Ponte do Poço de São Tiago / Ponte Ferroviária do Poço de São Tiago

IPA.00000242
Portugal, Aveiro, Sever do Vouga, Pessegueiro do Vouga
 
Ponte ferroviária construída no início do séc. 20 por engenheiros franceses, de sistema em arco: um arco maior alcançando toda a largura do leito do rio e onze menores permitindo a horizontalidade do tabuleiro. Aparelho rusticado de granito e aduelas regulares almofadadas. Cachorrada na linha do tabuleiro.
Número IPA Antigo: PT020117040008
 
Registo visualizado 556 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte ferroviária  Tipo arco

Descrição

Ponte ferroviária de tabuleiro horizontal sobre doze arcos desiguais de volta plena; o maior alcança toda a largura do leito do rio; entre os menores, dois apoiam-se no central, outros dois tem um pilar sobre o central e o outro apoiando-se em base comum ao central; os restantes, três na margem E. e quatro na margem oposta, apoiam-se no terreno firme. Construção em aparelho rusticado de granito. Aduelas regulares almofadadas. Pilares de cunhais reforçados com silhares. Cachorrada simples nos dois lados, sobre a linha do tabuleiro. Guardas com grades de betão e ferro forjado.

Acessos

Rua Senhora da Guia; Ecopista

Protecção

Em Vias de Classificação (Homologado como IM - Interesse Municipal)

Enquadramento

Rural, isolada onde cruza o rio; implanta-se numa zona de margens altas com fragas encobertas por densa vegetação; a EN 16 atravessa sob um dos arcos da ponte, na margem O. do Vouga, onde tem conjunto de casas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte ferroviária

Utilização Actual

Transportes: ecopista

Propriedade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ENGENHEIRO: François Mercier (1912 - 1913); Sejourné (1912)).

Cronologia

1912, 15 setembro - Carta de F. Mercier encomendando materiais para a construção da ponte, projectada pelo engenheiro Sejourné; 1913, 05 maio - início da exploração do troço de linha onde se insere; 1972 - foi desactivada.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria de pedra, betão

Bibliografia

Guia de Portugal - II - Beira Baixa e Beira Alta, Lisboa, 1984, p. 746; GONÇALVES, António Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro (Zona de Nordeste), Lisboa, 1991; RAMOS, F. S., Sever do Vouga - Uma Viagem no Tempo, Sever do Vouga, 1998, p. 186-189.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN/DSID; CP: DOACC

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN/DSID; IPPAR, DRC, Proc. 371/94

Intervenção Realizada

CP: 1942 - Obras de conservação geral, com preenchimento em betão do interior dos pilares e execução de uma laje de betão armado no tabuleiro.

Observações

Servia o ramal desactivado da linha de caminho de ferro. Dimensões: comprimento do tabuleiro - 165 m; altura - 28,5 m; Dimensões do arco maior: altura ao centro: 28 m; largura do vão: 53 m; espessura no fecho: 0.9 m.

Autor e Data

Paulo Dordio 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login