Igreja Paroquial de Grijó de Vale Benfeito / Igreja de Santa Maria Madalena

IPA.00002415
Portugal, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Grijó
 
Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal e 1 nave, com frontaria em empena truncada por campanário de duas ventanas. No interior, retábulo da Epístola em talha barroca de estilo nacional, com elementos decorativos joaninos; retábulos laterais em talha barroca de estilo nacional, com frontões em talha joanina; arco triunfal revestido a talha joanina; retábulo-mor e tecto da capela-mor em estilo maneirista.
Número IPA Antigo: PT010405150017
 
Registo visualizado 1057 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Igreja de planta longitudinal, composta por nave, capela-mor e sacristia, adossada a N., rectangulares. Volumes escalonados, tendo a igreja um telhado único de 3 águas e a sacristia um telhado de 3 águas. Fachada principal orientada a NO., terminada numa empena truncada por campanário com duas ventanas de arco pleno e rematado por entablamento e frontão triangular. O frontão é coroado por uma cruz sobre pedestal, ao centro, e por dois pináculos laterais. Portal axial rectangular, sobrepujado por entablamento e frontão triangular interrompido por cruz pomeada sobre esfera e com pináculos laterais. Sobre a verga do portal está a inscrição: "HEC EST DOMVS DEI ET PORTA CAELI", sobre o friso do portal "MARTINHO.Aº.OFES NO ANO D 1680". O portal é encimado por um relógio circular com moldura quadrangular. Alçados laterais em alvenaria rebocada, com molduras dos vãos e os cunhais apilastrados coroados por pináculos em cantaria. Fachada N. com porta rectangular encimada por cornija, nesta parede foi adossado um pequeno corpo rectangular para colocação de altar e retábulo. Fachada S. com 2 janelas rectangulares, na nave e na capela-mor. Sacristia com porta rectangular na fachada O., janela na fachada posterior e a inscrição: "IOSE SOBRAL FES AN D 1754", no alçado N.. Interior de uma só nave, com coro-alto de madeira, com acesso por escada de dois lances perpendiculares. No lado da Epístola retábulo em talha dourada e pintada, embutido na parede, com colunas pseudo-salomónicas suportando arcos plenos, decoração com volutas, anjos e baldaquinos; o conjunto é enquadrado por 8 quadros de cada lado, pintados em madeira e representando cenas da Paixão. Pavimento em tijoleira; tecto de madeira, de perfil curvo. Arco triunfal pleno, pintado interiormente com motivos fitomórfico, em tons de encarnado e azul, com a data de 1780, e exteriormente decorado a talha dourada e policroma com motivos em asa de morcego. Lateralmente, postos de ângulo, dois retábulos em talha dourada e policroma, com colunas pseudo-salomónicas suportando arcos plenos, decoradas com motivos vinícolas; são coroados por frontões decorados com motivos em asa de morcego e volutas. Na profundidade entre o arco triunfal e os retábulos laterais falso tecto com 16 quadros sobre madeira, representando os Apóstolos e os Doutores da Igreja. Capela-mor com lambril de azulejos e retábulo em talha dourada, de trono central em que se encontra uma pomba, representando o Espírito Santo, lateralmente encontram-se quadros pintados sobre madeira, enquadrados por colunas salomónicas e representando São Francisco - do lado do Evangelho e São Caetano - do lado da Epístola. O tecto é oitavado, em madeira pintada, com motivos fitomórficos. Pavimento em lajeado de granito.

Acessos

Rua Marcolino de Oliveira

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado. Situa-se no centro da aldeia, à face da EN 102, rodeada por um adro limitado por muro de alvenaria. A igreja implanta-se no lado E. de um antigo terreiro, actualmente empedrado, limitado por casas de habitação e atravessado longitudinalmente pela EN 102.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

PEDREIROS: Martinho A(fons)o; José Sobral.

Cronologia

1680 - data sobre o portal, assinalando a conclusão da construção da igreja; 1754 - data sobre a parede N. assinalando a construção da sacristia; 1780 - pintura do arco triunfal e colocação de talha enquadrando os retábulos laterais (data no arco triunfal).

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes em alvenaria rebocada, cantaria de granito no campanário, molduras dos vãos, cunhais e cornijas, cobertura em telha, azulejos nas paredes interiores, pavimentos em tijoleira e granito, tectos, retábulos e coro-alto em madeira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1993 - obras de conservação.

Observações

Autor e Data

Paulo Amaral e Miguel Rodrigues 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login