Passos da Via Sacra de Braga

IPA.00024179
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
 
Arquitectura religiosa barroca. Passos de Via Sacra espalhados pelo centro histórico da cidade, inseridos em fachadas e muro, com moldura recortada e côncava, alguns deles ladeados por pilastras também emolduradas.
Número IPA Antigo: PT010303410257
 
Registo visualizado 183 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Religioso  Via Sacra    

Descrição

Conjunto de seis passos de Via Sacra integrados em fachadas, à excepção de dois, um em muro, em cantaria de granito e outro em muro de alvenaria rebocada e pintada de branco, enquadrado por tijolo de vidro. Existem dois pares iguais um é o Passo do Largo das Carvalheiras e Passo da Praça Velha e o outro o da Rua da Violinha e o do Largo de Santiago. Os outros três são idênticos aos primeiros, mas com ligeiras diferenças decorativas. PASSO DO LARGO DAS CARVALHEIRAS ( 6ª Estação "A caminho do Calvário") e PASSO DA PRAÇA VELHA (7ª Estação "Segunda Queda") com vão recortado superiormente, moldura côncava, também recortada, enquadrados por pilastras toscanas emolduradas e rematados por cornija ligeiramente ondulada. Vão fechado por portadas de madeira pintada de verde com ferragens a preto. As portadas do Passo do Largo das Carvalheiras apresentam postigos gradeados. PASSO DA RUA VIOLINHA (5ª Estação "A Verónica limpa o rosto de Jesus") praticamente semelhante aos outros, apenas com diferença a nível de remate, feito por cornija recta elevada ligeiramente ao centro, em semicírculo. PASSO DO LARGO DO PAÇO (8ª Estação "Jesus é pregado na cruz") dispondo apenas da moldura do vão, de morfologia igual aos outros. Este passo apresenta também postigos gradeados. INTERIOR não observado.

Acessos

Largo. das Carvalheiras, Rua Violinha, Praça Velha, Largo do Paço, Largo de Santiago, Rua de São Paulo

Protecção

Incluído no Antigo Paço Arquiepiscopal de Braga (v. PT010303520021) (Passo do Lg. do Paço) e na Zona Especial de Protecção da Sé de Braga (v. PT010303520005) (Passo da Pç. Velha)

Enquadramento

Urbano, em pleno centro histórico da cidade de Braga (v. PT010303070088), integrados em fachadas de edifícios à excepção do Passo da Rua de São Paulo e do Passo da Rua Violinha, este último, integrado no alto muro do antigo jardim da Casa Pimentel (v. PT010303520022). Os restantes passos, integrados em fachadas, estão no Antigo Paço Arquiepiscopal, no Largo do Paço, na Casa de Santa Cruz do Igo (PT010303520200), no Largo das Carvalheiras, no Largo de Santiago, e na fachada de um prédio urbano, na Praça Velha, fronteiro ao Arco da Rua do Souto (v. PT010303520012).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: Via Sacra

Utilização Actual

Religiosa: Via Sacra

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - Provável construção dos Passos de Via Sacra.

Dados Técnicos

Elemento autoportante.

Materiais

Estrutura em granito; portas em madeira; ferragens e gradeamentos dos postigos em ferro.

Bibliografia

www.se-braga.pt, 29 Agosto 2006.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Os passos estão espalhados pelo centro histórico de Braga abrangendo as freguesias de São João do Souto e da Sé.

Autor e Data

Joaquim Gonçalves 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login