Casa na Rua Dr. Joaquim Jacinto, n.º 67 a 71

IPA.00024198
Portugal, Santarém, Tomar, União das freguesias de Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais
 
Casa unifamiliar, abastada construída no séc. 19 ou início do 20, integrando a porta primitiva da sinagoga, construída no séc. 15, e a antiga cadeia para mulheres, provavelmente datada do séc. 16, cuja estrutura ainda marca o lote do lado direito, com vestíbulo rasgado por porta com postigo, e escadas de acesso à casa do carcereiro. Em 1549, o cárcere das mulheres situava-se num compartimento de grades de madeira, na loja defronte da primitiva entrada principal da sinagoga. Possui vestíbulo principal com escadaria em cantaria, de acesso ao andar nobre e um amplo logradouro na fachada principal, que se prolonga até à rua paralela, de D. Aurora de Macedo.
Número IPA Antigo: PT031418120084
 
Registo visualizado 88 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta retangular simples com cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas em beiradas simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco. Fachada principal virada a norte, evoluindo em dois pisos, percorrida por socos de cantaria e rematadas em friso e cornija. O piso inferior é rasgado por seis vãos, emoldurados a cantaria, surgindo, no extremo esquerdo, porta retilínea, a que se sucede o portal principal, em arco abatido, tendo ombreiras com recorte superior e as jambas assentes em plintos salientes, decorados por motivo geométrico; sucede-se porta de verga reta e uma outra em arco abatido, semelhante à anterior e com pequenos motivos fitomórficos a ladear as jambas. No extremo direito, janela de peitoril retilínea e porta em arco abatido, com ombreiras recortadas superiormente. Portas protegidas por duas folhas de madeira e metal, algumas com envidraçados. No segundo piso, rasgam-se, regularmente, sete janelas de sacada, com pequena bacia em consola e guarda vazada em ferro pintado de verde, para onde abrem portas-janelas em arcos abatidos, de ombreiras recortadas, rematadas por frisos e cornija contracurva. São protegidas por duas folhas de madeira e vidro simples, com bandeira e protegidas por portadas interiores. INTERIOR com acesso pelo portal principal para um vestíbulo com pavimento em tijoleira, que permite aceder ao piso superior, através de arco frontal, de perfil abatido, assente em pilastras toscanas, o qual liga a uma escada de dois lanços e patamar intermédio, de acesso ao piso nobre. A porta do extremo direito da fachada principal, abre para um pequeno vestíbulo, com pavimento em seixos rolados, formando elementos geométricos, com triângulos que se conjugam entre si e formam quadrados e, nas juntas, tomam a forma de uma cruz grega sobreposta com a cruz de Santo André. O vestíbulo possui duas portas, a frontal retilínea e de moldura lisa, tendo postigo, e outra em arco canopial, bastante aguda, de arestas biseladas e moldura irregular, que liga ao edifício anexo, a Sinagoga, tendo constituído uma porta da mesma; umas escadas de madeira ligam ao piso superior.

Acessos

Tomar, Rua Dr. Joaquim Jacinto, n.º 67 a 71. WGS84 (graus decimais): lat.: 39,603269; long.: -8,413569

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção da Antiga Sinagoga de Tomar (v. PT031418120011)

Enquadramento

Urbano, situado em pleno centro histórico (v. IPA.00006271), com fachada principal virada à rua Dr. Joaquim Jacinto, flanqueada por edifícios de dois pisos, sendo o da direita a antiga Sinagoga. Implantado em zona plana, a abrir para via pública bastante estreita, pavimentada a calçada. A fachada posterior abre para quintal murado com portas para a rua D. Aurora Macedo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 19 (conjetural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - provável construção do lote mais antigo, para albergar a cadeia feminina, anexa à antiga sinagoga, transformada em cadeia masculina; séc. 19 - provável construção da casa.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; balcões, modinaturas, escadas e arcos em cantaria de calcário; no pavimento do vestíbulo de aceso a antiga porta da Sinagoga, seixos rolados; portas e caixilharias de madeira; ferro nas guardas das sacadas; janelas com vidros simples; telha em meia cana na cobertura exterior.

Bibliografia

SEQUEIRA, Gustavo de Matos - Inventário Artístico de Portugal. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1949; LAPA, Maria Fernando - «A Sinagoga de Tomar» in Boletim Cultural e Informativo. Tomar: Câmara Municipal, 1989, n.º 12; ROSA, Amorim - História de Tomar. 2.ª ed., Santarém: Assembleia Distrital de Santarém, 1982, vol. I; TRINCÃO, Carlos - «Judiaria e Sinagoga»in Cadernos de Tomar à Letra - Coisas de Tomar. Tomar: agosto 2004.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN: DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20 - revisão dos rebocos e pinturas; tratamento das caixilharias.

Observações

Autor e Data

Salomé Baptista 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login