); 1510, 08 dezembro - por Alvará de El Rei D. Manuel, é criada a Santa Casa da Misericórdia de Tomar, resultando da fusão dos 14 Hospitais e Albergarias existentes em Tomar; 1561, 26 abril - o hospital de São Brás é aforado, anualmente, por $190 e um frango ou $010 em vez dele (SOUSA, 67); 1996 - 1997 - obras de recuperação e abertura de um dos vãos para permitir acesso à garagem, conforme projeto do arquiteto Henrique Oliveira.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; modinaturas, pilares, panos de peito e escadas em cantaria de calcário; portas, cobertura do alpendre e caixilharias de madeira; janelas com vidro simples; cobertura em telha cerâmica.

Bibliografia

CONDE, Manuel Sílvio Alves - Tomar Medieval o Espaço e os Homens. Cascais: Patrimonia, 1996; ROSA, Amorim - Anais do Município de Tomar. Tomar: CMT, 1972, vol. VIII; SANTOS, Graça Maria de Abreu Arrimar Brás dos - A Assistência da Santa Casa da Misericórdia de Tomar - Os Expostos 1799-1823. Tomar: Santa Casa da Misericórdia, 2002; SOUSA, João Maria de - Noticia descriptiva e historica da cidade de Thomar. Rio Maior: Litografia Antunes, 1991, 2.ª ed. [1.ª ed. de 1903]; SOUSA, J. M. Cordeiro - Anais da União dos Amigos dos Monumentos da Ordem de Cristo. Tomar: União dos Amigos dos Monumentos da Ordem de Cristo, 1951, vol. III.

Documentação Gráfica

CMTomar: DAU

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, SIPA

Documentação Administrativa

CMTomar: DAU

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2019

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login